NRE CASCAVEL - MUNICÍPIO DE BRAGANEY - ESTUDO, ANÁLISE, REFLEXÕES E AÇÕES DO ENSINO MEDIO DO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LONGUINÓPOLIS.
NUCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL- PR
COLEGIO ESTADUAL DO CAMPO LONGUINÓPOLIS
CURSISTAS:
ADRIANO MOREIRA DA SILVA JUNIOR
ANDRE RICARDO DENARDIN
ELOA TEREZINHA TEIXEIRA
IRENE VERGILIO NOLLI
JULIANA DE OLIVEIRA
KÁTINA MICHELLE GUBERT VICENTE
MARIA DE FATIMA COGO DOS SANTOS
RUBER VANDRO CARLALIE DI PRIETO FARIA
SANDRA MARA FELICIANO DOS SANTOS
WILLIAM RODRIGUES
ORIENTADOR DE ESTUDOS: CELESTINO DENARDIN
APRESENTAÇÃO
A presente Wiki final se ocupa de propor ações para cada tema abordado durante essa primeira etapa de estudo do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio. As temáticas são: sujeitos, gestão democráica, currículos, áreas, avaliação externa. Para realizarmos através deste texto coletivo a retomada das reflexões e o apontamento de possíveis alternativas para o enfrentamento dos desafios apontados, nos propusemnos a desenvolver o proposto por temática. As temáticas:
SUJEITOS
Ao revermos neste momento essa temática compreendemos que temos jovens trabalhadores e não jovens alunos pensando em sua formação, assim convivemos com alunos exaustos na sala de aula apos um longo dia de trabalho e com índices muito baixo de leitores. Falar em avanços, em investimentos são ferramentas que se vislumbram melhores dias, o Proemi(Programa Ensino Médio Inovador) surge como uma ferramenta interessante, para esse programa elaboramos coletivamente propostas de trabalho(projetos) com cautela e pensando nas reais necessidades de nossos jovens alunos, vamos procurar implementá-las para que as ações possam promover mais motivação e interesse de nossos alunos, mas registramos aqui a necessidade de uma educação em tempo integral e escolas bem equipadas. Pois não adianta nada laboratórios de ultima geração de física, quimica e biologia se, por exemplo, essas áreas continuarem a ter apenas duas aulas semanais. Avançando para o ensino em tempo integral temos que avançar na legislação trabalhista, não admitir que um jovem tenha emprego remunerado. E que os estágios sejam mesmo estágios e não ferramentas de contratação de mao de obra barata. Assim teremos jovens que não vao se iludir com um "bico" mas que vao sonhar com um futuro promissor. E para isso também a sociedade brasileira tem que evoluir e crescer para dar perspectiva de vida e de trabalho de acordo com os anseios de nossos jovens. Portanto, sem rompermos o paradigma da educação em apenas um período compreendemos a dificulade de avançar e vamos conviver apenas como movimentos e programas paliativos.
No entanto, enquanto a ampliação da carga horária não se efetive, o Colégio Estadual de Longuinópolis procura identificar cada perfil de aluno, compreender seus anseios e necessidades, flexibilizando conteúdos, buscando alternativas de recuperação paralela, ajustando trabalhos e pesquisas de acordo com as possibilidades de tempo extra classe de cada aluno. Além disso, buscamos a orientação educacional constante visando pautar a importância dos estudos para ir de encontro com eventuais desvios nessa trajetória, promovidos pela internet(rede sociais), por sub-empregos, problemas de relacionamentos, entre outros.
Entendemos que o um dos maiores problemas a que temos que fazer o enfrentamento no Col. Est. do Campo de Longuinópolis é a identificação dos nosso alunos com a filosofia da "geração Casusa" inerente na sociedade de consumo atual que provoca a crise de valores no ser humano e muita vezes nos tornamos impotentes diante da propagação dos interesses da mídia consumista.
Em nosso cotidiano sempre buscamos alternativas para dar enfrentamentos as dificuldades que cada aluno apresenta, porém sempre pautando pelo comprometimento dele, nas ações a serem implementadas. Constantemente deliberamos por ações que não criem preconceitos e estereótipos de que nossos alunos(jovens) sejam "alunos problemas", buscamos compreendê-los na sua complexidade e na perspectiva de um ser humano em formação, capaz de ter iniciativas de grandes elogios e ao mesmo tempo de atitudes que devem gerar intervenção pedagógica.
E neste momento de encerramento, gostariamos de ressaltar, diante do exposto em relação a temática dos sujeitos do ensino médio, que
-promover a participaçã dos alunos na resposta a pergunta Que ensino médio queremos aqui para longuinópolis;
-planejar e executar um PTD que leve emn consideração os sujeitos do nosso EM.
-organização entevista com os alunos para aprinorar os dados sociuoeducacionais dos alunos do ebnsino médio;
-criar mecanismo de acompanbhmento efetivo de faltas às aulas;
CURRICULO
Ao reavaliarnmos esse tópico acreditamos que quando conscientizamos nossos alunos da importância dos conteúdos a serem aprendidos e no momento que os motivamos para o desenvolvimento das atividades, desenvolvemos ora de maneira sistemática ora de forma indireta as dimensões integradoras do currículo. A nosso ver temos que avançar no planejamento para torná-las mais conscientes em nossa prática individual e a partir desse entendimento e compreensão individual possamos dialogar com outras áreas e colegas. Também com um planejamento pensado nas dimensões acreditamos que teremos mais conteúdos sendo selecionados de forma objetiva e voltados para a realidade dos sujeitos que atendemos e menos conteúdos meramente constantante nos livros didáticos, isto é, nossa prática pensada por nós e não pelo elencamento de conteúdos do currículo e do livro didático. Enfim, ao termos preocupação com a perspectiva do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura necessariamente selecionaremos conteúdos que vão ao encontro dos anseios dos alunos. Acreditamos que atualmente isso ocorre de forma eventual e nem sempre pensado sistematicamente por nos professores. Em outras palavras, seria transformar o PTD em algo "real" e "efetivo" no dia a dia das aulas, possibilitando prever a maioria das ações pedagógicas a serem realizadas.
Trabalhar todas as dimensões, por si só não garantem uma boa qualidade de ensino. No entanto precisamos refletir, ler e buscar novos saberes para ter clareza do que trabalhar em cada uma das dimensões e procurar inserir um a dentro em cada uma delas. Entendemos que, dependendo do conteúdo a ser trabalhado fica mais evidente uma ou outra dimensão em certos conteúdos não conseguimos trabalhar todas as dimensões.
Diante do exposto nesta temática gostariamos de ressaltar que, é necessário a adequação do tempo para termos qualidade na elaboração dos Planos de Trabalhos Docentes, além disso, é também necessário que os espaços destinados aos replanejamentos sejam garantidos de maneira permanente ao longo do ano letivo. AINDA,
COMPREENDEMOS QUE É DE RESPONSABILIDADE DO COLETIVO ESCOLAR A ELABORAÇÃO DE PROPOSTA CURRICULAR INTERDISCIPLINAR QUE CONTEMPLE O MAXIMO DAS DIMENSÕES (TRABALHO, TECNOLOGIA, CULTURA, CIÊNCIA) POSSÍVEIS, DENTRO DE UMA PERESPECTIVA INTERDISCIPLINAR.
DISCIPLINAS CURRRICULARES (Áreas)
Após realizarmos os debates e estudos a respeito das disciplinar, identificamos essa temática comop um grande desafio, sendo que alguns questionamentos se apresentam, tais como: De que forma integrar um currículo com um histórico de fragmentação? Como integrar com a organização espaço tempo na escola divido por disciplinas? O que se vislumbra a nosso ver é a necessidade de mais diálogo entre as disciplinas afins, para isso, o caminho é mais tempo para planejamento e a realização de constantes estudos por área de conhecimento para se delimitar quais conteúdos a serem trabalhados coletivamente(estrutura e condições práticas), ou seja, que se busque conteúdos presentes nas diversas disciplinas de determinada área de conhecimento e que estrategicamente sejam trabalhados com os seus enfoques e visões de cada área.
No entanto, como o próprio caderno aponta, que para a plena realização dessa interdisciplinariedade requer também rever a organização do espaço e tempo e isso quer dizer rever quantidades de aulas por disciplinas e inclusive se estas permaneceriam como estão hoje postas. Porém, mesmo como esse limitador devemos nos perguntar e encontrar os possíveis caminhos a serem trilhados para que as concepções defendidas pelas diretrizes do Ensino Médio sejam efetivadas por nós.
Nesse sentido, como debatido no encontro, a delimitação de conteúdos básicos, juntamente com um planejamento coletivo são fundamentais para o início de um trabalho que vise enfrentar a questão da fragmentação. A busca coletiva por conteúdos realmente significativos(concretos) e que levem em consideração os sujeitos do nosso ensino médio é um exercício que se impõem a cada um de nós.
Compreender a perspectiva escolar, a interdisciplinaridade recorre a um saber, diretamente útil e utilizável, para responder às questões e aos problemas sociais contemporâneos atendendo as necessidades imediatas, a médio e longo prazo para o aluno. Significa promover a integração dos diferentes conhecimentos criando as condições necessárias para uma aprendizagem motivadora e significativa, na medida em que ofereça maior liberdade aos professores e alunos na seleção dos conteúdos privilegiando aqueles que permitem uma melhor contextualização com a realidade do educando.
