Prevenção do Uso de Drogas - UFJF

E. E. PROFESSORA ELGE RENAN BRAGA

Título do Projeto Escola: local de construção da cidadania
Nome dos cursistas:  Cleonice Pereira do Nascimento Queiroz
Helena Batista Lage Pereira
Silvania Rodrigues da Silva Braga
Maria Beatriz Alves Ferreira
Tutor (es) e número da turma: Maria Goretti De Oliveira
Turma nº:118
Endereço completo da escola ou da instituição onde o projeto será aplicado: Praça São Judas Tadeu, 53, distrito de São Sebastião do Bugre, município de Coroaci,MG.
Apoio institucional (se for o caso): Igreja Católica

Data de conclusão do projeto:
20/12/2014

 

INTRODUÇÃO

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E EDUCANDOS
A E.E.Professora Elge Renan Braga está situada à praça São Judas Tadeu, 53, distrito de São Sebastião do Bugre, município de Coroaci,MG. O distrito tem aproximadamente 1500 habitantes  de todas as faixas etárias. As escolas localizadas no distrito são a E. Municipal Antônio Firmino de Andrade (oferece educação infantil e ensino fundamental) e E.E.Profª Elge Renan Braga(oferece o Ensino Médio Comum Geral) e  compartilham o mesmo prédio. No primeiro ano são  13 (catorze)alunos, sendo que 6 são meninas e 7 meninos; a segunda serie é formada por 17 (dezessete) alunos sendo que 7 são meninas e 10 meninos; já a terceira série é composta por 21(vinte e um) alunos sendo 12  meninas e 09 meninos.
A rede estadual  é composta por três turmas : 1ª ,2ª e 3ª séries , turno vespertino, num total de 51 alunos. A faixa etária dos alunos são entre 14 a 18 anos de idade. Vários deles residem na zona rural do Município e utilizam o transporte escolar. São caracterizados como classe média  baixa, alguns participam do programa Bolsa-Família do governo federal. Uns são criados pelos avós, tios ou tias, ou apenas pelas mães,etc. São jovens  brilhantes e desejosos  de atenção, cuidado e afeto.
A escola contribui para que os alunos se respeitem mutuamente e tenham uma boa relação com a família, colegas, professores e funcionários da escola e os projetos desenvolvidos na escola ajudam nesse sentido. A disciplina, a frequência, a participação em todas as atividades propostas e o interesse, de uma forma geral, são os pontos fortes da escola que apresenta bons resultados..
A instituição Escolar Professora Elge Renan Braga foi criada em 1997 objetivando atender às necessidades da comunidade , e tem a satisfação de relatar que muitos jovens estão prosseguindo os estudos e sendo bem sucedidos na vida profissional e acadêmica. O quadro de servidores sempre contou com excelentes profissionais, oriundos do distrito e cidades vizinhas. Hoje em seu quadro, os profissionais são todos habilitados, sendo 4 efetivos, 3 efetivados , 4 designados e estão sempre em busca do aprimoramento profissional. Trabalham com muito amor e afinco para que as metas de sucesso dos alunos sejam alcançadas em face das avaliações externas, por exemplo, todos os profissionais se empenham em desenvolver as habilidades previstas.
A escola desde sua criação em 1997 até 2010 funcionava no turno noturno ,por diversos fatores e a partir de 2011 passou a funcionar no turno vespertino em atendimento à legislação no que tange à faixa etária dos alunos , que está mais homogênea .Os alunos residem próximo à escola, e alguns residem há uns 15 km da escola e utilizam transporte escolar.
Quanto ao perfil das famílias dos alunos, pode-se dizer que a escola tem  conhecimento de como vivem e se relacionam com os filhos. São pais com menor escolaridade, trabalhadores rurais, domésticos , servidores públicos e outros. Por confiar ou transferir responsabilidades para a escola, às vezes, participam menos do que deviam, mas quando convocados ou convidados  se fazem presentes, ainda que em número reduzido.
Nossa escola possui uma realidade específica, pois atende alunos da zona urbana e rural e temos como público-alvo, uma comunidade que atua em trabalho voltado para agricultura e pecuária, alguns comércios e atendimento médico e odontológico em ESF (Estratégia Saúde da Família).
A rede externa da escola é representada pelas igrejas, comércios locais e os profissionais da saúde e outros, enquanto que a rede interna da escola é composta por equipe administrativa, pedagógica, docente e discente. Assim sendo, os pais ou responsáveis são considerados internos com pouca participação. Abaixo, o gráfico da rede interna de nossa escola.
Gráfico da rede interna da escola Estadual Professora Elge Renan Braga

