O que espero da minha escola em 2013?

Todos nós, sejamos alunos - professores - outros funcionários ou quaisquer cidadãos, vemos nas instituições de ensino uma forma de se aprender constantemente e de estarmos em contato com outras pessoas, de compartilhar experiências e/ou aprendizados. Todos passamos por uma escola, e sabemos o quão importante e crucial elas são ou foram para a gente, seja no âmbito didático como também para nossas vivências. Devemos dar uma atenção especial ao lugar que passamos por volta de 30% da nossa vida.  Lá aprendemos a influência que um governo pode ter, aprendemos a valorizar muitos professores e a reconhecer de longe uma instituição de ensino por excelência.

Eu, Viviane Sales, sou estudante do CEFET - Unidade descentralizada de Nova Iguaçu e estou cursando o 3º ano. Reconhecido por possuir um ensino excelente, ele realmente não deixa a desejar no âmbito docente, lá aprendi a valorizar o trabalho dos professores e a lutar juntamente com eles por um ensino melhor. E daí vem minha principal crítica: Eu espero maior intercessão do governo para com o meu colégio e com a maioria das instituições de ensino que existem, pois eu não posso reclamar que há goteira na rampa, escadas interditadas, ar-condicionados que não funcionam em todas as salas - Devido o sistema elétrico fraco da unidade -, a falta de cobertura nas quadras, o sistema de internet frágil ou haver poucas visitas técnicas devido à falta de verba, pois as soluções para isso não vêm do nada. Querer nem sempre é poder quando quem deveria nos dar suporte, pouco se importa com a gente. Digo e repito, o que torna o CEFET uma instituição elogiada por todos e reconhecida por um ensino de excelência são os excelentes professores que temos lá, que são muitas vezes menosprezados pelo governo; um exemplo perfeito foi a greve. Enfim, espero, quase que num ato ingênuo, que o governo nos dê mais atenção e suporte. Porque quem sabe assim poderemos ter mais segurança, conforto e cultura em nossas instituições. Pois é a partir delas que se formam todos os profissionais, e mais, que se formam cidadãos justos e honestos - Mas isso só acontece se eles encontrarem justiça e honestidade à sua volta. E se há um lugar crucial para se investir e acreditar, é na escola.

Texto por Viviane Sales.