O Curriculo do EM, seus Sujeitos e o Desafio da Formação Humana Integral

Etapa I - Caderno III         

O Currículo seus Sujeitos e o Desafio da Formação Humana Integral

Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura?
De certo modo, as disciplinas que trabalhamos têm alguma relação com a tecnologia. Desde a antiguidade, o homem aprendeu a usar a tecnologia. Ela esteve presente no passado assim como no momento atual. Cabe a nós, professores, fazer a relação entre a disciplina que se trabalha em sala e a tecnologia.
A cultura também está presente nas vidas das pessoas, tanto no passado, como no presente, por exemplo: na literatura e na vida, o amor entre duas pessoas e o dinheiro pode definir suas decisões e isto deve, ou pode ser mostrado aos alunos.
Na ciência, precisamos utilizar os materiais que estão presentes nas vidas dos alunos como detergentes, gordura, açúcar, sabão, etc.., mas não só isto, o aluno necessita acompanhar, entender, analisar e anotar o processo físico/químico, para que ele, o aluno, possa transformar seu entendimento.
No trabalho, as disciplinas escolares, mesmo dialogando menos que o desejável, podem despertar no aluno o interesse por determinada área de trabalho. O próprio funcionamento da escola, em geral, e das disciplinas, em particular, fornece uma preparação para o mundo do trabalho e também propicia a reflexão sobre a organização do trabalho.
Temos também que refletir sobre o que é indicado pelas propostas curriculares e a nossa prática efetiva, tendo em vista o que se pretende propiciar aos alunos em termos de formação intelectual e moral.
Em relação à sociabilização, várias disciplinas usam o trabalho em grupo como forma de estimular a cooperação e a apresentação oral para vencer a timidez e as dificuldades de comunicação.
Além disso, os conteúdos das disciplinas podem, e devem, ser usados para ler criticamente a realidade. O próprio conhecimento científico é visto na sua historicidade. Esse pensamento crítico é fundamental para que o aluno tenha autonomia para compreender as informações que estão à sua disposição em quantidades monumentais, e também para ter autonomia para se posicionar moral e eticamente.

Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento - EFM - Curitiba - PR

Professores Cursistas: Daniel de Oliveira, Eli Cristina Paz, Fernando Lacerda, Jefferson Kimura, marlena Mattos, Nelson luiz Ribeiro, Silmara Alves da Silva, Silvia Jokowski, Simoni Cunha Vigiano.

OE Everton

 

Comments

imagem de ANGELA DA SILVA

O Currículo seus Sujeitos e o Desafio da Formação Humana Integra

De fato nossa disciplina deve contemplar conteúdos que ajudem na formação da personalidade, integridade e valores de nossos alunos pois os mesmos estão na fase propícia para isto, cabe a nós aproveitarmos para melhorar os relacionamentos amistosos pois muitas vezes uma opnião, conselho e até mesmo uma bronca ajuda em muito nas suas decisões futuras.  Fazer uma leitura crítica da realidade e ajuda-los a entende-la faz com que se tornem pessoas mais críticas, passíveis de mudança e reflexão.

Vote neste Comentário
imagem de ANGELA DA SILVA

O Currículo seus Sujeitos e o Desafio da Formação Humana Integra

De fato nossa disciplina deve contemplar conteúdos que ajudem na formação da personalidade, integridade e valores de nossos alunos, pois os mesmos estão na fase propícia para isto, cabe a nós aproveitarmos para melhorar os relacionamentos amistosos pois muitas vezes uma opnião, conselho e até mesmo uma bronca ajuda em muito nas suas decisões futuras.  Fazer uma leitura crítica da realidade e ajuda-los a entende-la faz com que se tornem pessoas mais críticas, passíveis de mudança e reflexão.

Vote neste Comentário