Você precisa fazer login para poder postar neste grupo.
Pacto Nacional pelo Ensino Médio no Paraná
2,036 participantes
Search
Jovens
Enviado por Eliane Talarico em seg, 13/10/2014 - 11:03
Muitos jovens começam a trabalhar muito cedo para ajudar na renda familiar e acabem desistindo do est2do, nos como professores entendemos a situação desses jovens e até tentamos estimular, fazendo aulas diferentes, porém temos muitos jovens que não trabalham e demonstram desanimo, falta de interesse e não de perspectiva. Isso significa que precisamos de uma mudança urgente.
Enviado por ANGELA DA SILVA em seg, 13/10/2014 - 16:04.
No ensino noturno encontramos muitos jovens desanimados, cansados de trabalhar estudar, desmotivados, com problemas familiares que interferem em sua vida escolar, sem emprego... Enfim, é uma luta constante para o educador na busca por aulas com mais interação, participaçao e interesse, porém, muitas vezes sabemos que não depende somente de nossa criatividade, engajamento e organização, parece estarmos num complexo bem maior, muitas vezes, até os colegas, pais e grupo social no qual este jovem se relaciona, contribuem pra sua desmotivação. Temos alunos que apresentam dificuldade em interagir com certas atividades, outros, apresentam resistência no sentido de adquirir conhecimento, se isolando dos colegas, e se negando a participar das atividades propostas, sem interesse em realizar qualquer atividade que se refere a aprendizagem. Pensamos em algumas sugestões que talvez possam nos ajudar nesta jornada, é fato que sabemos que evitar aulas "mecânicas", aplicando o conteúdo com mais entusiasmo, pode nos ajudar, bem como, buscar relacionar os conteúdos com fatos da atualidade, também é importante, porém, devemos ir além disso, talvez mudar a organização de carteiras, ambientalizar salas, promover atividades de integração entre as turmas durante o bimestre, ou promover mais debates junto com os alunos buscando alguma solução. Porém, o sistema talvez não queira ou não permita tais mudanças, cabendo ao educador ser mais sonhador, idealizador, crítico, capaz de construir e também desconstruir, capaz de agir e transformar a realidade que o cerca, pois não podemos perder a esperança por melhorias!
Comments
No ensino noturno
No ensino noturno encontramos muitos jovens desanimados, cansados de trabalhar estudar, desmotivados, com problemas familiares que interferem em sua vida escolar, sem emprego... Enfim, é uma luta constante para o educador na busca por aulas com mais interação, participaçao e interesse, porém, muitas vezes sabemos que não depende somente de nossa criatividade, engajamento e organização, parece estarmos num complexo bem maior, muitas vezes, até os colegas, pais e grupo social no qual este jovem se relaciona, contribuem pra sua desmotivação. Temos alunos que apresentam dificuldade em interagir com certas atividades, outros, apresentam resistência no sentido de adquirir conhecimento, se isolando dos colegas, e se negando a participar das atividades propostas, sem interesse em realizar qualquer atividade que se refere a aprendizagem. Pensamos em algumas sugestões que talvez possam nos ajudar nesta jornada, é fato que sabemos que evitar aulas "mecânicas", aplicando o conteúdo com mais entusiasmo, pode nos ajudar, bem como, buscar relacionar os conteúdos com fatos da atualidade, também é importante, porém, devemos ir além disso, talvez mudar a organização de carteiras, ambientalizar salas, promover atividades de integração entre as turmas durante o bimestre, ou promover mais debates junto com os alunos buscando alguma solução. Porém, o sistema talvez não queira ou não permita tais mudanças, cabendo ao educador ser mais sonhador, idealizador, crítico, capaz de construir e também desconstruir, capaz de agir e transformar a realidade que o cerca, pois não podemos perder a esperança por melhorias!