PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MEDIO

COORDENADORA: SULAMITANUNES
ALUNA: ILCE ROBSANY ANDRADE FRANCO

TODOS CONTRA A DENGUE

RESUMO: O presente artigo objetiva descrever as atividades práticas do projeto interdisciplinar desenvolvido pela Escola Estadual do Prata, na cidade de Prata – MG, envolvendo as áreas de Língua Portuguesa, Biologia e Artes, com os alunos do Ensino Médio e Fundamental, buscando a contextualização de conceitos dessas disciplinas com a realidade social e a melhoria dos índices de aprendizagem.
Palavras-chave: atividades práticas, interdisciplinaridade, realidade social.

INTRODUÇÃO: Muito se tem ouvido falar de dengue nos últimos anos emnosso país. Epidemias constantes têm assustado o país de Norte a Sul, afetando pessoas de todas as classes e idades. Repetidas campanhas tentam combater o causador da doença que lota hospitais e postos de saúde, cujos sintomas de febre, náuseas, fortes dores de cabeça e em todo corpo afastam as pessoas do trabalho e as crianças das escolas. Com a chuva, essencial para a nossa sobrevivência, o problema da dengue se agrava, em função dos maus hábitos e descuidos da população.

DESENVOLVIMENTO: Iniciando a exploração desse conteúdo, faremos pesquisas e debates, após assistirmos uma palestra sobre os sintomas da dengue, as características do mosquito transmissor e como combater a dengue. Utilizando jornais, revistas e outros materiais, as turmas confeccionarão cartazes sobre os sintomas da doença, o tratamento e a prevenção. Outras turmas farão paródias com músicas atuais a respeito do assunto. Uma outra organizará uma dança envolvendo o assunto, outra mais fará uma dramatização sobre todo o contexto da doença, dos descuidos  à cura ou à fatalidade. Uma última turma se encarregará da preparação da culminância do projeto, organizando a apresentação de todos os trabalhos.

AVALIAÇÃO: Observação do comprometimento dos alunos com as atividades propostas, demonstrando o quanto estão conscientes sobre os perigos da dengue e quais atitudes devem ser tomadas para acabar com os focos do mosquito transmissor, assim como de sua capacidade de passar à frente o conhecimento adquirido e vivenciado.