Por outro lado temos visto o distanciamento entre os conteúdos programáticos e a experiência dos alunos o que não tem correspondido com tal perspectiva. Neste sentido concebemos a ideia de que uma aprendizagem significativa pressupõe a existência de um referencial que permita aos alunos identificar e se identificar com as questões propostas, certamente aí esta um dos pontos que responde pelo desinteresse, insucessos e abandono escolar.
Diante disso, compreender um currículo na perspectiva da Interdisciplinaridade e da contextualização, não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar-se dos conhecimentos das várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista. Em outras palavras, a interdisciplinaridade independente de ser o currículo organizado por áreas ou por disciplinas deve ser contextualizado e interdisciplinar.
Essa postura implica numa mudança de postura que faz com que os alunos adquiram a capacidade de compreender e intervir na realidade, em uma visão autônoma e não alienante possibilitando que o aluno saia do senso comum e aprimore o seu nível de conhecimento extrapolando aquilo que é do senso comum e do contexto imediato.
Nessa perspectiva, apontamos como uma importante ferramente de busca pela integração curricular, mesmo com a organização por disciplinjas, a efetivação DOS PROJETOS PREVISTOS PARA O ENSINO MÉDIO INOVADOR DE 2015 (PROEMI). Tais propostas previstas no PROEMI servirão de baase para o inicio do redesenho curricular.
GESTÃO DEMOCRÁTICA
A gestão democrática na escola é uma atividade sistemática que envolve todas os setores da mesma e uma vez organizados, visam dialogar e deliberar coletivamente as questões importantes e ações necessárias, visando o seu bom funcionamento.
Para que esse bom funcionamento se efetive, há a necessidade de compreendermos que todos fazemos parte da solução dos problemas, mas isso é um aprendizado democrático ainda em construção, esses dias vimos uma citação que dizia mais ou menos assim que "no fundo no fundo gostaríamos que nossos problemas fossem resolvidos por decreto". Enfim ainda permeia entre a coletividade a falsa ideia de que temos que ter um salvador da pátria, alguém que nos indique o caminho, o que fazer e como fazer. Nesse sentido, identificarmos a nossa participação democrática que fica restrita a reclamar quando as coisas não vão bem. A participação democrática também é se comprometer com o coletivo e com as decisões, assim as necessidades impostas pelo cotidiano escolar nos serve de base para desenvolvermos os princípios de uma plena democracia, mesmo com todas dificuldades que possam existir, pois como citamos no início, a participação democrática também é um aprendizado a ser consolidado, pois durante a ditadura o ensinamento posto foi eficaz e reverbera até nos dias de hoje.
A democracia como formação da cidadania para o desenvolvimento de valores e práticas democráticas na convivência em uma sociedade passa inicialmente pela escola, pois esta é uma das tarefas da escola, que tem um papel fundamental na formação dos valores de igualdade, equidade, liberdade, coletividade, entre outros.
Saviani falando do Homem Livre no livro Escola e Democracia, embora se referindo a uma democracia com processo fundamentado na igualdade e que torna a burguesia a classe dominante, afirma: “A escola era proposta como condição para a consolidação da ordem democrática.” Papel político que a escola se prestou para escolarizar homens na formação de Cidadãos que “... participassem do processo político, e, participando do processo político, eles consolidariam a ordem democrática...”. A igualdade de escolarização para todos.
Muito se avançou no processo de efetivação da democracia no contexto educacional. Podemos citar muitas escolas públicas escolhem seu dirigente (diretor) por eleição direta com a participação de todos os segmentos da sociedade. O exemplo disso, citamos o próprio estado do Paraná, conforme a lei Lei nº 14.231/2003 no seu artigo 4º a seguir:
Art. 4º. Estão aptos a votar os seguintes segmentos dos Estabelecimentos de Ensino:
I – professores;
II – funcionários;
III – responsável perante a escola, pelo aluno menor de 16 anos, não votante;
IV – alunos matriculados no Ensino Médio e Educação Profissional;
V – alunos com, no mínimo, 16 (dezesseis) anos completos, até a data da consulta, matriculados no Ensino Fundamental.
Outro aspecto interessando e promovedor da democracia é a possibilidade de todos os profissionais da educação poderem ser candidato, não apenas os professores conforme prevê a lei em seu artigo 8º insiso:
“Art. 8º. São requisitos para o registro da chapa:
I - pertencer ao Quadro Próprio do Magistério, ao Quadro Único de Pessoal ou ao Quadro Próprio do Poder Executivo.”
Conclui-se a partir dessa reflexão que o processo de promoção da Democracia nas Escolas, embora que lento e pontual, vem se efetivando.
A democracia como formação da cidadania para o desenvolvimento de valores e práticas democráticas na convivência em uma sociedade passa inicialmente pela escola, pois esta é uma das tarefas da escola, que tem um papel fundamental na formação dos valores igualdade, equidade, liberdade, coletividade, entre outros.
Saviani falando do Homem Livre no livro Escola e Democracia, embora se referindo a uma democracia com processo fundamentado na igualdade e que torna a burguesia a classe dominante, afirma: “A escola era proposta como condição para a consolidação da ordem democrática.” Papel político que a escola se prestou para escolarizar homens na formação de Cidadãos que “... participassem do processo político, e, participando do processo político, eles consolidariam a ordem democrática...”. A igualdade de escolarização para todos.
Muito se avançou no processo de efetivação da democracia no contexto educacional. Podemos citar muitas escolas públicas escolhem seu dirigente (diretor) por eleição direta com a participação de todos os segmentos da sociedade. O exemplo disso, citamos o próprio estado do Paraná, conforme a lei Lei nº 14.231/2003 no seu artigo 4º a seguir:
Art. 4º. Estão aptos a votar os seguintes segmentos dos Estabelecimentos de Ensino:
I – professores;
II – funcionários;
III – responsável perante a escola, pelo aluno menor de 16 anos, não votante;
IV – alunos matriculados no Ensino Médio e Educação Profissional;
V – alunos com, no mínimo, 16 (dezesseis) anos completos, até a data da consulta, matriculados no Ensino Fundamental.
Outro aspecto interessando e promovedor da democracia é a possibilidade de todos os profissionais da educação poderem ser candidato, não apenas os professores conforme prevê a lei em seu artigo 8º insisoI:
“Art. 8º. São requisitos para o registro da chapa:
I - pertencer ao Quadro Próprio do Magistério, ao Quadro Único de Pessoal ou ao Quadro Próprio do Poder Executivo.”
Conclui-se a partir disso que o processo de promoção da Democracia nas escolas, embora que lento e pontual, vem se efetivando. Além disso, destamos a importância do APRIMORAMENTO constante DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO como ferramenta de garantia da autonomia da instituição, bem como alçarmos respaldo em novas leis que garantam o avanço no processo democrático.
AVALIAÇÃO EXTERNA
Ao revermos a questão dessa temática, destacamos que é importante lembrar que as avaliações externas(enem, saep) são padronizadas, este é um elemento importante para levar em consideração para melhoria desse nossas práticas pedagógicas internas, independentemente de rankiamento. Para tanto, o olhar para esses mecanismos de avaliação deve ser voltado como mais um elemento para contribuir para o estudo, reflexão e entendimento do complexo escolar. Também devem orientar o olhar para alguns aspectos que chamem a atenção, ou seja, que se distanciem das médias, tendo nessa perspectiva a possibilidade de planejar ações de intervenções pontuais, permanentes e de longo prazo.
Encaminhamento:
Diante desse estudo foi realizado um trabalho em dupla ou grupos de três. Cada dupla ou grupo escolheu uma ação que pudesse contemplar: a Interdisciplinaridade; garantisse os conteúdos das disciplinas envolvidas e fizesse uso das tecnologias disponíveis na escola. Esses trabalhos com seus resultados serão postados como comentários desse texto.
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A CONTRIBUIÇÃO DO PACTO DE FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO NO PLA
NÚCLEO REGIONAL DE CASCAVEL - PR
COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LONGUINÓPOLIS - EFM
Município: Braganey NRE: Cascavel
Curso: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Orientador de Estudos: CELESTINO DENARDIN
Data: 13 de dezembro de 2014
Professor Cursista: Adriano Moreira da Silva Junior
Maria de Fátima Cogo dos Santos
Atividade: Reflexão e Ação – Finalização do Curso – Módulo VII
PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA A REFLEXÃO E AÇÃO
Título da proposta:
A CONTRIBUIÇÃO DO PACTO DE FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO NO PLANEJAMENTO DAS PROPOSTAS A SEREM IMPLANTADAS NO PROEMI EM 2015
Justificativa:
Numa sociedade do conhecimento, com graus de complexidade crescente, a preparação de todos os cidadãos para o mundo da vida e do trabalho requer o domínio de competências e habilidades de leitura, escrita, capacidade de resolver problemas e de entender o mundo que os cerca. Além de avançar na solução dos nossos dramáticos problemas de gestão escolar, a reflexão sobre que rumo dar ao ensino médio deve enfrentar dois temas principais: o redesenho do currículo articulado à definição de expectativas de aprendizagem que propiciem o domínio de competências gerais; e, o redesenho da arquitetura do sistema, na medida em que a flexibilização e diversificação continuam como aspectos centrais da agenda na educação contemporânea.
