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ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA- CADERNO-5
Vários aspectos constituem ou contribuem para as exclusões dos processos diretivos da gestão democrática, primeiramente as determinações diretivas enquanto princípios normativos das instâncias governamentais, como por exemplo, a possibilidade de não flexibilizar aspectos pedagógicos como princípios avaliativos e a determinação do calendário.
Podemos destacar também a dissociação entre os aspectos administrativos e a realidade didático pedagógica como determinar atividades que comprometam o comportamento coletivo. Em contrapartida, quando as propostas para ações organizacionais ocorrem em momentos direcionados e apresentados para o conhecimento de todos poderá ser determinado como um momento inclusivo, como inclusivo, como por exemplo eventos como conselho de classe e reuniões pedagógicas.
Como exemplo, podemos citar a organização quanto ao conselho de classe por questão específica de organização do conselho de calendário, a proposta quando foi de caráter inclusivo onde a operação de um horário variável para a execução foi em contra turno.
Contudo no decorrer das atividades novas discussões foram proposta pois não permitia uma execução pedagógica integral por questão de tempo. Isso demonstra que a gestão democrática, quando inclusiva permite a optar pela melhor forma de organização escolar e reflete diretamente na qualidade de ensino.
O conselho escolar existe, suas ações são orientadas em conformidade com o regimento, as ações e deliberações ocorrem com prévia divulgação, e a participação de todos os componentes e a comunidade interessada.
A escola não possui o Grêmio Estudantil porém, existem o representante de turma, que faz a ponte entre o conselho escolar, direção, equipe pedagógica e o aluno.
Assim como dos alunos em relação à escola, e os mesmos são escolhidos democraticamente pela turma.
A prática do patrimonialismo é determinante e influente em grande parte das atividades escolares, existindo e permanecendo devido a vários aspectos como por exemplo, influência econômica, social, cultural e temporal.
Contudo, outro fator a ser ressaltado é própria estrutura legal que em últimos aspectos a decisão cabe ao arbítrio dos diretores.
Uma possível alternativa para que ocorra a autonomia efetiva, seria a promoção que envolvam a organização temporal de acordo com as reais necessidades de toda a comunidade escolar, e buscar enfatizar a ação equitativa das decisões, onde somente serão implementados quando fossem estabelecidas a necessidade da ação e o consenso de todos.
Podemos destacar alguns fenômenos, presentes ocorridos após a implementação da abertura democrática, como a realidade escolar que é múltipla e dinâmica. Geralmente as salas apresentam concentração elevada de alunos o que implica diretamente no acompanhamento no desenvolvimento individual. Estes fatores influenciam na conduta da sala como por exemplo: salas numerosas requerem o prevalecimento da hierarquia, entre tanto a ação em quase sua totalidade prevalecem os conteúdos que envolvam a participação dos educandos, buscando promover o desenvolvimento de todas as suas instâncias cognitivas, buscando o desenvolvimento integral o que consequentemente refletirá em sua conduta como cidadão.
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Área de conhecimento e integração curricular
ÁREA DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR – CADERNO 4
Entendendo como um conceito possível de articular as demais especificidades disciplinares, os temas poderão ser implementado da seguinte forma:
Língua Portuguesa e inglesa: através de vários gêneros textuais que trazem informações nutricionais, culturais de segurança alimentar e métodos de produção.
Arte: as diversas culturas: africana, indígena e dos imigrantes. Sua culinária. Os fast foods na pop arte e indústria cultural.
Biologia: trabalhasse a alimentação na bioquímica ( lipídios, proteínas, carboidratos e vitaminas) oriundos dos alimentos na atuação das células bem como seus efeitos positivos e negativos – lipídeos e colesterol.
Geografia: produção agrícola e a fome mundial, desperdício na produção e diferentes produções: clima e os costumes regionais.
Educação Física: Visando a qualidade de vida – saúde.
Filosofia: a temática poderá ser abordada nos conteúdos estruturantes que compõem o terceiro ano. Sobre a perspectiva da filosofia da ciência é possível trabalhar a temática da bioética onde são abordadas os limites da aplicação da ciência para a produção excessiva e os impactos nos seres humanos.
Química: Podemos trabalhar vários conteúdos dentre os quais citamos ligações químicas, interação molecular, reações químicas, termo química, cinética química, propriedades coligativas, soluções assim como compostos orgânicos, relacionados com classificação alimentar suas formas e estruturas.
Física: trabalhar a partir do princípio da conservação da energia tendo o sol como fonte primária de toda cadeia alimentar, além como o desenvolvimento das máquinas térmicas, elétricas, tem contribuído nos métodos de produção industrial.
Matemática: o valor nutricional dos alimentos sua porcentagem, a diferença calórica ingeridos e suas necessidades diárias, e os benefícios, diferenças em PA e PG.
História: influências culturais dos diversos povos, os mitos e verdades alimentares, exploração da mão de obra no trabalho, processos imigratórios étnico e cultural.
Sociologia: Fast food a temática poderá ser abordada mediante perspectiva da indústria cultural onde a produção e o consumo na sociedade de massa refletirá na aquisição de novos comportamentos sociais.
Conforme leitura realizada da carta destacamos que dentro de dimensão de ciência, podemos colocar o material carvão, pois o mesmo é formado pela natureza e podemos especificar os conteúdos para cada disciplina visando estabelecer como objetivo final, demonstrar como o conhecimento é constituído de várias outras formas de apropriação ou seja a apropriação do saber depende de estabelecer uma relação entre as diferentes áreas do conhecimento.
Já a tecnologia destacamos as transformações ou a evolução dos materiais utilizados desde o grafite bruto até o lápis apropriados para o desenho dentro do trabalho além da evolução dos materiais enfatizamos o trabalho do pintor,o trabalho específico do artista e suas perspectivas e status em diferentes períodos da história.
Na cultura destacamos a apreciação e a expressão particular do artista e sua compreensão da realidade.
Última edição: sexta, 7 novembro 2014, 20:18 (545 palavras)