Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Etapa II– Caderno III Ciências da Natureza

GOVERNO DE ESTADO DO PARANÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ – SEED
COLÉGIO EST. SANTOS DUMONT – E. FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Etapa II– Caderno III
Ciências da Natureza

Coordenação: Rosemary Valente De Oliveira
Coautores: professores do Colégio Est. Santos Dumont-  Curitiba – Adriana Novak Skora, Anelize Seniski Silva, Ariana Cavassin, Arlei Roberto de Souza, Dione Wojcik , Edson Bispo, Lubina Kozechen, Maria Carolina Lobo Oliveira, Maria do Rocio Neves, Marta Protscki , Norina Duarte Tosi,  Paulo Cintra, Rafaela Skora da Silva, Selma Zanlorensi, Regina Corcini de Melo, Tânia Regina Bendlin.

             O mundo no qual vivemos vem passando por profundas transformações e muitas delas são tão rápidas que mal conseguimos acompanhar e avaliar os seus reflexos em nossa sociedade. Grande parte dessas mudanças têm acontecido em função do desenvolvimento tecnológico, que aliado ao científico, é visto pela maioria das pessoas como um fenômeno que não só constitui avanço para sociedade, mas também que determina suas condições de evolução e progresso. Porém, frente a toda essa evolução, não se tem dado conta de analisar e refletir em que circunstâncias os artefatos científico-tecnológicos estão sendo produzidos. Não questionamos as repercussões que são trazidas para a sociedade.
              Ainda que exista a necessidade de se processarem debates mais críticos acerca da utilização que se faz da ciência e da tecnologia, verificamos que não é nada comum haver um espaço para que essas reflexões avaliativas se efetivem, nem na sociedade como um todo e, o que é pior, muito menos no ambiente escolar.
              Por conseguinte, é de grande importância que cada setor da sociedade desperte da letargia criativa e crítica em que por vezes se encontra, para contribuir com alternativas que possam levar as pessoas a desenvolverem seu senso avaliativo.
              E não sem razão, a escola é um espaço propício para que discussões sobre esses assuntos aconteçam. Cada grau de ensino, em conjunto com todo o contexto escolar, é responsável pelo desenvolvimento de competências críticas e questionadoras de sua própria ação na sociedade.
             Não é somente o ensino das ciências ligadas à natureza, como: física, química, biologia, entre outras áreas, que devem se responsabilizar pelos princípios de ação cidadã, mas também o ensino da geografia, história e a própria matemática, devem preocupar-se em desenvolver seu lado reflexivo em favor de um contexto social mais justo.
           Devido à nossa formação, temos nos preocupado com a influência que o conhecimento matemático exerce sobre o contexto da ciência, da tecnologia e da sociedade. Dessa forma, para esse trabalho, estaremos enfocando a pertinência de estar trazendo para a educação matemática o conhecimento reflexivo e questionador, através do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), de forma que este possa auxiliar, também, na avaliação dos artefatos que a matemática ajudou a entender e construir ao longo de nossa história. Para tanto, escolhemos como pano de fundo o Ensino Médio, por ser um grau de ensino próximo à nossa realidade pedagógica. Podemos perceber que o enfoque CTS é uma estratégia que vai ao encontro dos objetivos propostos nos PCNEMs e, devido às suas características, permite um trabalho de interconexão entre os conhecimentos. Sua implantação não implica uma mudança radical no programa de ensino da escola, mas pressupõe uma mudança de postura por parte dos docentes e alunos. Estes passam a descobrir, a pesquisar juntos para a construção e/ou produção do conhecimento científico, que não é mais considerado como algo sagrado e inviolável, mas sim sujeito a críticas e a reformulações, como mostra a própria história de sua produção. Porém, um trabalho sob enfoque CTS, a nosso ver, exige em primeira instância uma quebra de individualidades. Um conhecimento não pode ser considerado mais ou menos irrelevante que outro, principalmente quando escolhemos uma área para aplicação da referida abordagem.
             Dessa forma, um trabalho que tenha como ponto de partida a abordagem CTS deverá desmitificar o espírito da neutralidade das ciências e suas aplicações na tecnologia. O conhecimento das ciências não representará apenas o domínio de técnicas ou de suas aplicações, mas sim o entendimento em sua dimensão de conhecimento humano, que envolve o aspecto de análise, compreensão e comunicação da realidade.
             Sob esse enfoque, os alunos percebem que não basta apenas conhecer as origens dos conhecimentos científicos e suas influências sobre a sociedade. É preciso que eles construam novos modelos para entenderem a realidade, discutindo as suas influências e posicionando-se face aos tópicos abordados. Dessa maneira, eles terão condições de avaliar artefatos produzidos pela ciência e tecnologia, tomando decisões fundamentadas nas suas reflexões em favor do contexto social

ELABORAÇÃO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR

Colégio Estadual Santos Dumont – Ensino Fundamenta, Regular e Integrado.
Turmas: Ensino Médio Regular e Profissionalizante.
Datas de Aplicação do Projeto: Junho, Julho e Agosto de 2015.

