Etapa 1 - Caderno 1
Orientador de estudos - Flavia Luiza Gonçalves Nunes
Professores cursistas;
Arailde da Costa Eleuterio
Celio Antonio Castellani
Neide Gomes Cioffi
Sonia Mara Pereira da Cruz
Mario Pereira Filho
Bernadete Gaspar de Abreu
As discussões desenvolveram-se através da reflexão histórica do ensino médio no Brasil, a prática pedagógica e a necessidade de integrar as disciplinas por áreas de conhecimento, as perspectivas das novas diretrizes curriculares do ensino médio e a integração entre a educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.
Comments
O CONHECIMENTO COMO BASE PARA A PRODUÇÃO HUMANA
No Ensino Médio importa ao professor mediar a relação entre o aluno e conhecimento de modo que aquele possa compreendê-lo de forma contextualiza ao seu universo e de posse dele possa estabelecer as várias conexões, reproduzindo novos conhecimentos que lhe respaldo para a sua produção humano/social, ou seja, nas dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura. Para tanto, nenhum conhecimento poderá ser trbalhado de forma fragmentada, isolada, mas em integração com as demais áreas. O desenvolvimento do aluno deve ser considerado na perspectiva holística, portanto complexo e articulado.