O Jovem como sujeito do Ensino Médio

A exclusividade da escola é dar acesso ao direito à educaçãqo. Agora o problema é como este projeto de educação é construido. Mesmo esse projeto tendo a participaçãi dos educadores não contempla as especidades regionais das nossas escolas. Portanto a escola é um espaço de diversidade, de protogonismos, de competências, de aprendizagem, mas está em crise, não se reconhece  a realidade de pluralidade no seu espaço como aluno,professores, familiares e sociedade. O que necessitamos é parar para refletir profundamente estas relações e considerar suas manifestações como força transformadora.

É preciso que se reconheça o Ensino Médio como uma etapa que faz parete da vida do estudante, não só como preparação para o mundo do trabalho ou para vestibar, mas como importante fase para a atuação como cidadão crítico na sociedade na qual está inserido.Percebemos uma grande desmotivação de alunos e professores a respeito da função social da escola, podemos perceber que alunos e professores estão desacreditados e tem seu esforço direcionado para outras frentes de diferentes interesses sociais e particulares.

 

 

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imagem de Luiz Antonio Vital

Ola Ivanir! O retrato do

Ola Ivanir!

O retrato do Ensino Médio que tivemos no caderno1, é de uma realidade difícil para conter a evasão escolar, cada escola deverá estar em sintonia com a realidade em que está envolvida, a formação humana realmente será este diferencial, creio que o primeiro passo é conhecer nossos alunos e qual sua vivência, para depois buscarmos mudanças.

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imagem de lori rauber petter

Concordo com você Luiz Vital,

Concordo com você Luiz Vital, cada escola está inserida em uma realidade diferente, e devemos estar atentos em cada realidade e fazer o diferencial.

 

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