Diante disso, a partir da escuta dos sujeitos envolvidos no processo ensino – aprendizagem pode-se planejar e replanejar as ações da escola, tendo como perspectiva as necessidades da comunidade escolar e o Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio ao se voltar para o estudo da realidade do Ensino Médio no Brasil, do Paraná e principalmente do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo de Longuinóipolis ganha importância por dois aspectos: primeiramente pelo caráter teórico, reflexivo e prático do curso e por viabilizar teoria-prátia-teoria podendo fomentar ações visando a implantação do Ensino Médio Inovador em 2015. Assim o presente curso pode contribuir para que as ações previstas sejam realizadas com mais consistência e sucesso. Dessa forma, esta proposta é um breve exercício de articulação entre teoria e prática e o estabelecimento de pontes entre os estudos realizados e as contribuições para cada proposta prevista no PROEMI 2015.
Objetivo:
Analisar os conteúdos estudados durante o Pacto de Fortalecimento do Ensino Médio apontando as principais contribuições para a efetivação das propostas do Proemi do Colégio Estadual do Campo Longuinópolis.
Encaminhamentos Metodológicos:
Para a realização do proposto, inicialmente serão reestruturados as propostas de cada grupo interdisciplinar do PROEMI com base no redesenho curricular com propostas didáticas que favoreçam a reflexão e ação. Para tanto se faz necessário refletir sempre a respeito do que é possível fazer em sala de aula, a partir do que foi trabalhado na formação.
Outra ação necessária é a análise de recursos didáticos disponíveis nas escolas e a estimulação do seu uso, em especial o uso das tecnologias, pois são potencialmente úteis no processo de ensino e nem sempre são utilizados ou potencializados adequadamente na escola na escola.
Contruir coletivamente as propostas de redesenho curricular para o PROEMI com todos os professores e profissionais da escola.
Analise das contribuições:
Acompanhamento Pedagógico:
Criação de condições e mecanismo para que o aluno consiga administrar financeiramente a sua vida pessoal e familiar, através do trabalho de pesquisas bibliográfico e de campo, seguidas de análises de dados divulgados por diferentes mídias.
Os estudos e debates realizados ao longo do curso, principalmente no que diz respeito a analise dos sujeitos do Ensino Médio evidenciou um perfil de jovem que inserido no mundo capitalista e consumista é muito influenciado por estes elementos.
Um exemplo disso foi a constatação de que nossos jovens faltam as aulas, chegam atrasado e até desistem em virtude de entrar precocemente no mercado de trabalho. São trabalhos geralmente braçais e que não contribuem como deveriam com a formação dos nossos jovens. Assim, a identificação mais precisa de quem é o jovem aluno do Ensino Médio de Longuinópolis contribuirá para que a proposta de acompanhamento pedagógico seja mais eficaz e condizente com as reais necessidades do alunado, indo ao encontro de suas necessidades, a fim de promover o planejamento financeiro, o planejamento de vida, pautando a escola e a educação como elementos importantes na garantia de qualidade de vida futura. Nesse sentido, a proposta poderá realizar o enfrentamento ao imediatismo juvenil que vê o hoje, o agora (concretizado no sub-trabalho que possui) e deixa em segundo plano o curso do Ensino Médio (projeto futuro). Tal dicotomia resulta como constatada ao longo do curso, no desinteresse, na desmotivação e como recebemos um jovem cansado de um dia inteira de trabalho, temos o baixo desempenho escolar.
Portanto, os estudos dos sujeitos do Ensino Médio contribuíram e contribuirão para que o direcionamento do acompanhamento pedagógico seja mais eficaz e voltado para as reais necessidades dos nossos alunos. Percebemos dessa forma, que a proposição do Acompanhamento Pedagógico também foi resultado do anseio dos educadores em intervir em uma nuance importante no processo de formação de nossos alunos e alunas.
Leitura e Letramento
Criação de um Jornal Estudantil periódico com editorial e seções especificas para cada área de conhecimento como meio de divulgação das ações desenvolvidas e das produções feitas no decorrer dos anos letivos em todas as disciplinas.
Nesta proposta o estudo e debate sobre as áreas do conhecimento e currículo serão muito utilizadas, a perspectiva interdisciplinar e de integração dos currículos também são temáticas importantes para a compreensão e efetivação da proposta idealizada para Leitura e Letramento. O entendimento de que o veículo de comunição pertencerá a todas as áreas e que todas poderão e deverão contribuir para a confecção de um jornal como forma de divulgação dos conhecimentos adquiridos e construídos ao longo do Ensino Médio.
Com esse mecanismo de comunicação vislumbra-se a interdisciplinaridade um vez que nas publicações poderá ficar mais evidente o caráter integral dos conteúdos, isto é, não há conhecimento específico de uma determinada área, mas o diálogo entre elas, bem como a diferentes abordagens de cada área de conhecimento sobre o mesmo objeto de estudo.
c) Iniciação Científica e Pesquisa:
Realização da “Mostra de Conhecimentos, Cultura e Arte: Saberes do Campo”, exposições científicas realizadas na escola para o público visitante, como meio de contribuição para a divulgação da ciência e para que os alunos demonstrem seu conhecimento.
Trata-se de mais uma proposta que dialoga com os estudos sobre área e currículo, uma vez que a proposta de Mostra de Conhecimentos não distingue áreas e nem disciplinas, assim os estudos e debates realizados a respeito das dimensões de ensino, a respeito da necessidade de construção de um currículo integrado, a promoção de aulas que garantam a interdisciplinariedade enfim, são elementos trazidos para a reflexão pelo curso de Fortalecimento do Ensino Médio que certamente serão colocados em prática no decorrer da efetivação desse projeto de Iniciação Científica e de Pesquisa.
d) Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias:
Criação de um Blog principiando um trabalho de reconhecimento dos benefícios do processo de aprendizagem tecnológico sobre o tradicional, tendo ações pedagógicas voltadas para alimentar o espaço de mídia, visando divulgar saberes do campo.
Em relação a esse projeto o Pacto também fomentou informações e conhecimentos sobre o uso das tecnologias, sendo ela uma das dimensões para se trabalhar os conteúdos, bem como refletindo sobre os sujeitos do ensino médio também se constatou a real adesão desses jovens ao mundo tecnológico, principalmente os da comunicação, pois são ativos usuários de redes sociais e constantemente fazem pesquisas e trabalhos escolares usando a internet. Neste contexto, a proposta de um blog alimentado pelo trabalho acadêmico dos alunos e professores possibilita unir tecnologia e saberes tradicionais, visando criar uma cultura de uso das tecnologias como principio educacional e não meramente de caráter de lúdico.
6. Recursos necessários:
Os recursos para o Proemi são da ordem de R$-40.000 para os dois anos., sendo previstos entre outras aquisições, a colocação de Multimidia no mínimo em 2 salas de aulas e computadores tipo notebook para atender alunos e professores do ensino médio.
7. Espera-se que o aluno:
Estabeleça relações entre os conceitos das disciplinas da matriz curricular e suas aplicações na vida cotidiana.
Problematize situações reais e busque, por meio dos conceitos disciplinares, soluções para as problematizações apresentadas e incorpores esses conhecimentos aprendidos na sua vida e seja capaz de transformar a sociedade em que vive refletindo na condição social e cultural da humanidade.]
Se proponha juntamente com a direção, equipe, funcionários e professores a desenvolver todos os projetos, cuja participação efetiva é imprescidível para o sucesso das propostas elaboradas no PROEMI.
Seja protagonista do processo de aprendizagem e nas realizações das propostas previstas, participando ativamente das atividades de Inovação do Ensino Médio.8. Instrumentos
Pesquisas;
Debates;
Seminários;
Relatórios;
Trabalhos individuais e/ou coletivos;
Representações;
Exposições;
Avaliação escrita.
9. Avaliação:
A avaliação passa pelo pressuposto da realização e aceitação dos docentes envolvidos no sentido de na medirem esforços na aplicação dos conceitos aprendido nona Formação de Professores do Ensino Médio promovida pelo MEC/SEED-Pr .
Como avaliação processual, a cada reunião será discutido e analisado o andamento das atividades propostas com garantia do sucesso das propostas elaboradas no PROEMI no sentido do desenvolvimento pleno buscando sempre uma educação voltada para a cidadania, ou seja, um sujeito a preparação de todos os cidadãos para o mundo da vida e do trabalho requer o domínio de competências e habilidades de leitura, escrita, capacidade de resolver problemas e de entender o mundo que os cerca.
10. Referências:
PDE INTERATIVO, 2014.
GER, PACTO DE FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO, 2014
TRÁFICO E CONSUMO INCONSEQUENTE DE DROGAS
Município: Braganey
NRE: Cascavel
Curso: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Orientador de Estudos: CELESTINO DENARDIN
Cursistas: Kátina Michelle Gubert Vicente
Irene Vergilio Nolli
Eloá Terezinha Teixeira
Data: 13 de dezembro de 2014
Atividade: Reflexão e Ação – Finalização do Curso – Módulo VII
PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA A REFLEXÃO E AÇÃO
1- Título da proposta: O TRÁFICO E CONSUMO INCONSEQUENTE DAS DROGAS
2- Conteúdos: Química orgânica e efeitos das drogas no organismo, a rota do tráfico, impacto na sociedade.