Identificação do Projeto: Água no Planeta Terra

Justificativa:

       A água é a molécula mais abundante na superfície da Terra, cobrindo, somente em sua forma líquida, cerca de 71% desta, além de estar presente em abundância na atmosfera terrestre, como vapor, e nos polos, como gelo. É uma substância essencial à vida. Encontrada na Terra sob as formas sólida, líquida e gasosa. Noventa e oito por cento da água neste planeta encontra-se nos oceanos (aproximadamente 109 mil km3 de água). Águas doces, que constituem os rios e lagos nos continentes, e águas subterrâneas são relativamente escassas. Estas águas doces nos continentes são a fonte que produz alimentos e colheitas, mantém a biodiversidade e os ciclos de nutrientes, e mantém também as atividades humanas.  Está em equilíbrio dinâmico entre os estados  líquido e gasoso  nas condições ambientes de temperatura e pressão (21-23°C, 1 atm). À temperatura ambiente, é um líquido fracamente azul, praticamente incolor, insípido e inodoro. Muitas substâncias se dissolvem na água e ela é comumente chamada "solvente universal".
Por isso, a água na natureza e em uso raramente é pura e pode apresentar propriedades diferentes daquelas encontradas no laboratório. Entretanto, há muitos compostos que são essencialmente, se não completamente, insolúveis em água. É a única substância comum encontrada em todos os três estados comuns da matéria. Compõe cerca de 75% do corpo humano. É um recurso estratégico para a humanidade, pois mantém a vida no planeta Terra, sustenta a biodiversidade e a produção de alimentos e suporta todos os ciclos naturais.
A água tem, portanto, importância ecológica, econômica e social. As grandes civilizações do passado e do presente, assim como as do futuro, dependem e dependerão da água para sua sobrevivência econômica e biológica, e para o desenvolvimento econômico e cultural. Embora dependam da água para sua sobrevivência e para o desenvolvimento econômico e social, as sociedades humanas poluem e degradam este recurso, tanto as águas superficiais como as subterrâneas. A diversificação de usos múltiplos, a deposição de resíduos sólidos e líquidos em rios, lagos e represas, e o desmatamento e ocupação de bacias hidrográficas têm produzido crises de abastecimento e crises na qualidade das águas. Todas as avaliações atuais sobre a distribuição, quantidade e qualidade das águas apontam para mudanças substanciais na direção do planejamento, gerenciamento de águas superficiais e subterrâneas.
Para uma adequada gestão dos recursos hídricos é necessária uma integração mais efetiva e consistente das informações sobre o funcionamento de lagos, rios, represas e áreas alagadas e dos processos econômicos e sociais que influenciam os recursos hídricos.Sem água de qualidade adequada, o desenvolvimento econômico-social e a qualidade da vida da população humana ficam comprometidos. As fontes de água doce, superficiais ou subterrâneas, têm sofrido, especialmente nos últimos cem anos, em razão de um conjunto de atividades humanas sem precedentes na história: construção de hidrovias, urbanização acelerada, usos intensivos das águas superficiais e subterrâneas na agricultura e na indústria.
O aumento intenso de demanda diminui, portanto, a disponibilidade de água líquida e coloca em perigo os usos múltiplos, a expansão econômica e a qualidade de vida. As águas doces continentais também sofrem com a contaminação causada por inúmeras substâncias, pelo despejo de esgotos domésticos e industriais, e com acúmulo destas nos sedimentos de rios, lagos e represas.
Como se chegou a este ponto no uso e degradação de um recurso natural vital para a sobrevivência de todas as espécies de animais e plantas?
A resposta é: porque se acreditava que o recurso era infinito, assim como a capacidade de autodepuração do sistema. Pensava-se que a tecnologia desenvolvida pelo homem poderia tratar qualquer tipo de água contaminada e recuperá-la. Na verdade, o recurso é finito, pois a quantidade de água líquida depende de demanda, e a capacidade de autodepuração dos sistemas tem limite; é bom ter em mente, também, que os custos para transformar água de qualquer qualidade em água potável estão se tornando proibitivos.

