A HIPERTENSÃO: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

Doenças cardiovasculares são responsáveis pelo maior número de mortes no Brasil e em mais da metade dos casos ela é decorrente da pressão alta. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão arterial elevada atinge 30% da população adulta brasileira e está presente em mais de 50% das pessoas na terceira idade. A causa da Hipertensão está relacionada com a perda progressiva da elasticidade da parede das artérias, dificultando a passagem do fluxo sanguíneo. Este processo gera uma sobrecarga no coração, comprometendo sua função a longo prazo. É possível ter a pressão arterial elevada durante anos sem apresentar nenhum sintoma. A hipertensão arterial não controlada aumenta o risco de problemas de saúde graves, incluindo ataque cardíaco e derrame. Existem dois tipos de pressão arterial elevada: a primária, desenvolvida ao longo dos anos, e a secundária, que pode estar relacionada com diversas doenças ou uso de determinadas medicações. Entre as causas de hipertensão arterial secundária podemos citar: anormalidades nos rins, defeitos congênitos do coração, uso de anticoncepcionais orais, medicações utilizadas para gripe, uso de cocaína e anfetaminas. Os sintomas de pessoas hipertensas são extremamente variados e frequentemente a doença é silenciosa. Quando presentes, as queixas mais comuns são dores de cabeça, principalmente na nuca, tonturas, zumbidos no ouvido e sangramento nasal. Estes sintomas são mais frequentes durante as crises hipertensivas, causadas por aumentos bruscos dos valores de pressão arterial. Palpitações e dor no peito, além de falta de ar e inchaço nos pés, sugerem comprometimento cardíaco e maior gravidade da doença. Pressões arteriais elevadas provocam alterações nos vasos sanguíneos e na musculatura do coração. Podem ocorrer morte súbita, insuficiências renal e cardíaca, entre outras. Embora não tenha cura, a hipertensão pode ser controlada e evitada com algumas mudanças de hábito. Existem alguns alimentos que podem ajudar a evitar a hipertensão. A aveia faz parte do grupo dos carboidratos e é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais. O alimento auxilia no processo de emagrecimento por retardar o esvaziamento gástrico, o que prolonga a sensação de saciedade. Desse modo, ele auxilia no controle da glicose sanguínea, sendo uma importante ferramenta para hipertensos. Além disso, a aveia contém magnésio que, em união com o cálcio, ajuda no relaxamento da musculatura, diminuindo o inchaço do corpo. Ervas: a salsa, a cebolinha, o coentro, o alecrim, a sálvia, o manjericão, o louro e o tomilho todos são ótimos temperos naturais e, por isso, podem substituir o uso do sal. Reduzindo o sal, também há diminuição da ingestão de sódio, um dos principais vilões dos hipertensos. O sódio favorece a retenção de líquidos no organismo, aumentando a pressão arterial e elevando o risco de doenças renais e cardiovasculares. O alho é ótima fonte de vitamina C, o alho tem alto poder antioxidante, atuando na diminuição de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, pelo câncer e até por doenças cardíacas. Além disso, a combinação de diversos elementos presentes nesse alimento, como o magnésio, auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão e facilitando a circulação do sangue.

Para ser considerado hipertenso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal, diz o médico. Isso porque, momentaneamente, qualquer pessoa está sujeita a uma variação na frequência cardíaca. Um esforço físico mais intenso ou momentos de estresse, por exemplo, alteram esses números.
Algumas atitudes, no entanto, ajudam não só a prevenir o problema como controlam níveis já elevados de pressão.

imagem de José Manoel Montanha da Silveira Soares

Hipertensão como realidade

Trabalho na Educação de Jovens e Adultos, mas a grande maioria dos estudantes de minha escola são adultos com uma média de idade entre 35 até 45 anos e temos conversado bastante sobre as condições de vida e de trabalho deles, conversamos sobre o seu dia a dia e é perceptível questões relacionadas principalmente ao estresse no trabalho e a alimentação pouco saudável devido a falta de condições financeiras e pela grande "correria" que é a vida cotidiana. É nítido o já aparecimento de doenças relacionadas ao coração que são fruto do estilo de vida destes adultos. Doenças ligadas a vida nos grandes centros e a modernidade.

Esta então foi uma questão dentre outras que debatemos bastante em sala de aula.

Sou professor de Educação Física.

Abs,

José