3. Quantidade de aulas: 6 aulas de química , 6 aulas de história , 6 aulas de geografia. A proposta de ação será implementada e efetivada no decorrer das aulas, posteriormente será alimentada durante o 4º bimestre usando alguns minutos numa das aulas em cada semana. No final do 4º bimestre será realizado um seminário.
4. Etapa: Ensino Médio 3º Ano A noturno.
5. Recursos necessários:- Mapas- Internet , celular- Projetor Multimídia- Projetor multimídia.
6. Encaminhamentos metodológicos: O pacto veio propor situações formativas que desafia aos professores a pensar e repensar suas práticas com mudanças em suas ações, levando-os a buscar alternativas, realizar projetos cujo objetivo seja não apenas alcançar as suas práticas individuais, mas, sobretudo, as práticas sociais e colaborativas com o uso das tecnologias como ferramenta favorecendo mudanças no cenário educacional e social. Neste processo pretendemos fazer com que o aluno faça o uso das mídias para melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, seguindo uma das propostas do ambiente virtual “Reflexão e Ação” do Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio como requisito para o cumprimento do Módulo VII a proposta é trabalhar com os alunos uma atividade envolvendo mídias sociais. Considerando que o 3º ano do Ensino Médio é uma turma que faz o uso das tecnologias bem como usuários e seus aplicativos para jogos de passa tempo, pesquisa na internet, comunicação nas redes sociais entre outras atividades, é importante aproveitar essa ferramenta, para se aprofundar em um assunto relacionado ao cotidiano dos alunos, que é o uso das drogas lícitas e ilícitas, ou seja, o uso indiscriminado e a acessibilidade com que as mesmas podem ser encontradas no dia a dia dos alunos, ambição de se conquistar dinheiro e poder na comercialização das drogas. Diante disso, pretende-se criar uma discussão e reflexão sobre os problemas físicos, sociais e morais com o uso das drogas que atualmente se encontram inseridas em nossa comunidade devido à facilidade de se comprar e vender aos jovens. Ao trabalhar os conteúdos serão compartilhados alguns vídeos sobre o assunto com os alunos da escola e com a comunidade, mitos, conceitos, efeitos do uso das drogas no organismo e seus impactos sobre a vida do usuário. No entanto, nem tudo é tão tranqüilo, pois a aprendizagem não ocorre de forma linear e simples e conforme planejado, mas também no sentido inverso, com conflitos, desequilíbrios e mudanças de concepções, onde os alunos expõem seu ponto de vista e relatam situações por eles vividas ou presenciadas. A proposta de ação será implementada e efetivada no decorrer de duas aulas no inicio do 4º bimestre, posteriormente será alimentada durante o bimestre usando alguns minutos numa das aulas em cada semana das disciplinas envolvidas. A finalização será feita no final do 4º bimestre em sala de aulas usando para isso duas aulas em forma de seminário, confecção de painéis e apresentação dos temas estudados para a comunidade escolar, promovido e coordenado pelos professores de química, história e geografia. No final do trabalho como forma de avaliação procura-se refletir sobre o conhecimento que o aluno adquire durante o desenvolvimento do trabalho, refletindo sobre o uso das drogas, suas conseqüências e os malefícios que as mesmas trazem para a sociedade, percebendo as perdas que acontecem na vida social, familiar, econômica e até espiritual.
a) Conteúdos abordados- Composição química das moléculas, estruturação dos carbonos, efeitos dos psicotrópicos no organismo.- Conflitos sociais, redes de tráfico.-Principais sinais de uso de drogas por jovens
-Fatores individuais de risco e de proteção ao uso de drogas- Globalização, fronteiras terrestres imensas com vizinhos narcotraficantes são as características principais do Brasil.
b) Resolução de situações A proposta pretende criar mecanismos de ação que permitem a superação de mitos e de ideologias criadas em torno do uso indiscriminado das drogas lícitas e ilícitas.c) Espera-se que o aluno:• Compreenda o conceito de composição química e estruturação de cadeias carbônicas e os efeitos das drogas no organismo.• Sensibilize sobre a desestruturação social e familiar diante do tráfico e do uso indiscriminado das drogas.• Compreenda o poder paralelo bem como as redes de tráfico das drogas.• Construa conceitos atitudes que visem combater as drogas.• Reconheça o problema no meio em que vive, e saiba intervir e resolver os problemas causados pela droga, na sociedade, na família e no ambiente escolar.• Desenvolva habilidades de pesquisa para se interar do assunto, e conhecimento acessando as redes sociais.• Estabeleça relações entre os conceitos das disciplinas da matriz curricular (química, história e geografia) e suas aplicações na vida cotidiana.• Problematize situações reais que busque, por meio dos conceitos disciplinares, soluções para as problematizações apresentadas e incorporem esses conhecimentos aprendidos na sua vida e seja capaz de transformar a sociedade em que vive refletindo na condição social e cultural da humanidade.
d) Instrumentos• Pesquisas;• Debates;• Seminários;• Relatórios;• Trabalhos individuais e/ou coletivos;• Representações;• Exposições;• Avaliação escrita e oral.e) Perspectiva de abordagem interdisciplinar:Perceber os relacionamentos dos conteúdos de cada disciplina no contexto da interdisciplinaridade dos conteúdos de Geografia para que os alunos possam utilizar-se dos conhecimentos de Química e História para a superação de seus problemas do quotidiano. Para tanto, faz-se necessário a realização de mediações, por parte do professor, para que os alunos interpretem e entendam os conteúdos pesquisados e a partir dessa compreensão façam as análises pertinentes aos temas abordados. Sendo assim, os alunos estarão concomitantemente aprendendo os conhecimentos de Geografia, história e Química Biologia, previstos nas diretrizes curriculares dês referidas disciplinas.
f) Sugestões de leitura:Que Livros,artigos, reportagens, depoimento, vídeos.?
g) Avaliação: A avaliação da aprendizagem deve assumir um caráter educativo, viabilizando especialmente ao estudante a condição de analisar seu percurso; e ao professor e a escola identificar dificuldades e potencialidades; individuais e coletivas, percebendo a forma com que o aluno tenha absorvido o conteúdo trabalhado durante as aulas, que serão diagnosticas, formativas e somativas levando em consideração a participação, envolvimento e a execução das atividades:- Entrega de relatórios e relatos escritos.- Avaliação formal escrita.- Apresentação e participação no seminário.- Elaboração e confecção de cartazes.- Participação no blog.Enquanto processo de avaliação cumulativo, a qualidade e quantidade de postagens e interações do grupo serão analisadas, avaliadas e aproveitadas como parte dos requisitos de composição da nota bimestral do 4º bimestre.
h) Referências:
http://drogasnt2011ifpi.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html
http://drogasnt2011ifpi.blogspot.com.br/p/historia-e-conceito.html
http://drogasnt2011ifpi.blogspot.com.br/p/o-problema-das-drogas-e-cresce...
http://www.mundoeducacao.com/drogas/drogas-licitas-ilicitas.htm
http://www.profdouglaslafemina.com.br/index.php?option=com_content&view=...
http://www.profdouglaslafemina.com.br/index.php?option=com_content&view=...
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https://www.youtube.com/watch?v=_131G9qmCYsEntrevista com Fabian Nacer no programa Altas Horas - 28/04/2013
https://www.youtube.com/watch?v=uWRHnk8P1iIPsicóloga fala sobre prevenção de drogas na adolescência
https://www.youtube.com/watch?v=v738ROdoP70Psicóloga fala sobre como agir com adolescentes
https://www.youtube.com/watch?v=wohP0Gk58sUAdolescência e aprendizagem de limites
https://www.youtube.com/watch?v=Fj4GzMZkgTsPsicoterapia Infantil x Ludoterapia
https://www.youtube.com/watch?v=ueuPgthYmmgComo lidar com a braveza dos filhos
https://www.youtube.com/watch?v=VRzSFNvDjS4VERDADES QUE OS FILHOS GOSTARIAM QUE OS PAIS SOUBESSEM - Pr. Josué Gonçalves - Parte 01
https://www.youtube.com/watch?v=s81zb-ZwFfAComo dialogar com os filhos adolescentes
COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LONGUINÓPOLIS - EFM
Município: Braganey
NRE: Cascavel
Curso: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Orientador de Estudos: CELESTINO DENARDIN
Cursistas: Kátina Michelle Gubert Vicente
Irene Vergilio Nolli
Eloá Terezinha Teixeira Data: 13 de dezembro de 2014
Atividade: Reflexão e Ação – Finalização do Curso – Módulo VII.
Título da proposta: O TRÁFICO E CONSUMO INCONSEQUENTE DAS DROGAS
Relatório de final da proposta
Resultados Obtidos Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois os alunos participaram efetivamente da realização das atividades, desenvolvendo os conteúdos propostos pelo professor, participando dos debates, confeccionado cartazes e pesquisando o tema das drogas a fundo para a explanação dos conteúdos aos colegas e a comunidade escolar.Por fim, despertar no aluno a leitura e a busca permanente de informações atualizadas de boa fonte.
