O ensino da matemática.

Etapa II - Caderno VAÇÕES E REFLEXÕESQuestão: página 14, nº 1.   De acordo com os estudos feitos sobre o Caderno V (Matemática), as experiências vivenciadas pelos professores da área que o estudo deste componente curricular propicia o desenvolvimento dos seguintes pensamentos: indutivo, lógico-dedutivo, geométrico-espacial e não determinístico. Em nosso cotidiano muito do conhecimento matemático são utilizados, porém como os jovens na maioria das vezes não se apropriaram desse conhecimento e não conseguem seguir em frente em seu raciocínio, criam assim um desestímulo pois não percebem a teoria e prática no seu dia a dia.   Partimos na maioria das vezes do pensamento indutivo para chegar ao lógico (dedutivo) e assim as regras e algoritmos aparecem como caminho mais eficiente de alcançar as desejadas soluções dos problemas.   Ao longo do tempo os alunos parecem ter menos interesse (a lei do menor esforço) para resolver os problemas e querem chegar aos resultados pulando etapas. Por exemplo, no estudo de geometria analítica, especialmente em cálculo da distância entre dois pontos no plano.   Os alunos geralmente indagam por que não apresentar logo a fórmula, porque complicar. Eles preferem usar os resultados sem saber como esse foi deduzido. Então situações como esta, contribuem para o fato de que o predominante nas atividades de matemática é a mera prescrição de regras e procedimentos sem comprovação.   Analisamos a tabela abaixo e apenas em língua portuguesa foi difícil identificar o tipo de pensamento matemático, porém o professor relata que os alunos que tem bom raciocínio identificam as palavras contidas no texto. Na disciplina de química foi trabalhado as origens da energia elétrica e o aspecto econômico; em física foi trabalhado como deduzir o consumo de energia; na matemática foi trabalhado como calcular o consumo de energia de aparelhos elétricos; em geografia foi trabalhado fuso-horário; em história foi abordado a necessidade em busca da alimentação, fato que ocasionou o surgimento da agricultura, destacando quantas sementes deveriam  ser usadas, as fases para o plantio e o armazenamento do excedente. Em todos os componentes curriculares foram usados o raciocínio lógico-dedutivo, afirmando o que o texto sugere.

Disciplina ConteúdoFísica Consumo de energiaGeografia Fuso-horário (raciocínio)História Desenvolvimento da agricultura na antiguidadeMatemática Consumo de energia (raciocínio lógico-dedutivo)Português Figuras de linguagemQuímica Produção de energia