O LIXO E SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE

ORIENTADORA: Maria Goretti Soares
PARTICIPANTES: Alice Macêdo, Aracélia Lima, Dilma Teixeira, Graça Bona, Kaká

O LIXO E SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE

Com o processo de revolução Industrial iniciado na Inglaterra nos meados dos séculos XVIII e XIX surgiram as indústrias, cresceram o número de cidades e consequentemente o número de habitantes urbanos. O avanço das cidades e o consumo cotidiano de produtos industrializado e outros foram os principais responsáveis pela contínua produção de lixo, os quais têm promovendo alterações no meio ambiente. O estudo aqui apresentado é da cidade de Campo Maior que objetiva mostrar o avanço do lixo e seus impactos, para enfatizar estas questões, adotou-se como metodologia pesquisa de campo, pesquisa na internet e como possibilidade de abordagem curricular na área de Ciências da Natureza estudaremos a problemática por meio de momentos pedagógicos que instiguem os  alunos a questionarem sobre o conteúdo e os levem a ter mais curiosidade e o desejo de solucionar os problemas  ambientais de  sua cidade.
Chamamos de ‘lixo’ a uma grande diversidade de resíduo de diferentes procedências, dentre eles o resíduo sólido urbano gerado em nossa residência. A taxa de geração desses resíduos está relacionada aos hábitos de consumo de cada cultura, onde se nota uma correlação estreita entre a produção de lixo e o poder econômico de uma dada população. (FADINI; BARBOSA, 2001, P.9)
O trabalho será organizado de forma interdisciplinar por meio de uma dinâmica que envolve primeiramente a investigação, pela qual é realizado um estudo da realidade local para que possamos desenvolver práticas que promovam a integração entre as disciplinas de biologia química e física, as quais irão viabilizar o entendimento do conceito de poluição; identificação dos fatores artificiais que contribuem para a poluição do ar; queima de combustíveis etc. Nas áreas de português, geografia, história, matemática serão trabalhados leitura e produção de textos, estudo do solo, estabelecer relações entre massa e volume de resíduos sólidos, levantamento de dados e outros. Além disso, serão realizadas atividades pedagógicas elaboradas pelos professores durante este momento.
A consolidação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos será apresentada através de documentários, entrevistas, cartazes e folders distribuídos a comunidade estudantil para uma maior conscientização do uso correto do lixo.

REFERENCIAIS:
ODUM,E.PEcologia.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.
PERREIRA,João Alberto; Anjo, Luiz Antonio Aspecto de saúde coletiva e ocupacional associados à gestão deresíduo sólidos municipal.

imagem de SHIRLEY ALVES DE ALCANTARA

DE OLHO VIVO NO MOSQUITO DA DENGUE

COLÉGIO POLIVALENTE DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS-BA

ATIVIDADE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

ETAPA II; CADERNO III-CIÊNCIAS DA NATUREZA

ATIVIDADE REFLEXÃO E AÇÃO p.41

CURSISTAS: Juciara; Shirley; Sonia Sueli; Valdira.

TEMA: De olho vivo no mosquito da Dengue

A Dengue é um problema que tem se alastrado em inúmeras localidades, principalmente nas regiões menos favorecidas, sem saneamento básico, esgoto, moradias dignas e a população com menos informações. As Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios tem realizado campanhas no sentido de informar às pessoas sobre a DENGUE e como evitá-la. Mesmo assim inúmeros casos surgem a cada dia em diversos lugares. Logo, essa proposta surge da necessidade de se colocar as escolas, no papel de espaços de disseminação da informação e formadoras de consciências críticas e reflexivas a favor de uma população mais instruída, preventiva e consequentemente mais saudável.

Antes de exibirmos o conteúdo trabalhamos com alguns questionamentos para sabermos os conhecimentos prévios dos alunos acerca da dengue e de outras doenças existentes nos seus bairros. Utilizamos o livro do aluno- Bahia, Brasil Espaço Ambiente e Cultura páginas 62 e 63(O corpo agradece), onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, por meio da leitura e observação de imagens, o ciclo biológico do mosquito, os sintomas e sua profilaxia. Posteriormente, exibimos o vídeo “O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti” disponível em HTTP://www.youtube.com/watch?v=qmzhpbjxYvk, para que os alunos conhecessem o ciclo biológico do mosquito, os sintomas e sua profilaxia? Em seguida discutimos o texto “Epidemia e prevenção” disponível em HTTP://www.brasilescola.com/historiag/pandemia-de-peste-negra-seculo-xiv... onde tiveram a oportunidade de fazer a conexão passado/presente.

Seguindo para solução do problema retomamos a tabela concluindo seu preenchimento a partir do conhecimento adquirido com a leitura da prancha e exibição do vídeo. Além disso, os alunos realizaram uma pesquisa de campo para identificação de possíveis focos da dengue, tendo em mãos um croqui do bairro onde a escola está localizada. Após esta pesquisa, os agentes sanitários foram informados pelos mesmos de possíveis focos do mosquito em alguns locais.

A consolidação dos conhecimentos adquiridos será de provocar uma postura investigativa sobre a Dengue na exploração do ambiente institucional e seu entorno sensibilizando os alunos, as famílias e a comunidade para os perigos da dengue e a importância do envolvimento de todos em sua prevenção.

REFERÊNCIA:

FURLAN, Sueli Angelo. Bahia, Brasil : espaço ambiente e cultura.Geodinâmica.SP,2012.

Vote neste Comentário