ConclusãoPercebe-se que, com os avanços tecnológicos e do desenvolvimento e da socialização das Tecnologias de Comunicação e Informação, também foi uma ferramenta para a divulgação extrapolada tanto do tráfico, do consumo inconsequente das drogas e dos mecanismos de controle e combate ao ao uso indiscriminado e ilícito das drogas. Mas que essa ferramenta pode ser um instrumento didático e metodológico que possibilita e favorece o ensino e a aprendizagem desse tema, através do estudo e da análise a respeito das divulgações nas mídias considerando procedentes ou improcedentes, nocivas ou benéficas, cientificas ou do senso comum, entre outros comparativos. Concluímos que a atividade foi satisfatória, alcançando e superando os objetivos esperados, pois os alunos responderam ao trabalho desenvolvido com participação efetiva e contribuindo com informações relacionadas ao cotidiano de cada um deles.
Sugestão de Ação Sugerimos que o conteúdo seja estendido a toda a comunidade escolar, através de palestras e seminários com os demais alunos do ensino médio, para que todos tenham conhecimento e informação dos impactos e efeitos que as drogas causam nas pessoas, atingindo a família e a sociedade como um todo, diminuindo o número de usuários e pessoas ligadas ao tráfico de drogas mesmo de forma consciente e inconsciente; pois drogas são todas aquelas que causam dependência mesmo que tenham livre autorização para uso e venda.
O Facebook como ferramenta para o e Ensino e Aprendizagem da Bio
COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LONGUINÓPOLIS - EFM
Município: Braganey
NRE: Cascavel
Curso: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Orientador de Estudos: CELESTINO DENARDIN
Cursistas: ANDRE RICARDO DENARDI
SANDRA MARA FELECIANO DA SILVA.
Data: 13 de dezembro de 2014
Atividade: Reflexão e Ação – Finalização do Curso – Módulo VII
PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA A REFLEXÃO E AÇÃO
1. Título da proposta: O Facebook como ferramenta para o e Ensino e Aprendizagem da Biologia e de Língua portuguesa.
2. Conteúdos: Desvelamento de mitos criados e culturalmente difundidos pele humanidade. Conhecimentos do senso comum desmistificados pelo conhecimento científico. Curiosidades populares das ciências. (senso comum e cientificidade); Discurso como Prática Social;3. Quantidade de aulas: 4 aulas (biologia) e 4 aulas (Língua Portuguesa)OBS: A proposta de ação será apresentada, implementada e efetivada no decorrer de duas aulas, posteriormente será alimentada durante o bimestre usando 15 minutos numa das aulas em cada semana, em ambas as disciplinas. A finalização será feita no final do 4º bimestre em sala de aula usando para isso duas aulas em forma de seminário.
4. Etapa: Ensino Médio-1º Ano do Ensino Médio do período noturno.
5. Recursos necessários:-Aparelho de telefone celular (smartfone);- Internet;- Computador;-Projetor multimídia.
6. Encaminhamentos metodológicos:O pacto veio propor situações formativas que desafiam os professores a pensar e repensar suas práticas e mudar as suas ações, levando os professores a buscar alternativas, realizar projetos cujo objetivo seja não apenas alcançar as suas práticas individuais, mas, sobretudo, as práticas sociais e colaborativas, com o uso das tecnologias como ferramenta favorecendo mudanças no cenário educacional e social.Neste processo pretendemos fazer com que o aluno faça o uso das mídias para melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, seguindo uma das propostas do ambiente virtual “Reflexão e Ação” do Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio como requisito para o cumprimento do Módulo VII a proposta é trabalhar com os alunos uma atividade envolvendo mídias sociais.Considerando que o 1º ano do Ensino Médio é uma turma que faz o uso freqüente do aparelho de telefone celular e seus aplicativos para jogos de passa tempo, pesquisa na internet, comunicação nas redes sociais entre outras atividades, é importante aproveitar essa ferramenta, ou seja, o uso das Mídias no Processo de Ensino e Aprendizagem com alunos do Ensino Médio. Diante disso, pretende-se criar um grupo de amigos no facebook (professores e alunos), com o objetivo de postagem, comentários e compartilhamento de links da internet com assuntos referentes a conteúdos do currículo da disciplina de biologia e língua portuguesa. O pressuposto fundamental é de criar ações, situações e condições de interação e mediações para que os alunos tenham a oportunidade de visualizar, comentar e compartilhar as informações que seriam postadas pelo professor e pelos próprios alunos.Ao criar o grupo, inicialmente serão compartilhados alguns vídeos e imagens por iniciativa dos professores referente a algumas curiosidades, mitos, conceitos do senso comum sobre conteúdos relacionados ao currículo da disciplina de biologia, (vegetais, corpo humano e animais) e língua portuguesa (interpretação, leitura, produção de textos e ortografia).No entanto, nem tudo é tão tranquilo, pois a aprendizagem não ocorre de forma linear e simples e conforme planejado, mas também no sentido inverso, com conflitos, desequilíbrios e mudanças de concepções. Daí a proposta prevê que os materiais postados sejam vídeos e imagens com poucos textos dinâmicos de leitura, para que o aluno se autoestimule a leitura, uma vez que percebemos dificuldade da criação de hábitos de leitura e produção de textos, principalmente quando se trata de textos técnicos e científicos.A proposta de ação será apresentada, implementada e efetivada no decorrer de duas aulas no inicio do 4º bimestre, posteriormente, será alimentada durante o bimestre usando 15 minutos, numa das aulas em cada semana das disciplinas envolvidas. A finalização será feita no final do 4º bimestre em sala de aula, usando para isso duas aulas em forma de seminário promovido e coordenado pelos professores de biologia e de língua portuguesa.Neste seminário far-se-á o feedback, como forma de avaliação e retorno para que o aluno possam se autoavaliar e perceber sua própria mudança de comportamento em suas praticas no uso das mídia e do faceboock.
- Conteúdos abordados
- Noções de Anatomia e Fisiologia do Sistema Circulatório;- Noções de Anatomia e Fisiologia de Cérebro Humano;- Noções de Fisiologia Vegetal;- Interpretação e análise de textos e vídeos;- Produção de Texto Crítico interpretativo;- Gênero: Mensagem (torpedo);
- Resolução de situaçõesOs alunos ao usarem as redes sociais, no caso faceboock, para se comunicar, usam excessivamente as ações: Compartilhar e curtir e poucos fazem comentários, e quando o fazem, os relatos são: kkk, rsrsr, ou textos monosilábicos, palavras ou frases curtíssimas e repetitivas.A proposta pretende criar mecanismos de ação que permitem o aluno superar suas limitações em relação à escrita, bem como estimular esta prática, através da reorganização estrutural das mensagens, visando à qualificação dos textos nos moldes de torpedo.
Espera-se que o aluno:
• Compreenda a função do desenvolvimento tecnológico como evolução da humanidade como ferramenta que facilita a sua vida cotidiana.• Interprete tabelas e gráficos como ferramentas de informação sintetizadas (condensadas) para análise e formação de opiniões.• Construa os conceitos científicos superando os conceitos do censo comum.• Crie o hábito de leitura.• Desenvolva habilidades de acesso, reconhecimento e uso de ambientes virtuais e aplicativos.• Produza textos com coesão, coerência usando as normas ortográficas padrão mesmo no facebook.• Produza textos críticos interpretativos a partir das informações científicas abordadas nos conteúdos postados;• Resolva situações problemas do seu dia a dia, seja da vida escolar ou de sua vida social, emocional e de trabalho.• Estabeleça relações entre os conceitos das disciplinas da matriz curricular (biologia e língua portuguesa) e suas aplicações na vida cotidiana.• Problematize situações reais e busque, por meio dos conceitos disciplinares, soluções para as problematizações apresentadas e incorpore esses conhecimentos aprendidos na sua vida, e seja capaz de transformar a sociedade em que vive interferindo na condição social e cultural da humanidade.
Instrumentos• Pesquisas;• Debates;• Seminários;• Relatórios;• Trabalhos individuais e/ou coletivos;• Representações;• Postagens;• Exposições;• Avaliação escrita.• Realização de uma pesquisa com todos os alunos da escola, para mensurar o percentual de alunos que utilizam redes sociais.
7. Perspectiva de abordagem interdisciplinarEspera-se que os educandos ao acessarem os conteúdos de Biologia no grupo possam utilizar-se dos conhecimentos de Língua Portuguesa para realizarem as interações e comentários dentro do grupo com qualidade e consistência. Para tanto, faz-se necessário a realização de mediações, por parte do professor, para que os alunos interpretem e entendam os conteúdos postados e a partir dessa compreensão façam as análises pertinentes aos temas abordados. Dessa forma, os alunos estarão concomitantemente aprendendo os conhecimentos de Biologia e Língua Portuguesa, previstos nas diretrizes curriculares.
