O ensino médio é uma etapa transitória entre a Educação Fundamental e a Educação Superior, momento conclusivo da educação básica. Mas, seu caráter de transição não significa que ser considerado como etapa de ensino cujas características são essencialmente de passagem, desprovidas de funções pedagógicas, curriculares e formativas específicas.
Isso ressalta a importância do debate sobre sua identidade e função social, compreendendo sua dimensão articulatória, porém com especificidade, no conjunto da educação básica.
O modelo do ensino médio a ser proposto e construído não pretende preconizar o retorno a uma generalizada profissionalização nesta etapa da educação básica e deve configurar um modelo pedagógico diverso e adequado à realidade brasileira. A reestruturação do currículo deve contemplar o avanço do conhecimento científico e tecnológico.
A Lei de Bases e Diretrizes é um norte a ser seguido, mas cada escola é única e com uma clientela diferenciada. Sendo assim as escolas deveriam ter mais autonomia para agir, fazendo com que os alunos sintam-se mais motivados a permanecer na escola e dar continuidade aos estudos.
Sabe-se que a educação é desigual e que nem uma escola é igual a outra. Estamos inseridos em um sistema de economia e sociedade capitalista, o que pode ser observado no aumento das desigualdades sociais existentes em nosso país.
Analisando dessa forma, deveria-se dar ênfase nas especificidades de cada lugar e o que cada sociedade local precisa para que os alunos do EM se enquadrem, pois as escola têm que se adaptar aos anseios, conhecimentos e economias da sociedade. Nessa ordem observa-se que a educação se encontra atrasada em relação a evolução social e teconológica.
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caderno 2
CADERNO 2
07/08/14
Não só o jovem vem passando por transformações significativas,bem como toda a sociedade.Acompanhar as mudanças sem falar na reformulação da grade curricular do Ensino Médio é negligenciar a educação.Essas mudanças afetam o jovem que se sente atingido pela socialização, na relação com a educação e o trabalho, perdendo assim a ideia de que são responsáveis pela sua própria história,faltando assim perspectivas para o FUTURO.