Natal solidário: uma ação inovadora na Escola Pública Costa e silva.

Por meio do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) que possibilita a alunos de graduação a oportunidade de vivenciar a docência em escolas públicas, estamos tendo a experiência de observar os docentes e toda a comunidade escolar da E. E. E. F. M. Presidente Costa e Silva com o objetivo de compreender a inserção do PROEMI no âmbito do ensino médio antes regular nesta escola, assim como, perceber como se estrutura o projeto, quais as práticas educacionais adotadas pelos professores, identificar os resultados que a escola vêm alcançando com a implementação do PROEMI, e ainda observar as ações existentes na escola para futuras participações em atividades conjuntas aos professores e coordenadores voltadas para o público escolar.
Com esse intuito participamos no dia 14 de Dezembro de 2013 de uma ação promovida pelos gestores, coordenadores, corpo docente, demais funcionários e alunos para atender famílias de baixa renda, o "VI Natal Solidário da Escola Costa e Silva". Esse ano de 2013, o evento envolveu 70 famílias dos bairros Val -de -cães, Curió, Guajará, que foram à escola para receber brinquedos, cestas básicas, e roupas e acessórios que foram ofertadas em um bazar. No evento houve atrações para o entretenimento da comunidade, com: Dramatização Natalina, palhaços trovadores, apresentação do Grupo de canto da escola, além de distribuição de lanches.
O projeto Natal solidário é uma ação que surgiu em 2008 na Escola Estadual Presidente Costa e Silva, pelos professores Jerônimo Cruz e Elton Cristian, onde objetiva estimular e desenvolver no educando o espírito de solidariedade, humanismo e socialização dentro das relações no seio da escola e da sociedade e ainda envolve a participação da comunidade escolar e famílias carentes indicadas por professores.
Acontece primeiramente uma reunião na qual é informado aos professores e técnicos da escola, como irão proceder as atividades do evento, assim os professores ficam responsáveis por cada três turmas, as mesmas devem montar algumas cestas, das quais são distribuídas para as famílias indicadas pelos professores tanto dos bairros carentes, quanto as famílias dos alunos da escola.
A arrecadação dos brinquedos é realizada pelos professores, pois fazem uma coleta para poder comprar uma quantidade considerável de brinquedos, como também é feito pedidos de ajuda com os alimentos não perecíveis aos alunos, assim como é solicitado para todos que puderem doar roupas e acessórios usados.
Importante ressaltar a grande participação dos alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano e do ensino médio inovador (PROEMI), tanto na montagem e organização do espaço, na fabricação da ornamentação, na embalagem dos presentes, nas apresentações atrativas do dia do evento, e principalmente na compreensão do envolvimento dos professores e na solidariedade que todos demonstraram.
O evento envolve toda a comunidade escolar e faz com que os participantes sintam o quanto é importante a escola promover ações que integrem as pessoas, de uma forma humanista, fazendo com que a comunidade acredite no processo educativo de qualidade.

imagem de Grupo Pibid PROEMI

PIBID