8. AvaliaçãoO ato de avaliar implica primeiramente no acolhimento da realidade do aluno em sua totalidade, no nível em que esteja sua formação, para consequentemente auxiliá-lo como parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem e a efetivação dos objetivos propostos. Neste sentido ela será permanente, continua e dinâmica no sentido de verificar o nível de apropriação dos conteúdos pelo aluno, fazendo parte do processo desde a implementação, acompanhamento e orientação permanente durante o desenvolvimento da proposta como forma de comprovar se os resultados estão sendo satisfatórios e os objetivos alcançados.Outro aspecto considerável na avaliação é a observação e os registros, pois constituem as principais estratégias que o professor pode se valer para acompanhar o desenvolvimento global do educando considerando, que os avanços e retrocessos fazem parte desse processo. Isso permite acompanhar a trajetória que o aluno percorreu durante todo o processo, condição que pressupõe uma avaliação continua e cumulativa. Essa forma de avaliar proporciona ao aluno a consciência de seu desenvolvimento e, por outro lado, subsidia o próprio professor no sentido de acompanhar a eficácia do seu encaminhamento pedagógico e diagnosticar a necessidade ou não de redimensiona-lo e fazer retomadas constantes para o reforço da aprendizagem.Compreender e reconhecer a criação de diferentes trabalhos para o processo de construção do redesenho curricular no ensino aprendizagem dessa proposta é fazer com que ela sirva de referência para análise da aproximação ou distanciamento do eixo curricular que norteia o projeto pedagógico da escola como avaliação final da proposta.Enquanto processo de avaliação cumulativo, a qualidade e quantidade de postagens e interações do grupo serão analisadas, avaliadas e aproveitadas como parte dos requisitos de composição da nota bimestral do 4º bimestre.
9. Referências:DIRETRIZES CURRICULARES DE BIOLOGIADIRETRIZES CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESASITES DE INTERNET
COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LONGUINÓPOLIS - EFM
Município: Braganey
NRE: Cascavel
Curso: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Orientador de Estudos: CELESTINO DENARDIN
Cursistas: ANDRÉ RICARDO DENARDIN E SANDRA MARA FELICIANO DOS SANTOS
Data: 13 de dezembro de 2014Atividade: Reflexão e Ação – Finalização do Curso – Módulo VII
Título da proposta: O Facebook como ferramenta para o e Ensino e Aprendizagem da Biologia.
Relatório de final da proposta
RESULTADOS:Após três semanas da ativação do grupo e das primeiras postagens, verificou-se que apenas cinco alunos visualizaram ou curtiram os links postados pelo professor no grupo. Nenhum aluno comentou ou compartilhou as postagens, levantando dúvidas se de fato até mesmo estes alunos que curtiram chegaram a ler as postagens ou apenas curtiram sem sequer ler.Tal constatação pode denotar que ainda as redes sociais e mecanismos de interação na internet tem forte apelo para o entretenimento, isto é, seu uso pelos jovens é apenas voltado para atividades rotineiras e sem importância significativa, quanto a informação e para a aquisição de conhecimento. Nesse sentido, se indica um longo caminho para a conscientização do uso dessas ferramentas como alternativas de acesso a conteúdos científicos e pertinentes.
ConclusãoPercebe-se que, apesar dos avanços tecnológicos e do desenvolvimento e da socialização das Tecnologias de Comunicação e Informação nossos alunos não conceberam a ideia que essa ferramenta pode ser um instrumento didático e metodológico que possibilita e favorece o ensino e a aprendizagem.
Proposta de AçãoA partir desses resultados podemos identificar através de uma pesquisa os alunos que possuem facebook e fazer um trabalho de conscientização com todos os alunos da escola para o uso racional e didático do facebook.Dar continuidade ao projeto e ao grupo, sistematizando encaminhamentos metodológicos que incentivem e promovam a necessidade do acesso e compartilhamento de informações e atividades do grupo na rede social. Propondo, por exemplo, atividades requeiram a leitura de textos e a visualização de vídeos e/ou imagens, bem como a resolução de exercícios, através dos links disponibilizados pelo professor. Tendo nessa perspectiva o caráter avaliativo.
CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA PARA A PREVENÇÃO DA OBESIDADE.
COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LONGUINÓPOLIS - EFM
Município: Braganey
NRE: Cascavel
Curso: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Orientador de Estudos: CELESTINO DENARDIN
Cursistas: Juliana de Oliveira,
Ruber Vandro Carlalie Di Prieto Faria
Data: 13 de dezembro de 2014
Atividade: Reflexão e Ação – Finalização do Curso – Módulo VII
PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA A REFLEXÃO E AÇÃO
1. Título da proposta: CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA PARA A PREVENÇÃO DA OBESIDADE.
2. Disciplinas Envolvidas: Matemática e Educação Física.3. Conteúdos:Disciplinas Conteúdo Estruturante Conteúdo Básico Conteúdo EspecíficoMatemática Tratamento da Informação Estatística Média, Moda, Mediana, Frequências (absolutas e relativas), Gráficos e tabelas.Educação Física Ginástica Ginástica de Condicionamento Físico Conteúdo Específico: Atividade Física para manutenção da saúde
4. Quantidade de aulas: 4 aulas (Matemática) e 4 aulas (Educação Física)OBS: A proposta de ação será apresentada e implementada aos alunos do 2ª série Noturno do Ensino médio e efetivada no decorrer das aulas no 4º bimestre. A finalização será feita no final do 4º bimestre em forma de seminário, em sala de aula com apresentação dos gráficos e tabelas, onde serão discutidos e avaliados os avanços, retrocessos e desafios que permanecem.5. Recursos necessários: Fita Métrica; Balança; TV pen drive; Lousa digital; Calculadora; Internet; e, Projetor multimídia.
6- Encaminhamentos metodológicos:
O pacto veio propor situações formativas que desafiam os professores a pensar e repensar suas práticas e mudar as suas ações, levando os professores a buscar alternativas, realizar projetos cujo objetivo seja não apenas alcançar as suas práticas individuais, mas, sobretudo, as práticas sociais e colaborativas, com o uso das tecnologias como ferramenta favorecendo mudanças no cenário educacional e social.Neste processo pretendemos fazer com que o aluno faça o uso das mídias para melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, seguindo uma das propostas do ambiente virtual “Reflexão e Ação” do Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio como requisito para o cumprimento do Módulo VII a proposta é trabalhar com os alunos uma atividade envolvendo mídias sociais.Ante ao acima exposto a opção foi trabalha a interdisciplinaridade da Educação Física e da Matemática com o 2º ano noturno do Ensino Médio. A Educação Física deve transpassar a assimilação dos conteúdos estruturantes, básicos e específicos, através do conhecimento da cultura corporal. Possibilitar a leitura de gestos no seu cotidiano pode proporcionar a interpretação de todos os gêneros verbais necessários para a realização de problematizações em seu dia. Pensar na resolução de problemas e determinar qual gesto motor utilizar, apresenta-se como ponto crucial dentro da disciplina de Educação Física. É interessante iniciar apresentando alguns dados estatísticos, primeiramente para mostrar a grande afinidade que esse conteúdo tem entre as disciplinas em questão. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o peso dos brasileiros vem aumentando nos últimos anos. O excesso de peso em homens adultos saltou de 18,5% para 50,1% – ou seja, metade dos homens adultos já estava acima do peso – e ultrapassou, em 2008/2009, o excesso em mulheres, que foi de 28,7% para 48%. Assim, a obesidade, tem-se tornado uma doença crônica, no Brasil e no mundo (STECK, 2013). Para tanto analisar os índices de obesidade passa a ser a nossa problematização inicial da nossa proposta.A interdisciplinaridade caracteriza-se pela integração de duas ou mais disciplinas do currículo, neste caso, Educação Física e Matemática, para a construção do conhecimento de forma coletiva e interelacional, buscando maior valorização enquanto disciplina e relevância no processo de ensino aprendizagem dos alunos.A Educação Física atualmente é considerada parte integrante do contexto escolar, e não se restringe apenas ao desenvolvimento físico do indivíduo, mas sim uma formação física emocional, intelectual e psicossocial. Neste sentido o desafio do professor de Educação Física, para que esse novo conceito seja implantado com sucesso pela escola, deve ser o de estar disposto e suscetível a essa mudança, deixando para traz os vícios de uma prática convencional, que se preocupa apenas com a obtenção de resultados, para uma abordagem mais ampla que leve em consideração as diferenças, o respeito e a formação integral do aluno envolvendo as demais disciplinas do currículo. Diante disso a ampliação dos horizontes do educador é inevitavelmente que seja voltado para as questões sociais como as carências e descompensações advindas da cultura social familiar, propagadas meios social e que erroneamente estão impregnadas na sociedade no que diz respeito ao conceito, definições e praticas, como por exemplo: de obesidade e saúde, dieta alimentar e emagrecimento, peso ideal e saúde do corpo/ mente, trabalho e lazer, entre outro temas.Diante do acima exposto entendemos que a matemática faz boa parceria com a matyemática, quando se trade quantificar, fazer análise e expor (tabelas e gráficos) referente aos dos conteúdo da Educação Física como índice de massa corpórea, altura/idade, entre outro. Para tanto serão trabalhados textos, vídeos, pesquisas e debates que falam sobre a obesidade de como pode agir na mente das pessoas provocando sérias doenças como: anorexia ou bulimia.a) Resolução de situaçõesOs alunos ao fazerem a leitura de textos e assistir a vídeos que falam sobre a obesidade e de como pode agir na mente das pessoas provocando sérias doenças como: anorexia ou bulimia, a proposta pretende criar mecanismos de ação que permitem o aluno superar suas limitações em relação grande desafio é proporcionar um ensino de qualidade da Educação Física voltada para a democratização do conhecimento intertiscilinar, criando assim conceitos de cidadania, cooperação e companheirismo na interação do estudo e dos conhecimentos matemáticos contiguados com os da Educação Física, tornando o ensino em algo prazeroso e relevante para nossos jovens, com perspectiva do aluno resolver seus próprios problemas melhorando o seu convívio social dando alicerces para a formação do senso crítico e a leitura da realidade na sdociedade que o insere.b) Espera-se que o aluno:• Compreenda o conceito de moda e saúde em nossa sociedade.