            cor verde, para os segmentos ou parceria efetivada;
cor amarela, para os segmentos com menor parceria, mas com boas chances de efetivação;
cor vermelha, para aqueles segmentos com que a escola não tem parceria efetivada ou que exigirão grande investimento para efetivá-la.
               No círculo “outro”, destaque outra parceria que integre a rede social interna da escola
O nível de atuação das parcerias está sendo bom em todos os aspectos, este ano o que mais tem atuado são os profissionais da Saúde, dos ESF’s em colaboração com a escola em palestras, passeatas, panfletos e outros, objetivando melhorar a saúde física, mental e psicossocial das crianças e adolescentes. Os órgãos de segurança e proteção como o Conselho Tutelar e  Assistência Social são parceiros comprometidos com o desenvolvimento pleno da criança e adolescente e tem participado com a escola de eventos em favor da saúde , proteção e segurança através de visitas à escola(palestras) e à comunidade.
Não existe um centro cultural ou um espaço cultural específico, sendo apenas a quadra de esporte o ponto de referencia de lazer, mas não conseguindo atingir todos os alunos. Assim, o tempo ocioso, na praça do Distrito e arredores encontram-se os bares, favorecendo o contato e envolvimento destes jovens com o consumo de bebidas alcoólicas. As atividades escolares que mais despertam interesse são apresentações realizadas por eles mesmos, paródias, poesias, enfim, eles sendo o foco. Em 2013, tínhamos um projeto do governo denominado JPEAS cujo objeto era complementar a formação escolar dos jovens através de ações de caráter lúdico-educativo que dinamizassem a sua integração com o mundo, através da tomada de decisões assertivas, auxiliando-os a subsidiar a construção de seus projetos de vida, em harmonia com a sociedade onde estão inseridos.  O protagonismo juvenil torna-os articuladores das ações previstas, perpassando pelas três áreas temáticas priorizadas: sonhos e projetos de vida, afetividade e sexualidade, juventudes  e formação cidadãos, Os temas constantes do projeto propiciam o debate em torno de temas diretamente ligados à experiência contemporânea da juventude. O desempenho escolar de nossos alunos pode ser considerado bom de modo geral , mas sempre vislumbrando a melhoria deste desempenho nas avaliações internas e externas. O relacionamento dos profissionais  e funcionários com os alunos e vice-versa também é bom, alguns nos tem como confidentes, espelho e inspiração .As atividades de maior interesse dos estudantes são as esportivas, de cultura e lazer, excursões, internet,  que são ofertadas pela escola, haja visto que, na comunidade fora da escola não há atividades alternativas aos jovens. Os recursos didáticos disponíveis na escola são: livros, internet, data-show, dicionários etc. As atividades  sociais preferidas pelos alunos são o futebol, as festinhas de grupos, festas locais e regionais. As atividades culturais  e comunitárias são as festas juninas, festas locais, ações beneficentes, passeatas, visitas , excursões, etc. A maneira de conhecer melhor os estudantes e suas famílias seria visitando-os, entrevistando-os, promovendo atividades de integração entre família e escola. A consolidação e efetivação de ações voltadas para a integração da família com a escola precisa ser acionada e gerida para concretização das transformações sociais que se sonha.
               Na comunidade escolar não há consumo de drogas, nem pelos funcionários, nem pelos alunos. Energéticos são consumidos pelos jovens da comunidade local, que incluem alguns alunos. Em festas locais e regionais alguns deles fazem uso de bebidas alcoólicas. Muitos são menores e as famílias não conseguem controlara situação. Os jovens são classificados como experimentadores e recreativos aparentemente.
                Há na comunidade usuários de drogas ilícitas, como a cocaína, etc. As pessoas encaram a situação como um problema a prevenir e conscientizar a equipe (alunos) dos perigos de se envolver. Há anos a escola vem trabalhando as temáticas que envolvem a saúde, conscientização e proteção dos alunos.
                 Observamos na nossa comunidade, que os que se encontram em fator de risco, são jovens que não estão matriculados na escola e não concluíram nem o ensino fundamental está à margem de toda mobilização de prevenção e instrução ofertadas pela escola. A maioria destes jovens que nos referimos, experimentaram bebidas alcoólicas ou fizeram uso drogas ilícitas após a maioridade.
Ao analisarmos todos os fatores da educação escolar ofertada por nós, identificamos a eficiência e o poder da educação na vida das pessoas, gerando qualidade e expectativa de vida.
Fatores de proteção: pontos fortes da minha escola Fatores de risco: pontos frágeis da minha escola
1-Mobilização e conscientização para conhecimento e riscos do uso de drogas 1-Falta atividades de lazer e esportivas (fins de semana)
2-Interação professores e alunos 2-Eventos sociais promovidos pela escola
3- Escola é um ambiente seguro e protetor e valoriza os alunos 3-Projetos com pouca participação dos pais
4-Momento de reflexão e oração (espiritual)
5-Inovações curriculares
6-Trabalho em equipe e profissionais empenhados
7-Currículo escolar interdisciplinarizado
8- Regras claras de convivência
9-Boas relações com a comunidade escolar e interação família x escola.

