Gestão Democrática - Situações de Exclusão e Inclusão - CADERNO V
O Grupo de Estudos pelo Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio, composto pela professora Antonia Eudinéia Bezerra de Melo, Orientadora de Estudos, e pelos professores cursistas: André Domingos Cardoso Carvalho, Anderson Martins Oliveira, Claudia Regina Rojas Azevedo de Souza, Dinair Elias Alves, Eduardo Ferreira Nascimento, Elenice Lenartovicz, Josiane de Fátima de Freitas Pereira, Maria do Rocio Correa e Maria Helena Silva , realizou uma pesquisa junto aos integrantes da APMF, do Gremio Estudantil e do conselho escolar do Colégio Estadual “José Bonifácio” – Paranaguá/Pr, com o objetivo de levantar dados sobre reuniões e funcionamento de cada setor da escola que os envolvam neste colégio, assim chegamos as seguintes conclusões:
1) Dentro do grupo tiveram vários momentos de exclusão no que diz respeito aos conselhos escolares, dentre eles: Conselho de Classe, reuniões do conselho escolar (mesmo membros do conselho), Reunião Pedagógica, da reunião de decisão de progressões de avanços dos professores, na escola a avaliação dos professores para as progressões deferidas é feita semestralmente, e de dois em dois anos pelo NRE. Existem também professores que se sentem excluídos da escolha dos membros do conselho, haja visto, que é necessário colocar em edital todos os avisos pertinentes à escola, é preciso ter um repasse por meio de editais, bilhetes, e por estarmos em uma era digital por que não manter os professores informados pelo e- mail?
2) No grupo, nos sentimos incluídos na maioria das vezes em reuniões que a direção opta por informar o corpo docente dos fatos decorrentes da primeira situação acima.
3) Infelizmente pelo fato do colégio ser de grande porte, na maioria das vezes, existem desencontros nas informações, é um único colégio que parece ser 3 dentro de 1. Sem dizer nos desencontros de informações cedidas pelo Núcleo Regional de Educação.
4) Para sanar essas dificuldades, precisamos apenas de informações através de editais, informações por e-mails, atas e etc... que contemple todos os envolvidos na escola e principalmente o Conselho Escolar.
Recentemente tivemos um fato da gincana/jogos entre as turmas no colégio que deveríamos ter nos reunidos para discutir o que deveria ser feito, e infelizmente não tivemos uma reunião específica para definir regras juntos aos pedagogos, professores e alunos.
Para uma próxima oportunidade deve-se ater a comunicação e articulação quanto à construção e planejamento do evento, para que todos fiquem a par das informações oriundas do evento, principalmente para que os alunos não fiquem ociosos.
A participação de professores no Conselho Escolar
Um assunto discutido em reunião do conselho esteve relacionado a problemas de indisciplinas associadas às drogas, ficou decidido então pelo convite ao aluno a se retirar da escola e transferi-lo para uma escola de porte menor para que pudesse ser melhor controlada a situação, naturalmente que tudo foi decidido com o consentimento dos pais. Todas estas decisões foram tomadas democraticamente, e que realmente sugiram efeito concreto.
Até o presente momento não, existe uma estratégia de comunicação entre os representantes e seus representados, pois a comunicação ainda é falha, umas vez que a escola é de grande porte.
Grupo: …
Orientadora de Estudos: Antonia Eudinéia Bezerra de Melo
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Entrevista com membros do conselho escolar
Com as pessoas que foram entrevistadas, são decidido junto ao grupo por meio de uma discussão, a questão da aplicação da verba do PDDE às necessidades imediatas: ventiladores, apagadores, materiais informáticos, giz, materiais escolares básicos que auxiliam no ensino e aprendizagem.Um outro assunto discutido em reunião do conselho esteve relacionado a problemas de indisciplinas associadas a drogas, ficou decidido então pelo convite ao aluno a se retirar da escola e transferi-lo para uma escola de porte menor para que pudesse ser melhor controlada a situação, naturalmente que tudo foi decidido com o consentimento dos pais.Todas estas questões foram tomadas democraticamente, e que realmente sugiram efeito concreto. Até o presente momento não, existe uma estratégia de comunicação entre os representantes e seus representados, pois a comunicação ainda é falha, umas vez que a escola é de grande porte.