JUVENTUDES RURAIS

JUVENTUDES RURAIS

A juventude brasileira contemporânea é caracteriza por uma diversidade nos modos de ser jovem que nos leva a pensar a juventude no plural. É justamente essa diversidade que constitui uma riqueza de que a escola ou qualquer outro espaço de socialização juvenil deveriam se apropriar. Acontece que tal característica, ou seja, os diferentes modos de ser jovem é, em muitos casos, considerado um problema, pois alguns acreditam que há modos de vida melhores que outros, que há culturas superiores e inferiores. E isso, em alguns casos, acontece inclusive sem que se conheça esse “outro”, ou às vezes o conhecimento que se tem é estereotipado, construído a partir de preconceitos. É o caso dos povos do campo tratados, historicamente, como inferiores na nossa sociedade. Nesse sentido, o objetivo dessa comunidade é discutir as questões relativas aos jovens moradores da zona rural ou dos inúmeros municípios rurais brasileiros. Nesse espaço esperamos encontrar interlocutores que compartilhem conosco suas experiências e conhecimentos acerca da condição juvenil em contextos rurais. Desejamos que a troca de experiências possa ajudar a mostrar as juventudes rurais brasileiras, afinal, se não podemos falar em juventude no singular, também não é possível falar em ruralidade no singular. Então, como será ser jovem nos diferentes contextos rurais do Brasil e do mundo?

A CRIAÇÃO VÍDEOS PARA O ENSINO INTEDICIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A CRIAÇÃO VÍDEOS PARA O ENSINO INTEDICIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Wender Faleiro
Maria Zenaide Alves²

EM Dialogos com Jovens da EJA

EM Dialogos com Jovens da EJA

Fábio Tibúrcio Gonçalves; Iuri Silva Eziquiel; Pablo Fonseca Lamounier

 

EMdiálogo: “Educação, Saúde e Sexualidade em Jovens deficientes”

Esse vídeo é fruto da necessidade de inserção dos futuros professores na realidade dos vários cenários e territórios e realidades da educação brasileira.

“À margem do EM, sentei e chorei”

Esse vídeo é fruto da necessidade de inserção dos futuros professores na realidade dos vários cenários e territórios e realidades da educação brasileira.

EMdiálogo com a Educação Infantil: mais do que amor, responsabilidade profissional! PARTE 2

Esse vídeo é fruto da necessidade de inserção dos futuros professores na realidade dos vários cenários e territórios e realidades da educação brasileira.

EMdiálogo com a Educação Infantil: mais do que amor, responsabilidade profissional! PARTE 1

Esse vídeo é fruto da necessidade de inserção dos futuros professores na realidade dos vários cenários e territórios e realidades da educação brasileira.

EMdiálogo com Jovens estudantes da Educação do Campo

Esse vídeo é fruto da necessidade de inserção dos futuros professores na realidade dos vários cenários e territórios e realidades da educação brasileira. Durante a atividade de Extensão “Diálogos com o Ensino Médio do interior goiano”(Registro no SIEC/UFG nº 56830) ocorrido no 1º semestre de 2015, promovido pelo Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento do Campo – NEPCampo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão.

Currículo do ensino médio

NRE: Cascavel - Pr

Elisangela Watthier

DE VALADARES PARA O MUNDO

O programa, da TV Brasil Internacional, explica porque Governador Valadares, em Minas Gerais, se destaca pelo grande número de pessoas que deixam a região para ir morar no exterior. Mostra ainda o que pensam os jovens sobre a emigração para outro país. O programa foi gravado no primeiro semestre de 2013 e teve como principais colaboradores os jovens do município de São Geraldo da Piedade, na microrregião mineira de Governador Valadares.

Divulgar conteúdo