Oficina de TAGS e Stencil no Colégio Técnico da UFMG

 

Nos dias 26, 29 e 30 de agosto de 2013, a equipe do Portal EMDiálogo de Belo Horizonte, realizou uma oficina do projeto Escola da Vez no Colégio Técnico da UFMG, o COLTEC, com a participação de mais de 40 alunos do 1o ano do ensino médio, das turmas de Sociologia, orientadas pela professora Laís.

ETAPAS

No primeiro dia da oficina, contamos com a presença de uma das representantes do Fórum das Juventudes da Grande BH, a Pryscilla Ramalho, que apresentou a “Agenda de Enfrentamento a Violências contra as Juventudes”. Em um interessante debate sobre a cultura juvenil, a conversa abordou as violências físicas e simbólicas contra as juventudes, os problemas da maioridade penal, o bullying, a homofobia, entre outros temas que interessaram a turma.

No segundo dia, apresentamos o Portal EMdiálogo para os jovens. Distribuimos algumas TAGs ligadas aos assuntos discutidos na Agenda, a moçada navegou pelas comunidades temáticas e compartilhou com a turma as descobertas.

No último dia, propusemos uma atividade prática para a criação de cartazes, feitos na técnica de molde vazado (stencil), a partir de retratos dos participantes. Os retratos digitais foram trabalhados em um software livre, o GIMP, e depois transferidos da tela para o papel.  Os cartazes individuais e coletivos foram finalizados com tinta spray e exibidos no pátio do colégio.

CONVITE AOS PARTICIPANTES DA OFICINA

Convidamos todos os participantes da oficina da Escola da Vez, no COLTEC, a criar uma mensagem para as imagens que representam vocês.  Pode ser uma palavra, uma frase, um versos, um pensamento que possam dialogar com as expressões sugeridas pelo cartaz. Uma pergunta podem servir de disparador de idéias: diante do que foi discutido em nossos encontros, qual a mensagem que os jovens do COLTEC querem passar para o mundo?

(Um lembrete: para comentar as imagens você precisa estar logado. Saudações!)

 

 

 

Comunidades:

Comments

imagem de Selva América

O que foi a Oficina de Cartazes no Coltec

Compreendendo como se deu o processo!

Vote neste Comentário
imagem de Paulo Carrano

Mais cores para as escolas...

Olá, Selva! Muito legal a oficina e o resultado. Sempre que vou numa escola pública fico pensando como muitas delas poderiam ser  mais vivas, alegres e convidativas para todos os seus "habitantes" (professores, estudantes, funcionários, familiares...). Mas, o que enxergamos na maiora dos casos é a monotonia cromática e aquele aspecto de instituição sem alma que as muitas grades acabam por confirmar. Será muito bom ver os autores e autoras das imagens contando de suas experiências criativas na oficina. 

Só uma dica: é importante colocar as tags nas publicações para que fique mais fácil localizar o trabalho no caso de uma busca dentro do portal. O portal tem muito conteúdo e as publicações podem ficar perdidas por aqui. As tags, neste caso, são até mais importantes porque os cartazes estão todos publicados com o nome da oficina. 

No mais, parabéns! E aí, pessoal? Como foi fazer a oficina e os stencils? Qual o impacto da atividade na escola? 

Forte abraço!

Paulo Carrano

Vote neste Comentário
imagem de Selva América

Outro relato sobre a Oficina no Coltec

Oi Paulo,

a oficina foi muito rica em trocas com os jovens que estavam ativos na oficina. A cada dia apareceu mais gente interessada em se envolver. Ficamos felizes com o processo e com o resultado! A atividade foi muito completa, deste a parte discursiva à parte prática.

No dia de finalizarmos os cartazes com as máscaras de stencil, um grupo de jovens inventou uma técnica nova, que eu nunca havia pensado antes, que eu chamei de "lançamento simultâneo de sprays": numa mesma máscara, 4 pessoas ao mesmo tempo, lançam cores diferentes!

;)  Na hora, eu pessoalmente chamei  a atenção do grupo sobre o cuidado com o material. Vendo as imagens e pensando melhor depois, a  experimentação possibilitou que as tintas se misturassem no ar, antes de chegarem no papel. Em muitos cartazes podemos ver que a mistura de cores é intensa e não homogênea, o que faz com os cartazes ganhem em expressividade.

Assim, percebemos que a linguagem do Stencil e o uso do material foi uma novidade que interessou a moçada. Algumas garotas levaram camisetas para estampar com stencil e o fizeram livremente.

No mais, fica dificil para nós que demos a oficina, saber qual foi o impacto na escola.  Contamos com vocês, jovens que participaram e com a professora Lais, para termos mais notícias.

Obrigada pelo toque da colocação das Tags, postei tantas imagens ontem que algumas ficaram, de fato sem a etiqueta. Vou rever.

Abraços!

Vote neste Comentário