A Literatura em diálogo com a Música e a Narrativa Cinematográfica para os jovens

Pensar sobre um projeto de Pesquisa e Prática de Ensino para turmas de 8º, 9º e 1º e 2º Anos do Ensino Médio, me fez refletir não só sobre o tema do projeto feito, mas também sobre o próprio nome do portal, Literatura para quê? Como futura educadora e, no momento  educanda, penso que devemos pensar o ensino da literatura não só como o conteúdo de sala, mas sim em mostrar que a literatura já passa pela vida dos alunos, com suas vivências e sua forma de sentir/interpretar a arte da escrita.

Saber que a literatura é a arte que "imita" a realidade e que liberta os sentimentos quando o leitor se derrama sobre os textos, me faz querer transmitir essa "realidarte" (realidade+arte) que nós faz crescer como seres humanos capazes de apreender e sentir as palavras. A literatura em diálogos com a música abre o campo da percecpção do aluno de depreender a literatura trasnpassando por outras áreas de conhecimento da vida particula e de seu saber como indivíduo. Ao abrir o campo em diálogo ainda com a "narratologia Cinematográfica" - termos que reflete a narração em forma de sequencia filmada, permite ao aluno aumentar o interessa na área de literátura, pois ela passa a ser "transliterada" nasce em filme as palavras que, antes, estavam no papel.

Usar a favor da literatura juntamente com a música e os recursos modernizados que cinema ofere para os alunos, se faz atrativo e pode, assim, propiciar um novo olhar sobre os clássicos e as modernas literaturas que se apresentam nos novos tempos. Fazer com que a literatura saia do estigma de inutilidade, sensibilidade feminina apenas e de arte que não eleva o conhecimento, nos permite mostrar aos alunos que a literatura sempre esteve presente em sua vida e assim reforçar que a arte da escrita permite que o individuo cresça como pessoa e se expresse com liberdade.

imagem de Nilma Gonçalves Lacerda

Projeto de Kemy

A literatura presente na vida, como expressão dessa vida, e representações de outras possibilidades: você tem toda a razão, Kemi.

Vote neste Comentário