• Calcule seu índice de massa corporal.• Crie novos hábitos ou atitudes de alimentação.• Construa gráficos relacionando com sua pesquisa..• Reconheça o seu potencial nas atividades físicas.• Resolva situações problemas com ter uma diaeta alimentar saudável e a partir da constatação de estar com o peso acima da média aprenda como eliminar peso mantendo a saúde.• Desenvolva habilidades e o habito de: acesso, reconhecimento, uso e aplicativos de ambientes virtuais.• Estabeleça relações entre os conceitos das disciplinas de Matemática e de Educação Física da matriz curricular e suas aplicações na vida cotidiana do trabalho ou da vida social.c) Instrumentos• Pesquisas diretas e indiretas;• Debates;• Relatórios;• Trabalhos individuais e/ou coletivos;• Representações;• Exposições de gráficos e tabelas; e,• Avaliação escrita.d) Perspectiva de abordagem interdisciplinar:O esporte, pela atividade coletiva, é um meio de socialização muito grande, desenvolve a consciência comunitária, a cooperação e a participação. Se ministrado sob a forma de treinamento de habilidades e competências individuais, respeitando a diversidade e as diferenças, passa a ter fundamental importância na inclusão escolar e também social. Deve ter a finalidade de dar oportunidade, de formar para a cidadania e apoiar-se no princípio da busca de superações, qualidade de vida e oportunidade para todos. Espera-se que os educandos ao acessarem os conteúdos de Educação Física no grupo possam utilizar-se dos conhecimentos de Matemática para realizarem as interações e comentários dentro do grupo com qualidade e consistência. Para tanto, faz-se necessário a realização de mediações, por parte do professor, para que os alunos interpretem e entendam os conteúdos ensinados e a partir dessa compreensão façam as análises, construam tabelas e gráficos pertinentes aos temas abordados. Dessa forma, os alunos estarão concomitantemente aprendendo os conhecimentos de Matemática e Educação Física, previstos nas diretrizes curriculares.A realização de atividades interdisciplinares tem exigido dos professores o trabalho em equipe, que inclui a cooperação profissional, o desapego em relação a posições individualistas, o respeito ao tempo e à capacidade de cada um contribuir com o trabalho coletivo. Ficou evidenciado que o trabalho individualizado, com o qual os professores estão habituados, dificulta a cooperação integrativa, inibindo, portanto, o trabalho interdisciplinar. Para a interdisciplinaridade tornar-se viável, é preciso criar dentro da escola a cultura do trabalho em equipe e da cooperação profissional, o que permite a troca construtiva de pontos de vista, estabelecendo, desta forma, um clima de confiança no trabalho de uns e outros.
e) Sugestões de leitura:Material de apoio sobre obesidade: Disponível em: http://www.educacao.video.pr.gov.br/?video=11337, acesso em 04 dez 2014.
Beneficios da atividade física regular para a saúde, condicionamiento físico e controle do peso corporal, http://www.cstur.com.br/artigos/beneficios-da-atividade-fisica-regular-p..., acesso em 29 de nov 2014.
Educacao física – simuladores – corrida, http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses..., acesso em 29 de Nov 2014.
7- AvaliaçãoO ato de avaliar implica primeiramente no acolhimento da realidade do aluno em sua totalidade, no nível em que esteja sua formação, para consequentemente auxiliá-lo como parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem e a efetivação dos objetivos propostos. Neste sentido ela será permanente, continua e dinâmica no sentido de verificar o nível de apropriação dos conteúdos pelo aluno, fazendo parte do processo desde a implementação, acompanhamento e orientação permanente durante o desenvolvimento da proposta como forma de comprovar se os resultados estão sendo satisfatórios e os objetivos alcançados.Outro aspecto considerável na avaliação é a observação e os registros, pois constituem as principais estratégias que o professor pode se valer para acompanhar o desenvolvimento global do educando considerando, que os avanços e retrocessos fazem parte desse processo. Isso permite acompanhar a trajetória que o aluno percorreu durante todo o processo, condição que pressupõe uma avaliação continua e cumulativa. Essa forma de avaliar proporciona ao aluno a consciência de seu desenvolvimento e, por outro lado, subsidia o próprio professor no sentido de acompanhar a eficácia do seu encaminhamento pedagógico e diagnosticar a necessidade ou não de redimensiona-lo e fazer retomadas constantes para o reforço da aprendizagem.Compreender e reconhecer a criação de diferentes trabalhos para o processo de construção do redesenho curricular no ensino aprendizagem dessa proposta é fazer com que ela sirva de referência para análise da aproximação ou distanciamento do eixo curricular que norteia o projeto pedagógico da escola como avaliação final da proposta.Enquanto processo de avaliação cumulativo, a qualidade e quantidade de postagens e interações do grupo serão analisadas, avaliadas e aproveitadas como parte dos requisitos de composição da nota bimestral do 4º bimestre.
f) Referências:Hipertensão arterial sistêmica, Disponível em: http://www.labfa.com.br/clientes/artigo/hipertensao-arterial-sistemica, acesso em 3 de Nov 2014.
Benefícios da atividade física regular para a saude condicionamento físico e controle do peso corporal http://www.cstur.com.br/artigos/beneficios-da-atividade-fisica-regular-p..., acesso em 30 de Nov 2014.
DALBEN, Ângela I. L. F. O ensino por meio da resolução de problemas. In: VEIGA, Ilma P. A. Novas Tramas para as Técnicas de Ensino e Estudo. Campinas: Papirus, 2013.
DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 2ªed. São Paulo: Ática, 1998.POLYA, George. A arte de resolver problemas. Trad. Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Livro didático público de educação física – Ensino Médio. Curitiba: SEED-PR, 2006.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares orientadoras para a educação básica – Educação Física. Curitiba: SEED-PR, 2008.Recursos Didáticos (biologia), Disponível em: http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteud..., acesso em: 18 nov 2014.Recursos Didáticos, (Sociologia), Disponível em: http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conte..., acesso em: 18 nov 2014
Saude e obesidade, Disponivel em: http://extras.ig.com.br/infograficos/2012/saude/obesidade/, acesso em 10 dez 2014.
STECK, Juliana. Obesidade cresce rapidamente no brasil e no mundo. Disponível em: http://www12.senado.gov.br/jornal/edicoes/2013/03/12/obesidade-cresce-ra.... Acesso em: 11 ago 2014. Adaptado.
VASCONCELLOS. Maura M. M. Aspectos Pedagógicos e Filosóficos da Metodologia da Problematização. In: BERBEL, Neusi A. N. Metodologia da Problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: Eduel, 1999.
COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LONGUINÓPOLIS - EFM
Município: Braganey
NRE: Cascavel
Curso: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Orientador de Estudos: CELESTINO DENARDIN
Cursistas: Juliana de Oliveira,
Ruber Vandro Carlalie Di Prieto Faria
Data: 13 de dezembro de 2014
Atividade: Reflexão e Ação – Finalização do Curso – Módulo VII
1. Título da proposta: CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA PARA A PREVENÇÃO DA OBESIDADE.
Relatório de final da proposta
Resultados Obtidos
Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois os alunos participaram efetivamente da realização das atividades, desenvolvendo os conteúdos propostos pelo professor, participando dos debates, confeccionado cartazes e pesquisando o tema proposto compelindo em tabelas e gráficos apresentados nos murais da escola.Por fim, despertar no aluno a leitura e a busca permanente de informações atualizadas de boa fonte é o pressuposto que indica o caminho a percorrer. Outro fator é a conscientização do uso de hábitos saudáveis de alimentação, aplicação dos conceitos coerente de obesidade e aplicabilidade de dietas como alternativas conteúdos científicos e pertinentes.
ConclusãoAs Tecnologias de Comunicação e Informação, são ferramentas que favorecem a divulgação necessárias e eficazes bem como as informações inconsequente e nocivas dos mecanismos de promoção da saúde provocando hábitos saudáveis, mas também sérios distúrbios e doenças como: anorexia ou bulimia entre outros.Muitas das questões sociais como as carências e descompensações advindas dos meios de comunicação social patrocinadas pela mídia econômica e capitalista que erroneamente divulgam e difundem na sociedade os conceitos e benefícios, como por exemplo, de obesidade e saúde, dieta alimentar e emagrecimento, peso ideal e saúde do corpo/ mente, trabalho e lazer, entre outros assunto. Estes tema foram refletidas e analisadas e apresentadas em forma de seminário em sala de aula. Concluímos que a atividade foi satisfatória, alcançando e superando os objetivos esperados, pois os alunos responderam ao trabalho desenvolvido com participação efetiva e contribuindo com informações relacionadas ao cotidiano de cada um deles refletindo e apresentando considerando o que é procedentes ou improcedentes, nocivas ou benéficas, cientifica ou do senso comum, entre outros comparativos.
