O que é um texto?

Nayara, uma jovem estudante do ensino médio público de Belo Horizonte e integrante do Projeto Interagindo* promovido pelo Observatório da Juventude da UFMG, construiu, numa oficina deste projeto, uma redação descrevendo a forma que ela, enquanto estudante, jovem, filha, amiga e escritora  percebe um texto, suas experiências com as palavras e os sentidos que ela atribui a construção de um texto. Ela faz um jogo interessante entre as palavras e os ciclos da vida: infância, adolescência e velice.

E para você, o que é um texto?

O QUE É UM TEXTO?

Por Nayara Costa Silva*

O texto é como a nossa vida, sabe por quê? Vou te dizer...

A introdução vem de nós quando nascemos e ainda somos bebezinhos. Nessa fase não podemos falar, nem compreender o que acontece ao nosso redor. Quando começamos a engatinhar, falar e depois andar percebemos que começamos nossa história descobrindo coisas incríveis e surpreendentes. Quando somos crianças entendemos o mundo e como ele funciona, sempre aprendendo, inovando e nos surpreendendo de alguma forma ao longo do nosso desenvolvimento.

Na Adolescência observamos coisas da na nossa infância que achávamos cafona, mas isso não é cafona, isso é história! História essa que também poderia ser sua! Aprendemos a amar mesmo que esse amor te iluda. Você sofre, porém ao mesmo tempo, você sabe compreender, perdoar, respeitar e até mesmo superar. Temos que fazer as nossas próprias escolhas e traçar o nosso caminho para que, na velhice possamos falar para os nossos filhos, netos, bisnetos e etc., que quando o mundo estava “desabando” tivemos palavras para mudá-lo e não fiquei em silêncio. Dizer que além de tudo, não tivemos medo de errar e que é preciso lutar, salvar, amar e pensar no caminho que queremos traçar.

No desenvolvimento, não podemos deixar que nossa voz seja “domada pro leões” e mostramos nossa capacidade para lutar, então devemos parar de nos esconder.

A conclusão é quando descobrimos a vida, o que ela pode nos proporcionar e o que ela requer de nós. O texto é isso, temos que construir a nossa própria história. É preciso usar as palavras para mudar o mundo, enquanto somos jovens, pois qual será o nosso futuro?

*Nayara é uma jovem de 17 anos, estudante do ensino médio público em Belo Horizonte e participou da primeira turma do projeto Interagindo em 2013. E-mail: nanacost@live.com.

*Projeto InterAgindo é uma das ações de extensão do Observatório da Juventude da Faculdade de Educação da UFMG cujo objetivo é proporcionar a formação e a socialização dos jovens integrantes do Programa Ação Jovem da Cruz Vermelha Brasileira que trabalham no âmbito da UFMG e orienta-se por três eixos de atuação: Formação Humanística, Formação Artistica, Cultural e Tecnológica e a temática do Projetos de Vida.

Tags:

imagem de Fabiana Mara de Oliveira

os sentidos do texto

O sentido atribuído ao texto permeia a realidade vivida pela aluna. Adorei!

Vote neste Comentário
imagem de Paulo Carrano

Texto e contexto

Muito legal esta reflexão da Nayara. A vida é isso, sim. Um texto que escrevemos sobre determinados contextos. Parabéns!

Vote neste Comentário