OS DESAFIOS QUE PERMANECEM PARA O ENSINO MÉDIO

COLÉGIO ESTADUAL AVELINO ANTÔNIO VIEIRA

CADERNO 1

   Infelizmente, apesar de todo avanço científico e tecnológico do mundo moderno, ainda continuamos a enfrentar enormes desafios na educação no que conserne ao Ensino Médio.
  Não estamos conseguindo fazer com que nosso aluno se sinta motivado a participar do processo ensino-aprendizagem de forma efetiva, conseguindo concluir esta etapa tão importante para o seu progresso individual, sendo este um dos motivos que acaba ocasionando um número muito grande de evasões. O ensino ofertado não proporciona uma educação completa, ou seja, forma o indivíduo somente para o vestibular ou para o trabalho. Essa situação não é nova, mas vem se perpetuando ao longo da nossa história, pois sempre tivemos e ainda temos um EM seletivo, pois oferece a eles uma educação de ensino popular e outra para as elites.
  Isso demonstra que o acesso ao ensino médio, não é democrático, mas sim um processo de massificação do ensino que não está voltado aos interesses dos adolescentes e nem mesmo aos jovens e adultos da EJA.
  Sem dúvida, mudanças efetivas são necessárias, para que a escola consiga encontrar um lugar próprio, de construção de algo novo, que acompanhe as mudanças sociais, culturais, políticas e econômicas, que permitam a expansão das potencialidades humanas e a emancipação do coletivo.

           

Comments

imagem de neide gomes cioffi

Desafios e angustias que vivem os profissionais da educação

Em todos os artigos que tenho lido não se foi falado em outra coisa,como evasão,falta de interese por parte dos alunos,escolas,ultrapassadas,pouco recursos ou nem um,alunos sem motivação,por falta de oportunidade empregaticia ou os tem com salários ridiculos,entre outros.Então pergunto como mudar uma situação que esta enraizada na cultura,cuja implantação já se faz a mais de 40 anos e as leis não são cumpridas quando necessaria e quando são é burlada por simpaticos politicos e conselheiros que geralmente não entendem nada de educação e de crianças mas estão lá defendendo os coitadinhos,por não ter pai,mãe ou outras nessecidades ai a escola fica amarrada sem saber o que fazer. Como posso ser inovador sem recursos onde os alunos sentam um olhando para a nuca do outro,e quando é pedido para virarem as carteiras na aula seguinte novamente é desvirado pelos próprios alunos ou pelo professor de outa disciplina,outra coisa aluno trabalhador,que chega atrasado pois seu patrão não respeita as leis e o aluno não reclama pois precisa do emprego. Então pergunto aos cursistas como ser inovador com leis antigas e costumes antigos?

 

Vote neste Comentário