Objetivos

Geral: Conscientizar e reconhecer a importância da água para manutenção da vida no planeta.
Específicos:
• Identificar e prevenir as principais doenças transmitidas pela água.
• Relacionar as doenças com os poluentes da água.
• Identificar as fontes de contaminação da água.
• Identificar as fontes de água potável.
• Realizar a leitura e interpretação de textos científicos relacionados ao assunto.
• Conscientizar sobre a importância fundamental da água na produção de energia limpa.
• Construir infográficos que identifiquem o consumo de água, familiar e industrial.
• Relacionar a atual crise hídrica com o consumo e com as mudanças climáticas.
• Aprimorar as habilidades de leitura, escrita e oralidade.
• Produzir gêneros discursivos escritos e orais, pelos quais haja a interpretação e manifestação de opinião sobre o tema,  contribuindo para a reflexão crítica da comunidades escolar.

Encaminhamento Metodológico:
A metodologia será trabalhada numa perspectiva histórica, de forma problematizadora, ou seja, estabelecendo a relação entre a prática e a teoria, entre o conhecimento que o aluno já possui e os conteúdos que precisam ser incorporados para que ele alcance autonomia em seu sentido mais amplo.
Assim, a metodologia envolverá o diálogo, a contextualização e a problematização dos conteúdos, levando em consideração o ponto de partida do conhecimento do aluno e o ponto a que se deseja chegar, instigando o aluno à pesquisa, ao trabalho cooperativo, à reflexão, a análises, sínteses e comparações. Para tanto, os eventos culturais e artísticos organizados pelos alunos serão os momentos de reflexão e apreciação por toda a comunidade escolar a respeito de todos os resultados obtidos através dos encaminhamentos propostos neste projeto.
Serão feitas as seguintes perguntas:
Qual a importância da água?
É possível vivermos sem água?
Como a água está sendo poluída?
Como podemos evitar a poluição da água?
Como podemos aproveitar a água para a produção de energia?
Como calcular o volume de água em caixas de água, rios, lagoas, esgoto, estações de tratamento de água e de esgoto?
Existe possibilidade em dessalinizar as águas oceânicas?
Reconhecimento e identificação dos aquíferos: como estão preservados?

Áreas trabalhadas:
Humanas, Exatas e Biológicas

Conteúdos/ Estratégias

Arte Linguagem fotográfica. Linguagem teatral. Linguagem do cinema. Desenho gráfico.

Português
Leitura e interpretação de variados gêneros discursivos que abordem o tema. Produção escrita de artigo de opinião, editorial, panfletos, propagandas e poemas relacionados ao tema. Oralidade: Promoção e organização de evento artístico- cultural: apresentação de esquetes, seminário e recital de poemas. Análise do discurso midiático.

Matemática Tratamento da informação analisando porcentagem volumétrica das chuvas; nível de represas e consumo de uma casa.

História A degradação da água ao longo do desenvolvimento da humanidade.

Biologia Conteúdo: Principais doenças transmitidas pela água poluída por poluentes biológicos.
Estratégia: aula prática em laboratório (microscopia), utilizando a coleta e análise da água contaminada de córregos visualizando os principais seres vivos contaminantes.

Sociologia    A água como fonte de desenvolvimento das diversas sociedades.  A importância política, social e, principalmente, econômica da água para os diversos povos.

Física Conteúdo: Produção de energia elétrica através de usinas Hidrelétricas.
Estratégias: Construção de painéis científicos mostrando as diferentes etapas do funcionamento de uma usina hidrelétrica.
Filosofia A água como fundamento para a origem do mundo e das transformações da natureza, segundo a análise dos primeiros filósofos.

Química Reconhecimento da molécula da água e de seus principais poluentes; reações entre estas poluentes e o organismo humano.
Geografia Problemas da urbanização e da poluição dos rios e córregos.

Inglês Leitura e interpretação de variados gêneros discursivos que abordem o tema. Produção escrita de panfletos, propagandas e poemas relacionados ao tema. Oralidade: apresentação de seminário e recital de poemas.
Educação Física A importância da hidratação antes, durante e após a atividade física.

Recursos Didáticos Lousa Interativa, filmes, vídeos, cartazes, slides, microscópio, lâminas, câmera fotográfica, TV pendrive.

Avaliação Ressalta-se a importância da prevalência dos aspectos qualitativos sobre quantitativos, da relevância à atividade crítica, à capacidade de síntese e à elaboração pessoal, devendo a verificação do aproveitamento escolar incidir sobre o desempenho do aluno, no mínimo, em três experiências de aprendizagem (debates, seminários, relatórios, testes de aproveitamento orais e escritos, trabalhos de criação, observações, aulas práticas, entre outros).

