Intercâmbio Cultural BH-Jabó: projeto vencedor de vários prêmios contribui para o resgate de um meio de comunicação quase extinto (a carta), para o execício do "escrever com prazer" e para a diminuição de conflitos na escola

O Projeto Intercâmbio Cultural BH- Jabó , que teve início em 1997 e perdura até hoje, tecnicamente, consiste na troca de correspondência entre alunos de escolas de vários municípios e culmina com um encontro, regado por apresentações artísticas. Entretanto, as aparências são por vezes falaciosas, e sem que em momento nenhum seja desconsiderado a complexidade que caracteriza um processo de comunicação, no decorrer do desenvolvimento deste, surpreende-se, fica-se perplexo ou muito encantado com a complexidade e importância dos processos vivenciados pelos alunos, suas famílias e professores. Estes processos envolvem a construção do conhecimento nas dimensões: ética, estética, política, cultural, cognitiva e afetiva.

Partindo dos usos sociais da leitura e da escrita, o projeto tem como objetivo levar o aluno a ampliar a capacidade de uso da linguagem e de reflexão sobre ela em situações significativas de interlocução.

Nestes tempos de telefone celular e internet, opto-se por resgatar a utilização da carta como meio de comunicação. Esse resgate é uma resposta e uma forma de estarmos atentos ao discurso daqueles que dizem que agora é tudo informática, ou agora é tudo televisão ou, ainda, agora é tudo celular . Como dizem os Titãs ” tudo ao mesmo tempo aqui e agora”.

A importância deste projeto reside no fato de resgatar o lugar de sujeito ativo do aluno e do professor no processo ensino-aprendizagem, contribuindo, desta forma, para se reafirmar a necessidade de se repensar a prática pedagógica desenvolvida nas escolas públicas brasileiras que atendem alunos da classe desfavorecida, a partir de alguns princípios da escola inclusiva, ou seja, da escola para todos e em que todos aprendem. Entre estes princípios, destacam-se: incentivo à efetiva participação da família e comunidade na escola: expectativas positivas dos professores em relação à aprendizagem dos alunos; explicitação clara do que será trabalhado e avaliado durante o projeto; participação do coletivo de professores no planejamento e desenvolvimento docurrículo; formação docente permanente e em serviço, satisfação do professor com o trabalho na medida em que percebe o desenvolvimento de seus alunos e a valorização do seu trabalho pelas famílias, direção da escolas, colegas de equipe e administradores responsáveis pela educação no município.