O Grêmio Estudantil é uma das instâncias colegiadas de representação dos alunos na escola. No Colégio Desembargador o Grêmio Estudantil foi reorganizado em 2013, iniciando as atividades em 2014. Percebemos os alunos que fazem parte do Grêmio não tem muita iniciativa e autonomia, não estão preparados para atuar como protagonistas da educação. Percebo também que os alunos participam pouco, porque lhes é dado pouco espaço para participar. Infelizmente, as ações do Grêmio (e dos demais alunos da escola) se resumem a auxiliar professores em projetos ou na promoção de eventos na escola, não há participação efetiva no processo de tomada de decisão da escola, como Conselhos de Classe, reuniões pedagógicas, ou seja, os alunos não são consultados sobre questões pedagógicas e administrativas. Entendo que a iniciativa, a liderança e autonomia são habilidades que podem e devem ser desenvolvidas no cotidiano da escola. Pois se queremos formar cidadãos ativos, críticos, conscientes, participativos da sociedade, devemos dar espaço para os alunos desde o início de sua vida escolar. Compreendo que a escola tem um papel fundamental que é na transmissão/produção do conhecimento científico, mas, além disso, tem uma função social, que implica em formar integralmente nossos alunos.