A MUDANÇA QUE QUEREMOS.

Sou professora do ensino fundamental e médio em uma escola muito acolhedora, tanto pelos alunos quanto pela equipe diretiva e a direção,a nossa intenção é compartilhar para mudar. No nosso primeiro encontro estavamos anciosos para obter resultados, fomos acalmados pela formadora, pois foi só o começo.

Nós equipe de professores estamos aptos as mudanças e,  queremos muito apresenta-las desde que vai para além do politico e pedagogico, que as mesmas possam permear nossas aulas e os nos alunos congratular desta nova perspectiva.

A ideia de trazer um pacto nacionalmente é de suma importancia , uma vez que temos que melhorar e apontar para quem está do outro lado que são os legisladores que do jeito que está, não dá para ficar, com os nossos estudos em coletivo, vamos conseguir melhorar e muito, a visão de quem não trabalha educação(sala de aula), mas faz para a educação, explico-me muitas vezes os Secretarios de Educação são meramentes tecnicos e não há como melhorar o que eles não sabem como se faz e como se pensa uma educação de qualidade.

 

Atenciosamente,

 

Sara Leite.

Comments

imagem de Cristina Roseli Bortoluzzi Massa

PACTO DE FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.

     Entre todas as oportunidades que temos de conviver com os jovens estudantes do Ensino Médio,  podemos observar o desinteresse pelo efetivo aprendizado da maioria dos jovens, que não percebem com clareza uma ligação entre o aprendizado de sala de aula e sua aplicação para as questões práticas da vida. O que vemos é um acomodamento e uma aceitação deste "castigo" que é o ensino médio, realizando as atividades no automatico e sem grande aproveitamento.

    Então, o que esperar desta nova ferramenta, deste novo projeto para o ENSINO MÉDIO.?

    Pesquisas, estudos, debates, repensar, avaliar, estudar mais  em busca de um ensino médio mais interessante e mais capacitador, em que o aluno possa ser o protagonista, e a participação nas aulas mais efetivas. O jovem buscando tambem seu conhecimento e exercitando sua capacidade de diálogo e debate em sala e na vida, desenvolvendo vários aspectos humanos e sociais, um dos mais relevantes para eles- a auto-estima e realização pessoal, inclusão e importância para si e sua comunidade, também como a auto-aceitação observando limites e ultrapassando-os quando necessário.

Vote neste Comentário
imagem de Emerson Claudino Nogas

Desafios do Ensino Médio

     Como comentado pela prof. Cristina Roseli, nossos desafios no Ensino Médio são imensos e já foram amplamente discutidos no âmbito escolar. Cabe a nós, daí a validade do Pacto, não apenas discutirmos o que não está atendendo às expectativas, mas procurarmos juntos por soluções, saídas e novos caminhos. Promover aos nossos alunos um ensino que objetive a formação integral de um aluno cidadão, capaz de atuar de forma efetiva na sociedade; um cidadão protagonista, hábil a poder mudar a realidade em que está inserido, bem como a realidade à sua volta, em um mundo de constantes e infindáveis mudanças em que o plasticismo, a qualidade de se adequar constantemente a toda e qualquer situação, é estritamente necessário.

Vote neste Comentário