            Teoricamente falando o termo droga é empregado em vários contextos e tem diversos significados, ele está associado a algo ruim, a substância proibida ou a medicamento. Há muitos produtos psicoativos que muitos nem consideram drogas, como é o caso dos medicamentos e produtos de limpezas.
O tema drogas é bastante discutido na atualidade especialmente em se tratando de juventude e escolas.
OBJETIVOS GERAIS
*conscientizar os jovens e adolescentes  dos perigos do envolvimento com as drogas;
*desenvolver um programa de prevenção ao uso de drogas;
*envolver os alunos alertando-os para todos os problemas provocados pelo uso das drogas ( tráfico, violência, exploração sexual, etc.).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*afastar ou retardar o contato dos jovens com as drogas;
*induzi-los ao questionamento e reflexão sobre o assunto;
*promover diálogo sobre as drogas lícitas e ilícitas;
*informá-los sobre os problemas provocados à saúde pelo uso indiscriminado de drogas;
*alertá-los sobre a dificuldade de recuperação do dependente;
*promover o bem estar e a saúde dos jovens e adolescentes.

METODOLOGIA (ELABORADO  NA ATIV.COLABOR 4)
Materiais utilizados: livros, folhetos educativos, vídeos, filmes, HQ’s, teatro, dança, música etc.
Oficinas: dinâmicas, coreografias, paródias, jograis, textos, teatro, etc
Escolhemos trilhar pelo eixo da Participação juvenil e a formação de multiplicadores.
As oficinas têm por objetivo estimular possibilidades reflexivas sobre os fatores de risco e de proteção, identificados em seus diferentes contextos de socialização: família, escola, grupos de pares, comunidade, incluindo as comunidades virtuais.
Os resultados das oficinas são divulgados para os demais alunos, para os educadores e as famílias, em eventos como datas comemorativas relevantes e momentos cívicos semanais.
As oficinas na E.E.Professora Elge Renan Braga acontecem ora nas salas de aula, pois o número de alunos é aproximadamente 20 alunos, ora no refeitório, quando são socializados os trabalhos com as três turmas existentes, os professores e demais servidores da escola.
Os recursos humanos  devem  ser bem  enfatizados, uma vez que ,  a rede interna exerce papel fundamental neste projeto, por  fomentar  direta e continuamente, ideias e ações de prevenção ao uso de drogas. E a rede externa, que acionados e motivados integram a rede da escola.
Quanto aos recursos físicos e materiais contamos com uma escola bem equipada, espaçosa, em meio à natureza, contribuindo para um ambiente calmo e acolhedor. As salas de aula são arejadas, com conjunto de carteiras novos. Há um refeitório com mesas e cadeiras novas, um pátio amplo, um campinho gramado e em construção uma quadra poliesportiva coberta.
A escola possui computadores com internet, data show,
Os custos financeiros são indiretos, pois os materiais são disponibilizados pela instituição e os gastos com pessoas da rede externa (deslocamento,  alimentação), são disponibilizados pelo poder público – parceiro, parceiro da escola.
Cronograma do projeto- conforme unidade 16.
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
PPP da escola;
Adolescências: Juventudes e Participação, Ministério da Saúde, Brasília-DF,2011.
Gandin,Danilo:A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições-Petropólis,RJ:Vozes,1994
ABRAÇO:Associação Brasileira Comunitária para a Prevenção do abuso de drogas:Belo Horizonte,1985
Fraternidade,Campanha da: Encontros catequéticos com crianças e adolescentes: salesianas,São Paulo, 2001
RELATÓRIO DE COLABORAÇÃO
Nossa equipe se reuniu diversas vezes e realizamos debate sobre os temas e realizamos as oficinas.. Todas nós fizemos relatório, trabalhamos com os alunos, fotografamos e depois reunimos tudo e elaboramos este texto, que foi por nós digitado e corrigido. O trabalho foi em equipe, foi democrático e todas nós contribuímos de forma igual.

Comunidades: