REFLEXÃO E AÇÃO 4:
Participantes :
orientadora - Raquel Tavares Barbosa Moreira
Antonio Carlos de Oliveira Junior
Claudia Daniele Santos Batista
Francisco Cordeiro
Jeferson Sivek
Luciano Schmitt
Maria Angélica Brauer Mantovani Casagrande
Nadia Cristina Sermanovicz
Neila Cordeiro
Nilson Mariano
Vivian Catharina Gomes Rebello
Rita de Cassia Oliveira do Carmo Alves
INTRODUÇÃO
Com a intenção de ampliar nos alunos a visão dos problemas evidenciados em sociedade e favorecer a sua possibilidade de tomar decisões, o conhecimento científico a ser desenvolvido no Ensino Médio deverá fornecer instrumentos concretos para que este aluno possa agir socialmente embasado pelo conhecimento científico. Neste sentido a presente proposta seguirá as seguintes etapas: Elaboração do problema, Elaboração de hipóteses, Elaboração de procedimentos, Coleta de dados, Análise de dados, Elaboração da conclusão.
Após o estudo desta unidade e do discurso sobre ciência e como a mesma se materializa nos currículos e cotidiano das escolas, podemos um trabalho interdisciplinar envolvendo História, Geografia, Química e Biologia através do qual os conteúdos científicos possam ganhar significado e melhor compreensão por parte dos alunos.
ELABORAÇÃO DO PROBLEMA
Entendendo como uma temática relevante para a nossa realidade, "a mudança no meio ambiente de Paranaguá após a instalação de um grande número de indústrias", intenciona-se partir desta questão para a elaboração do problema. No primeiro momento em sala de aula serão realizadas aulas de História, onde o professor fará uma análise do período de industrialização da cidade.
O professor de Geografia fará questionamentos com os alunos investigando quais são os rios e indústrias localizados no entorno da escola, assim como, quais alunos moram nas regiões ribeirinhas, quais os principais tipos de vegetação ciliar dos rios, quais famílias da região trabalham nas empresas locais. Esta investigação terá o objetivo de compor um diagnóstico sócio ambiental da região onde a escola está inserida. Deste diagnóstico, serão elencados quais os problemas que mais afetam os moradores e o desenvolvimento da região.
ELABORAÇÃO DE HÍPÓTESES e ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS
Nesta fase do trabalho os alunos tentarão elaborar hipóteses acerca dos problemas levantados, que poderão estar ligados a saúde dos rios, fauna e vegetação ciliar ou a saúde das pessoas pela contaminação da água e poluição do ar e os possíveis riscos para a todas as condições de vida neste espaço. Com base nas hipóteses elaboradas o trabalho será direcionado pelos professores e os procedimentos adotados serão encaminhados.
COLETA DE DADOS e ANÁLISE DE DADOS
Para iniciarmos a parte prática com os alunos faremos uma visita ao rio Emboguaçú que é frequentemente utilizado nos momentos de lazer da comunidade que os cerca, incluindo nossos alunos. Analisaremos os impactos ambientais causados pelo despejo de lixo e esgoto doméstico e industrial que estão nas proximidades do rio, além dos impactos causados pela falta de mata ciliar e construções na área do mangue e rio. Os professores da área das ciências da natureza coletarão com os alunos amostras de água do rio Emboguaçú e também água de rios mais afastados. Nessas mesmas visitas serão recolhidas amostras de plantas para serem analisadas futuramente. Outra análise a ser feita e também de grande importante será a comparação da fauna que habita essas regiões com as da mesma espécie que habitam matas mais distantes.
Após as visitas de campo o material será analisado em conjunto com os professores de Química e Biologia onde os mesmos analisarão os seguintes aspectos: PH da água, temperatura, presença de íons, presença de contaminantes e produtos industriais.
Com esses resultados convidaremos um grupo de alunos acompanhados de um professor para visitar a empresa responsável pelo tratamento de esgoto da cidade. Serão levantados questionamentos com a empresa sobre ações que a mesma desenvolve no tratamento de esgoto doméstico e industrial da cidade e especificamente na região dos bairros Vila do Povo, Vila Primavera, Emboguaçu, Santa Cecília, Jardim Araçá, Porto dos Padres, Vila Guarani, Padre Jackson, Vila Marinho, Santa Helena, Jardim Figueira, Jardim Iguaçu, entre outros.
ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO
Com esse estudo pretende-se chegar a alguma conclusão com os alunos acerca da viabilidade da instalação de indústrias no espaço geográfico estudado, no ponto de vista das perdas e ganhos para a comunidade. Espera-se que a conclusão a ser elaborada pelos alunos apresente fundamentos científicos consistentes que demonstrem a real compreensão dos conceitos estudados e a sua aplicação na prática social.
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Pesquisa de campo de grande
Pesquisa de campo de grande valia para os alunos, pois os mesmo poderão visualizar com novos olhares a degradação que pode estar ocorrendo nessa areas devido a implantação de novas indústrias, as quais podem ou não ter projetos específicos para a proteção da vegetação e rios que as rodeiam. De algum modo espera-se que a mesma pesquisa, desenvolva nos alunos a conciência de preservação ambiental.