Perspectiva da formação humana
Comunidades:
- Logue-se para poder enviar comentários
Coordenação do Portal
Feito em parceria pela Rede de universidades EMdiálogo
UFF, UFMG, UFPA, UFAM, UFSM, UnB, UFPR, UFRN, UFSCar/Campus Sorocaba, UFG/Campus Catalão
Comments
Perspectiva da formação humana
O conceito de formação humana integral se organiza na perspectiva ampla de conhecimento do mundo do trabalho e do desenvolvimento de capacidade humanas gerais para transformação da realidade material. Adimensão antologica do trabalho é referncial para a produçaõ de conhecimento e de cultura pelos grupos sociais,como para a organização pedagógica curricular da educação básica.
Uma acão curricular integrada para uma formação humana integral.
O resgate do conhecimento escolar no campo currícular o aprender a aprender, como elemento centrais de planejamento e das práticas pedagógicas defende a posição de que o conhecimento escolar necessita ultrapassar a dimenção estritalmente local,instrumental ou particularizada e oferecer as bases para a compreenção das relações entre o universal e o particular.
O curriculo tem que levar em considerações o conhecimento local e cotidiano que os alunos trazem para a escola, mas esse conhecimento nunca poderá ser uma base para o curriculo. A estrutura do conhecimento local é planejado para relacionar-se com o particular e não pode fornecer a base para quaisquer principios generalizáveis. Fornecer acesso a tais príncipios é uma das principais razões pelas quais tem escolas.