COLÉGIO ESTADUAL DR. MÁRIO AUGUSTO TEIXEIRA DE FREITAS – EFM
Barracão- Pr., 02 de agosto de 2014.
REFLEXÃO TEMATICA CADERNO I
A partir do pressuposto de que o EM é um direito social do ser humano e é dever do Estado garanti-lo de forma gratuita, igualitária e laica, e considerando o Pacto pelo EM, objetiva-se uma formação integral, na qual os “aspectos científicos, tecnológicos, humanísticos e culturais estejam incorporados e integrados”. (MOURA, 2013).
Para que todos os sujeitos tenham uma formação autônoma e emancipadora, todas as disciplinas precisam estar em consonância. O EM não pode ter sua formação voltada exclusivamente para o ensino superior, também não pode formar somente para o trabalho, há que se pensar em um aluno com formação suficiente para edificar uma sociedade igualitária, na qual todos sejam capazes de participar efetivamente e politicamente de todos os processos educativos, com o intuito de mudar o cenário atual regido pela globalização econômica.
Um dos desafios para o EM é ter uma sequência, ou seja, um elo de ligação entre o ensino fundamental/médio e universitário. Para que isso realmente aconteça, é necessário rever o sistema educacional redesenhando os currículos de toda a educação básica.
FONTE: MOURA, D. Trabalho e formação docente na Educação Profissional. Natal: mineo, 2013.
Cursistas: Elisangela Fiorenza, Eloir Terezinha Fiuza, Ledir R. Verona Percio, Marlise Fiori Poletto, Marta R. Klein, Noeli Pfeifer, Mayanna L. Rosa, Mariley H. Reineri, Rosa L Santini Lopes, Maristela Gnoatto, Aline Luchese, Lucimar Sopran, Edna C. Servi, Juana da Rocha, Mari Lurdes Vettorazzi, Gina Avelino Martins.
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Desafios do ensino medio
O trabalho desenvolvido pelo grupo do Colegio Estaual Dr. Mario apresentou discussõe e reflexões sobre os desafios do Ensino Médio, pontuando a realidade escolar vivenciada neste nivel de ensino. Mudanças e reformulaçoes são urgentes, necessarias para o Redesenho Curricular.