O Ensino Médio no Brasil: histórico, dificuldades e expectativas

Professora orientadora: Daniella R. Parzianello

Professores participantes: Angela B. Cataneo, Angelita C dos Santos, Chana B. Marques, Cassiane dos Santos, Charlene Meurer, Edson Flores, Elizangela Marcos, Evanize B. Gesser, Marlene H. Silveira, Viviane Romani, Vilma B. F. de Souza, Thais Schmitz, 
Com o estudo dos textos que fizemos sobre o pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio, identificamos cada período ocorrido na educação até os dias de hoje. Vimos que os acontecimentos históricos e as necessidades do país é que coordenaram para que o avanço ocorresse de tal modo. No momento em que os filhos de abastados precisavam de uma escola, nasce o ensino médio, principalmente pela necessidade de formação de mão de obra barata, surgindo com isso os cursos técnicos, e assim as evoluções e o desenvolvimento do mesmo.
Hoje paramos para avaliar o que é o ensino médio, em que direção caminha, quais as perspectivas, que estudante possuem. Temos vários outros questionamentos que procuramos entender para podermos continuar  de forma a oferecer uma educação que propicie aos nossos educandos uma forma de repensar o seu agir, de sonhar e definir metas sabendo onde querem chegar.
Percebemos que atualmente os jovens de hoje mantêm seus interesses direcionados para as redes sociais, tecnologias e as mais diversas mídias, mas as mesmas não contribuem para um conhecimento historicamente acumulados apenas são espaços de conhecimento empírico, são acessados sem análise e sem compromisso. Desta forma a escola se torna monótona e ultrapassada para uma juventude sem disciplina e objetivos alienados ao capitalismo que prioriza o ter ao ser, nossos jovens não pensam e abdicam desse direito para o lazer e a comodidade.
As famílias atualmente, em grande parte, estão descomprometidas com a responsabilidade de educar seus filhos disciplina, compromisso e objetivos. Nos deparamos com uma realidade de pais que trabalham mais a cada dia e o tempo que passam com seus filhos é cada vez menor. Essa ausência na maioria das vezes é  compensada com presentes de alto valor, como se isso bastasse ou fosse necessário para criar filhos com caráter e objetivos de vida, que tracem metas que trabalhem para sua realização.
Dentro das escolas, nós educadores devemos trabalhar com base numa educação fundamentada nos saberes, visando também uma formação integral dos sujeitos e, não apenas para o mercado de trabalho. O educando precisa perceber-se sujeito de transformações, mudanças que irão remetê-lo a um futuro promissor construído por si e por suas escolhas.

Comments

imagem de Marcia ivanilde Rossi

pacto

Ótimas coloções professores, essa também foi nossa linha de discussões em relação ao caderno 1.

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