Sugestão de AçãoA partir desses resultados podemos concluir que muito conceitos, hábitos, atitudes e procedimentos para o controle da obesidade são deturpados, extrapolados e trazem muito prejuízos para a humanidade, no entanto quando buscamos os conhecimentos científicos, técnicos e procedentes estão ao alcance da população de forma geral.Sugerimos que o conteúdo seja estendido a toda a comunidade escolar, através de palestras e seminários com os demais alunos do ensino médio, para que todos tenham conhecimento e informação dos impactos e efeitos e um bom tratamento com orientação, acompanhamento e disciplina.Ainda que a saúde física, alimentar, social, emocional e de lazer possa estar ao alcance das pessoas, da família e a sociedade como um todo, diminuindo o número de procedimento sem o acompanhamento de um profissional.
COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE
COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LONGUINÓPOLIS - EFM (AINDA NÃO TERMINEI..... E FALTA CORRIGIR)
Município: Braganey
NRE: Cascavel
Curso: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Orientador de Estudos: CELESTINO DENARDIN
Cursistas: William Rodrigues
Douglas Nardelli
Data: 13 de dezembro de 2014
Atividade: Reflexão e Ação – Finalização do Curso – Módulo VII
PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA A REFLEXÃO E AÇÃO
1- Título da proposta: A ARTE CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO
2- Conteúdo: Série Bichos de Lygia Clark
3- Quantidade de aulas: seis aulas 6 de arte, 2 aulas de filosofia.
A proposta pretende contiguar o conteúdo de Arte contemporânea, compreendendo a forma que a obra se transforma para o publico, de forma que o aluno compreenda as diversas linguagens da arte a partir de meados de 1950. Como base teremos uma das mais importantes artistas plásticas brasileira Lygia Clark.
A realização do trabalho será feita no final do 4º bimestre em forma de seminário com apresentações dos materiais pesquisados e coletados durante o estudo e exposição.
4- Etapa: Ensino Médio
Turma: 2º Ano A noturno.
5- Recursos necessários:
Internet, celular Projetor Multimídia Papel Paraná Estilete Tinta Pincel Fio de nylon
6- Encaminhamentos metodológicos:
O pacto veio propor situações formativas que desafiam os professores a pensar e repensar suas práticas e mudar as suas ações, levando os professores a buscarem alternativas para inovar e aperfeiçoar sua pratica, realizar projetos cujo objetivo não seja apenas individual, mas, sobretudo, sociais e colaborativos por meio do uso das tecnologias como recurso favorecendo mudanças no cenário educacional e social.
Neste processo pretendemos fazer com que o aluno faça o uso das mídias para melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, seguindo uma das propostas do ambiente virtual “Reflexão e Ação” do Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio como requisito para o cumprimento do Módulo VII a proposta é trabalhar com os alunos uma atividade envolvendo mídias sociais.
Considerando que o 2º ano do Ensino Médio é uma turma que faz o uso das tecnologias bem como usuários e seus aplicativos para jogos de passa tempo, pesquisa na internet, comunicação nas redes sociais entre outras atividades.
Haja em vista o momento em que nossa sociedade vive um momento de interatividade, (intervenção e participação) das pessoas em diversos atividades. Diante disso nos pautamos na Arte contemporânea surgida em medos dos anos de 1950, seu conceito, e suas múltiplas linguagens.
Através de pesquisa realizada no celular, tablet ou computadores, os alunos conheceram a artista Lygia Clark, podendo conhecer varias de suas obras e sua trajetória artística.
Uma das mais importantes artistas brasileiras do século 20 cumpriu um trajeto que começou na pintura concretista e foi até as experiências sensoriais. Nascida na Belo Horizonte de 1920, numa tradicional família mineira, esqueceu tudo o que aprendera no colégio de freiras Sacre-Coeur, depois que resolveu virar pintora, em 1947. Naquele ano, mudou-se para o Rio, decidida a estudar pintura com Roberto Burle Marx. A artista plástica mineira acreditava que arte e terapia psicológica andavam de mãos dadas. Tanto que, com base em objetos manuseáveis que criava ou recolhia da natureza, como balões de ar, sacos de terra e água e até pedras, pensava ter o dom de curar os males da alma. Em 1961, criou a série Bichos, construções metálicas geométricas que se articulavam por meio de dobradiças e requeriam a co-participação do espectador.
Com base nesta fundamentação teórica, a proposta era criação de uma série Bichos inspirado em Lygia Clark, realizados com papel Paraná, cujo fundamental proposta é a pensar no espectador, como ele intervirá na obra? Quantas possibilidades diferentes ele terá para manusear? Quantas formas ser multáveis? Como poderei manusea-los? A partir destes questionamentos as construções foram realizadas, após a montagem, foi realizada a pintura dos mesmos e posteriormente a exposição das peças para a comunidade escolar. Na finalização do trabalho como forma de avaliação procura-se refletir sobre o conhecimento que o aluno obteve durante o desenvolvimento do trabalho, onde ele possa refletir sobre o uso das tecnologias e suas consequências e os malefícios que as mesmas trazem para a sociedade e família, como forma de contribuir para sua própria mudança de atitude e comportamento e colocar em prática na sua vida cotidiana e social.
7- Conteúdos abordados
Conceito e definição de arte contemporânea e suas múltiplas linguagens; A estética como forma de apresentação da arte contemporânea. Conflitos sociais provocados pelo seu surgimento; A arte contemporânea e a sociedade de consumo; · A Arte Contemporânea e coo participação do expectador na obra de Arte
8- Resolução de situações
A proposta pretende reconhecer a arte contemporânea como forma de manifestação de uma povo ou classe social,que surge em virtude do consumismo da sociedade moderna. Superação de mitos e de ideologias criadas em torno dessa forma de manifestação, a aceitação não “Belo”
9- Espera-se que o aluno:
Compreenda a múltiplas linguagens da Arte O conceito da arte contemporânea Conscientizar sociedade acerca do consumo Compreender a cultura de um povo através de suas manifestações; Conceber a diversidade de linguagem como manifestação de uma ou classe. Construa conceitos atitudes que Desenvolva habilidades de pesquisa Desenvolva o gosto pela arte Estabeleça relações entre os conceitos das disciplinas da matriz curricular (Filosofia e arte) e suas aplicações na vida cotidiana. Problematize situações reais e busque, por meio dos conceitos disciplinares, soluções para as problemas apresentadas e incorpores esses conhecimentos aprendidos na sua vida e seja capaz de transformar a sociedade em que vive refletindo na condição social e cultural da humanidade.
10- Instrumentos
Pesquisas; Debates; Seminários; Trabalhos individuais e/ou coletivos; Representações; Exposições; Avaliação escrita e oral. Escultura
11- Perspectiva de abordagem interdisciplinar:
Esta proposta dever fazer com que o aluno perceba o relacionamento dos conteúdos de cada disciplina no contexto da interdisciplinaridade da disciplina de Filosofia e arte.
12- Sugestões de leitura:
Site da Artista;
http://www.lygiaclark.org.br/defaultpt.asp
13- Avaliação:
A avaliação da aprendizagem deve assumir um caráter educativo, viabilizando especialmente ao estudante a condição de analisar seu percurso no decorrer das atividades e ao professor e a escola identificar dificuldades e potencialidades individuais e coletivas, percebendo a forma com que o aluno tenha absorvido o conteúdo trabalhado durante as aulas, que serão diagnosticas, formativas e somáticas levando em consideração a participação, envolvimento e a execução das atividades. Diante disso:
- Criação de uma escultura-Série Bichos - Avaliação formal escrita. - Exposição de trabalhos. - Apresentação e participação no seminário
14- Referências:
PROENÇA, Graça. Descobrindo a história da arte, São Paulo: Ática, 2005.
COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LONGUINÓPOLIS - EFM
Município: Braganey
NRE: Cascavel
Curso: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Orientador de Estudos: CELESTINO DENARDIN
Cursistas: WILLIAM RODRIGUES
DOUGLAS NARDELLI
Data: 13 de dezembro de 2014
Atividade: Reflexão e Ação – Finalização do Curso – Módulo VII
Título da proposta: A ARTE CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO
Relatório final da proposta
Resultados Obtidos
Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois os alunos participaram efetivamente da realização das atividades, desenvolvendo os conteúdos propostos pelo professor, participando dos debates, construção das obras e levando esta experiência aos colegas e a comunidade escolar.
Conclusão
Concluímos que a atividade foi satisfatória, alcançando e superando os objetivos esperados, pois os alunos responderam ao trabalho desenvolvido com participação efetiva e contribuindo com informações relacionadas ao cotidiano de cada um deles.
Sugestão de Ação
Sugerimos que o conteúdo seja estendido a toda a comunidade escolar, através de palestras e seminários com os demais alunos do ensino médio, para que todos tenham conhecimento e informação as experiências vividas em âmbito escolar.