Considerando as reflexões propostas pela temática 2, percebo que a nossa escola tem sim consciência e reconhece a diversidade, seja ela de gênero, racial, econômica, social e cultural existente em seu interior. Acredito também que tem executado ações, seja coletivo, ou individualmente no interior da sala de aula (professor), através de pequenos ou grandes projetos multidisciplinares, que visam promover o respeito e a valorização da diversidade. Cabe a cada um de nós, não deixar que essas questões aparecem pontualmente, mas que estejam presentes em nossa prática cotidiana, como algo natural.
Essa diversidade da qual tratei anteriormente, é visível, fácil de ser detectada, mas a diversidade de condições e qualidade de vida, de qualidade de relacionamentos afetivos e familiares, de estrutura familiar, de relação com o trabalho , de expectativas e projetos de vida existentes em sala é o que pouco conhecemos. Parecem-nos todos iguais e são tratados da mesma forma, não “se perde tempo de aula” para conversar com os alunos, a fim de conhecê-los mais profundamente e, quem sabe, orientá-los na resolução de seus conflitos.Isso também é formação integral do ser humano. Sabemos muito pouco de sua vida. Durante o conselho de classe, ouvimos sobre alguns deles, normalmente do aluno problema que pode ter algum "motivo" para ser ou agir de determinada forma. Mas, como vivem esses alunos? O que fazem? O que pensam sobre a escola e sobre os professores? O que aspiram e o que fazem para realizar futuramente suas aspirações?
Aplicando um questionário que desenvolvemos com esse propósito, em uma turma de 1º ANO, os alunos demonstraram o desejo de terem um melhor relacionamento com os professores, que poderia se dar, segundo eles, através do respeito mútuo e, principalmente do diálogo. Eles demonstraram claramente que valorizam o professor que “conversa” sobre outros assuntos e não apenas do seu “conteúdo”. E vejam que surpreendente. Para a pergunta: Do que você mais gosta na escola? a maioria respondeu :
_ “Dos professores”. Isso deixa claro o quão importante podemos ser na vida de nossos alunos.
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Celia, também apliquei um
Celia, também apliquei um questionário, mas com alunos de 3° ano e pude perceber que o anseio de muitos é a aproximação com os professores. Que ainda gostam de estar na escola, mas que é preciso que todos tenham respeito, e principalmente pelo professor. Que estão preocupados com o futuro e desejam continuarem estudando.