O mundo é um palco?

O teatro na escola tem um papel muito importante na educação, contribuindo no desenvolvimento das habilidades de comunicação e relacionamento dos indivíduos.

A construção do conhecimento através das artes cênicas ajuda na formação de indivíduos críticos, atuantes e  cidadãos munidos de conhecimentos para questionar e melhorar sua escola, sua comunidade, sua vida.

A teleaula do canal no youtube do Telecurso, apresenta uma introdução ao teatro, o que é, como surgiu e o quanto é importante  para nossa vida. Além de mostrar a diferença entre dois gêneros teatrais: A tragédia e a comédia.
A presenta ainda o seguinte questionamento: O mundo é um palco?

Você também acha que o mundo é um grande palco? Será que interpretamos diferentes personagens o tempo todo com a nossa família, amigos e na escola?

Tags:

imagem de SINARA FERREIRA PORTO

Teatro

Penso que o mundo, a vida é um grande palco, no qual precisamos aprender a nos concentrar em um determinado personagem no momento e no lugar certo. Não podemos ser o mesmo em todos os espaços, a própria vida exige isso de nós, precisamos ser estudante e colega na escola, filho (a), irmão (a), amigo (a) em casa, e profissional no trabalho sem perder nossa personalidade.

Acredito que o teatro contribui não apenas com o desenvolvimento das habilidades de comunicação e relacionamento, a formar pessoas críticas, mas também, com a leitura e a escrita que são dois pontos importantes que os estudantes estão deixando a desejar. Além disso, o teatro é uma forte ferramenta que pode ser usada para distanciar as pessoas principalmente as crianças e os adolescentes dos perigos que as ruas oferecem.

Eu sou apaixonada por teatro, porém, não tenho formação na área, mas, gostaria muito que as escolas da minha cidade tivessem o teatro na grade curricular, ou que o incluísse de outra forma, isso ajudaria os estudantes a se interessar, aprender mais e melhor, e ao mesmo tempo de divertir. Já faz algum tempo que tenho procurado maneiras de trabalhar o teatro com meninos (as) que não se interessam pela escola,  que passam maior parte do dia e até da noite nas ruas, mas ainda não tive apoio nem mesmo uma ideia mais concreta. Se alguém quiser fazer alguma sugestão estou a disposição. Obrigada pela oportunidade e pela comunidade teatro na escola.

Sinara, Divisópolis-MG

Vote neste Comentário