MODULO 6 – Avaliação
CEEBJA HELENA KOLODY – FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ
Coordenadora: Luz Marina Pretz
Participantes:
Cleidi Schindler
Eloir Pichek
Gerson Luis Maciel
Hilda Soares Silva Dacorreio
Maria de Lurdes Matias dos Santos Moreira
Questão 01
A Avaliação educacional pertence a toda rede nacional de educação, levando em consideração que cada profissional devera entender sua parcela de contribuição pra que o todo funcione. Esse modelo deve ser entendido epistemologicamente, para primeiro saber seu conceito e a partir daí iniciar o processo avaliativo. Sabendo assim como de fato se mede o conhecimento. A partir daí saber melhorar certas práticas avaliativas.
Os pontos que fazem a avaliação ser cognoscitiva é entender o processo na sua plenitude enquanto educacional, institucional e modelos. Pois o objetivo principal da avaliação é “o sucesso de todos os alunos”.
A avaliação deve ser instigante para potencializar o processo de ensino aprendizagem e estimular o conhecimento. Durante a trajetória docente a avaliação vem se modificando a fim de melhorar e aperfeiçoar o processo educacional.
Questão 02
A avaliação se encontra definida como um dos elementos centrais do processo de ensino aprendizagem, onde é referencial de apoio pedagógico para as práticas educacionais. A avaliação de aprendizagem na nossa escola é definida de acordo com o diagnostico do meio educacional que nos encontramos. (pessoas privadas de liberdade, pessoas que abandonaram os estudos há muito tempo, faixa etária entre 18 a 60 anos, trabalho em detrimento do estudo ou crime). A concepção de aprendizagem está integrada ao conjunto das atividades curriculares do colégio.
O procedimento é medir o conhecimento através do material escrito (provas, resumos, resenhas, pesquisas, etc.), atividades orais (debates, análises, apresentações, etc.). Entre outras ferramentas.
Os critérios estão estabelecidos na LDB (lei de diretrizes e bases), estabelecendo assim o meio de avaliação.
As instâncias são a equipe pedagógica, docentes e direção.
Questão 03
O rendimento melhorou nos últimos anos, embora ainda não seja o ideal. A escola está inserida dentro do sistema prisional, e a rotatividade de alunos e muito grande.
Esses dados nos revelam que é necessária uma nova política educacional diferenciada para o sistema prisional.
Os dados são discutidos sempre que há encontros pedagógicos do inicio do ano letivo e no segundo semestre.
As questões relacionadas ao tema são marcadas pela lógica da inclusão, do diálogo, da construção da autonomia, da medicação, da participação, e da construção da responsabilidade enquanto grupo.
Questão 04
As avaliações externas são o Enem, o enceja, e os provões designados pelo governo federal.
São realizados os simulados, grupos de estudos durante as aulas, debates e análises com os alunos. Os alunos discutem com os professores as questões abordando seus erros e acertos.
Os planos de ensino levam em conta esses dados, de posse deles se constroem o plano de cada disciplina.
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AVALIACAO
A avaliacao deve ser continua verificando o rendimento do aluno e as suas funcoes diagnotica, somativa e formativa no seu desenvolvimento de cada aluno. a partir no plano de trabalgo docente para estrátegicas e metas de cada aluno.