Colégio Estadual "Bento Munhoz", Paranaguá - Paraná
Orientadora: Professora Marcileia
Cursista: Professora Célia Regina Padilha de Andrade
"O Ensino Médio é um direito social de cada pessoa e dever do Estado na sua oferta pública e gratuita a todos e que, em todas as suas formas de ofertas e organização, baseia-se na formação integral do aluno. O grande desafio é o de avançar na direção de garanti-lo como direito igualitário de todos de forma pública, gratuita, laica e com qualidade socialmente referenciada, sob a responsabilidade do Estado, o que inclui o seu financiamento, conforme anunciam as novas DCNs. Em curto prazo, é difícil sair dessa situação fragmentária em que se encontra a oferta do Ensino Médio para o que se aponta nas DCNs- a constituição de um Sistema Nacional de Educação que efetive a integração dos diferentes níveis e modalidades da educação escolar e a articulação e as políticas educacionais e as políticas públicas relativas às demais dimensões da vida social: saúde, economia e trabalho, cultura, ciência, tecnologia e meio ambiente, nos planos nacional, regional e local, viabilizando o regime de colaboração entre as instâncias federal, estadual e municipal, evitando a sobreposição de programas e o desperdício de recursos públicos- mas, é imprescindível edificar rapidamente os caminhos que levem, no futuro tão breve quanto possível, à formação humana integral e igualitária para todos, que ora se anuncia. Evidentemente que, as especificidades de cada grupo precisam ser consideradas no Projeto Pedagógico e na organização curricular, sem prejuízo da garantia da base comum, assentada na cocepção de formação humana integral em que os aspectos científicos, tecnológicos, humanísticos e culturais estejam incorporados e integrados, visando a uma formação integral de sujeitos autônomos e emancipados através de uma prática pedagógica significativa e decorrente da necessidade de uma reflexão sobre o mundo do trabalho, das correlações de forças existentes, dos saberes construídos a partir do trabalho e das relações sociais que se estabelecem na produção."
Fonte:
Caderno nº1 - Formação de Professores do Ensino Médio
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ENSINO MÉDIO - UM BALANÇO HISTÓRICO INSTITUCIONAL – REFLEXÃO DO
Sou o professor Jason Nunes de melo. Trabalho no Colégio Estadual Porto Seguro, dentro do município de Paranaguá. A partir do nosso primeiro encontro com o grupo surgiram, os questionamentos, as indagações e criticas e propostas que geraram-se inúmeras reflexões na busca do fortalecimento por um ensino de qualidade. Sabe-se que o ensino médio a nível Brasil se encontra um pouco defasado. As razões são inúmeros fatores: Não quero entra nesse mérito nesse momento. Sabe-se que á educação é um processo histórico, não só no Brasil, mas de forma global. É necessário sabemos qual é o objetivo da educação atual. Será que estamos buscando ainda uma educação tecnicista? Se o que temos visto, é cada vez mais a maquina substituindo o trabalho do homem e deixando o rastro de pessoas desempregadas. Será que esse modelo vai se sustentar? Em relação ao balanço histórico institucional, já avançamos bastante. Tínhamos uma educação no vertical, voltada para elite, hoje já podemos dizer que temos uma educação na horizontal, por força da legislação federal. Mais infelizmente estamos quase parando em relação a construção de uma educação de qualidade. Até porque para se construir qualquer coisa é necessário termos o material, nesse caso vem faltando os recurso a décadas, seja para o capital social, ou material. E só olharmos o quanto os países que querem uma educação de verdade investe do seu PIB, para construir uma nação com dignidade e igualdade social, ai sim, podemos pensar em diminuir a pobreza e a violência humana e urbana. Portanto, A falta de uma politica pública atuante que possa enxergar a construção do ser humano como prioridade na esfera social, cultural e ambiental é um dos fatores que vem enfraquecendo o ensino médio no país. Fica para nos eleitores, um desafio para juntos construirmos uma educação de qualidade no Brasil e para os futuros governantes, um grande desafio implantar uma educação de qualidade. A educação é um processo histórico inacabado, até mesmo por não termos os investimentos necessários. Caso contraria, ficaremos com as palavras do professor Jean Piaget. O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não repetir o que as outras gerações fizeram.