REFLEXÃO SOBRE OS SUJEITOS DO PROCESSO EDUCACIONAL - 02/08/14
Recorro ao educador ARROYO, Miguel em sua obra, Outros sujeitos, outras pedagogias, editora Vozes, Rio de Janeiro, 2012, p. 9, quando indaga que: "Quem são estas populações que tomaram consciência política ao ponto de tornar o século XX e continuar tornando o século XXI o mais revolucionário de nossa história? E nossas sociedades latino-americanas são os grupos sociais que se fazem presentes em ações afirmativas nos campos, nas florestas, nas cidades, questionando as políticas públicas, resistindo a segregação, exigindo direitos. Inclusive o direito a escola, a universidade. São os coletivos sociais, de gênero, etnia, raça, camponeses, quilombolas, trabalhadores, empobrecidos que se afirmam sujeitos de direitos. outros sujeitos são seus filhos e filhas que se fazem representes nas escolas públicas e que exigem o acesso às Universidades". Esta reflexão de Arroyo nos permite compreender que a escola não está isolada do contexto social em que está inserida e que é desafiada a estar aberta aos novos sujeitos, estes querem ser protagonistas, resistir a todas as formas de opressão, discriminação, exclusão e segregação que mutas vezes são reproduzidas em nosso cotidiano escolar.
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A sua reflexão é pertinente,
A sua reflexão é pertinente, pois somos desafiados a nos questionar sobre a nossa atuação como educadores, se estamos acolhendo os novos sujeitos conforme apresentado pelo educador Miguel Arroyo.