Leitura e reflexão do caderno nº1 - Universalização do ensino
Comunidades:
- Logue-se para poder enviar comentários
Coordenação do Portal
Feito em parceria pela Rede de universidades EMdiálogo
UFF, UFMG, UFPA, UFAM, UFSM, UnB, UFPR, UFRN, UFSCar/Campus Sorocaba, UFG/Campus Catalão
Comments
Desafios do Ensino Médio
Um problemática do Ensino Médio é a evasão escolar. Nossos alunos deixam de estudar devido a necessidade do trabalho e por vezes a complicação de ter que ir a escola no período noturno. Trabalhar de dia e estudar a noite, muitas vezes cansado e já com uma defasagem de estudo facilita a evasão. Percebo o esforço de alguns professores na tentativa de manter esses alunos na escola, porem nem sempre bem sucedidas. Outro fator complicante é a falta de perspectiva de futuro dos nossos alunos. Não sabem o que serão, ou quais profissões terão, muito menos como fazer para atingir seus projetos de vida. Motivo pelo qual muito dos conteúdos escolares se tornam desagradáveis, pouco interessante. A educação é desafiadora mas cabe aos professores e alunos construírem seus conhecimentos juntos, formar cidadãos autônomos e críticos para conviver e trabalhar numa sociedade mais justa e igualitária.
Desafios Do Ensino Médio
Alguns desafios enfrentados pelo ensino médio:o Acesso - Historicamente o ensino médio era para elite, poucos tinham acesso;o Universalização - Década de 60 universalização acesso a todos;o Falta de qualidade - depois da universalização acesso a todos, agora o problema é a falta de qualidade devido à popularização e a aceleração, o currículo contínuo o mesmo;o Atualmente o grande problema esta na pulverização das disciplinas;o A falta de interesse dos jovens pelo ensino médio;o O alto índice de evasão dos alunos;o A permanência na escola devido às condições financeira, pois precisa entrar no mercado para trabalhar;o Falta de motivação;o Desemprego;o Falta de tempo;o Cansaço, família;o Professores não licenciados - professores sem formação pedagógicos que atuam somente em sala de aula apenas com conhecimento cientificam o que muitas vezes levam a aulas mais mecânicas e desmotivante;