PRIMEIRAS REFLEXÕES RELAÇÃO PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Colégio Estadual São Braz – Ensino Fundamental e Médio

A leitura do texto do caderno II proporcionou aos professores muitas ideias que nos ajudou a elaborar pequenos projetos que serão desenvolvidos pelos alunos. Um desses projetos foi a produção de vídeos por duas turmas de alunos do terceiro ano do Ensino Médio.
O projeto se iniciou com a divisão dos alunos em dez subgrupos para o sorteio dos assuntos que deveriam ser abordados nos vídeos. Os temas sorteados foram os seguintes:
• MEIO AMBIENTE: O QUE TENHO A VER COM ISSO?
• MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS: MÚSICA, LITERATURA OU CINEMA?
• AUTORIDADE E INDISCIPLINA: PROFESSOR X ALUNO?
• FUTURO: ESPERAR OU PLANEJAR?
• TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: EU PRECISO DISSO?
• GRAVIDEZ E DST’S: E AGORA, JOSÉ?
• TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: EU PRECISO DISSO?
• PROTESTOS: CONTRA OU A FAVOR?
• PRECONCEITO: TENHO OU NÃO?
• PADRÕES DE BELEZA: VOCÊ TEM UM?

Os temas foram elaborados em forma de perguntas para que os próprios alunos se questionassem sobre cada um deles. Os alunos foram orientados quanto à duração do vídeo, a utilização de imagens e de músicas. Também foi destacada a importância de se demonstrar a opinião de outros jovens.
Os resultados preliminares mostraram que os próprios alunos têm dificuldade em se colocarem na posição de protagonistas, pois a maioria dos vídeos apresentou entrevistas com pessoas mais velhas (adultos). Quando indagados quanto a esse fato, muitos alunos alegaram que os “jovens não pensam, não tem opinião formada”. Sob este aspecto, os professores orientadores solicitaram aos alunos que refizessem as entrevistas e somente assim poderiam julgar, sendo que a escolha dos primeiros entrevistados foi provocada pelo próprio “preconceito” dos alunos.
Também refletimos muito sobre a questão da relação professor-aluno. Ficando claro a importância da aproximação desses sujeitos, para melhor desenvolvimento do ensino aprendizagem. Porém muitos são os desafios a serem superados tanto por nós professores e também pelos alunos, entendendo que a escola reflete os desafios contemporâneos vividos pela sociedade. Acreditando em uma gestão democrática, entendemos que é preciso que aluno- professor e comunidade caminhem juntos. É essencial a parceria e cumplicidade significativa entre a família, comunidade e a escola.
Segundo Paro (2000), pesquisador que realizou um estudo sobre o papel da família no desenvolvimento escolar de alunos, o distanciamento entre escola e família não deveria ser tão grande, pois para ele, a escola não assimilou quase nada de todo o progresso da psicologia da educação e da didática, utilizando métodos de ensino muito próximos e idênticos aos do senso comum predominantes nas relações familiares. O autor se remete ao fato de que, a atual escola dos filhos, é bastante parecida com a escola que os pais freqüentaram, e por isso, estes últimos não deveriam sentir-se tão distanciados do sistema educacional, e também o professor, embora admita a necessidade da participação dos pais na escola, não sabe bem como encaminhá-la. Nas palavras do referido autor "parece haver, por um lado, uma incapacidade de compreensão por parte dos pais, daquilo que é transmitido na escola; por outro lado, uma falta de habilidade dos professores para promoverem essa comunicação".
Nós professores defendemos o respeito recíproco famíla-alunos e professores-escola.
Para melhor compreende-los e realizarmos as intervenções no sentido da qualidade de conhecimento, os valores e princípios de vida, prinicipalmente o Amor, ainda precisa ser construído por uma referencia familiar e complementado pela escola.

Equipe SISMÉDIO
COL ESTADUAL SÃO BRAZ – CURITIBA -PARANÁ

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imagem de MARIA DOMINGOS PEREIRA VENTURA

PRIMEIRAS REFLEXÕES RELAÇÃO PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

A experiencia na escola tem sido gratificante e acima de tudo permitindo a interação entre os professores e alunos, o que acredito que permita que auxiliemos os alunos na descoberta de seu protagonismo juvenil na construção de uma cidadania plena.

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