Referências:

1. BARRA, V. M. &lORENZ, K. M. “Produção de materiais didáticos de ciências no Brasil, período: 1950 a 1980.”In: Revista Ciência e Cultura 38 (12), p. 1970 1983, dezembro, 1986.
2. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno III :      Ciências da Natureza, Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2014. 48p.
3. BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2 de 30 de janeiro de 2012. Define DiretrizesCurricularesNacionais para o EnsinoMédio. DiárioOficial da RepúblicaFederativa do Brasil, Brasília, 31 dejaneiro de 2012, Seção 1, p. 20. Disponívelem http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagi... Acessoem: 12/8/2014.
4. Braun, Charles L.; Sergei N. Smirnov. (1993). "Why is water blue?" (emInglês). J. Chem. Educ. 70 (8): 612.
5. Leigh, G. J. et al.. (1998). "Principles of chemical nomenclature: a guide to IUPAC recommendations" (PDF) (emInglês). Blackwell Science Ltd, UK.
6. Brown, Theodore L., H. Eugene LeMay, Jr., and Bruce E. Burston. Chemistry: The Central Science. 10th ed. Upper Saddle River, NJ: Pearson Education, Inc., 2006.
7. R. Nave. Bulk Elastic Properties (eminglês) HyperPhysics Georgia State University. Visitado em 26 de outubro de 2007.
8. Tundisi J. G., Tundisi T. M.Editora: Publifolha.
9. COLE, John e COLE, Francis, A Geography of the European Union, 2ª Edição, Routledje, Londres, 1997.
10. MOTA, Raquel e ATANÁSIO, João, Geo Sete, Geografia 7º Ano, Plátano Editora. Lisboa, 1998.
11. Geografia de los Continentes. Editora Pueblo y Educacion. Playa, Ciudad de Hebana, 1989.

Comments

imagem de JOSÉ CÍCERO DA SILVA

REFLEXÕES AÇPACTO NACIONAL P O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

PACTO NACIONAL PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - Formação Continuada / Orientadora de Estudo: Deony MirandaREFLEXÃO E AÇÃO DA ETAPA II - CADERNO IV, Pág. 41.PROFESSORES:  José Cícero da SilvaLisângela Anuska da Silva AraújoMaria Lucineide da Silva SantosSegue em anexo nossa Arvore com algumas de nossas atividades práticas/técnicas; pedagógicas com métodos envolvendo Filosofia e abordagens.PACTO NACIONAL PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - Formação Continuada / Orientadora de Estudo: Deony MirandaREFLEXÃO E AÇÃO DA ETAPA II - CADERNO IV, Pág. 21.PROFESSORES:  José Cícero da SilvaLisângela Anuska da Silva AraújoMaria Lucineide da Silva SantosABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NAS DISCIPLINAS DE: BIOLOGIA, INGLÊS E PORTUGUÊS.

Em conversa com os alunos do 2º Ano, levantamos o uso de palavras como: Gírias palavras da nossa cultura e pornografias. Através de produção textual, seguido socialização, notamos que alguns alunos utilizam pornografia para se expressar como algo relacionado a cultura. E outros relataram que com base no ensinamento familiar e em meio ao convívio familiar, não condiz  com a própria índole fazer uso de para como as já citadas.Visando a interdisciplinaridade, planejamos aulas para que os alunos, por meio de pesquisa adquirissem conhecimento sobre a origem de alguns palavrões e gírias, em seguida provocamos a oralidade de forma científica nas disciplinas envolvidas, ou seja, Português, Inglês e Biologia.Tendo como principal objetivo: conscientiza-los que para o convívio em sociedade o uso dessas palavras é inadequado.PACTO NACIONAL PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - Formação Continuada / Orientadora de Estudo: Deony MirandaREFLEXÃO E AÇÃO DA ETAPA II - CADERNO IV, Pág. 31. COM BASE NA REVISTA MUNDO JOVEMPROFESSORES:  José Cícero da SilvaLisângela Anuska da Silva AraújoMaria Lucineide da Silva SantosABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NAS DISCIPLINAS DE: BIOLOGIA, INGLÊS E PORTUGUÊS.

Tomando por base a Revista Mundo jovem, que aborda diferentes disciplinas, os alunos analisaram e em seguida debateram sobre o que faz a cabeça das pessoas buscarem o padrão corporal perfeito. Tendo em mãos os relatos pessoais dos grupos, notamos que a busca do corpo perfeito está relacionado com a felicidade pessoal, pois, os mesmos têm em vista que a felicidade pessoal se adquire através da aparência.O corpo perfeito está relacionado com a saúde, portanto vimos que é preciso trabalhar a interdisciplinaridade com pesquisas sobre alimentação e exercício físico, com o objetivo que o aluno perceba, que além de um corpo perfeito ele pode conseguir hábitos saudáveis melhorando assim a condição de vida.Os grupos apresentaram trabalhos, pesquisas, entrevistas e produções textuais falando sobre “a busca do corpo perfeito” e com isso obtiveram novos conhecimentos, e uma compreensão adequada do que deve verdadeiramente nos fazer felizes. Foi uma aula diferenciada e prazerosa.

Vote neste Comentário