FORMAÇÃO DE PROFESSORES O GARGALO DA CONTINUIDADE

MÓDULO I - ETAPA II - PÁGINAS 20 A 40

Os temas tratados pelo módulo I da segunda etapa do curso de formação continuada previsto no pacto pelo fortalecimento do Ensino médio, nos tópicos a que se referem a sessão das páginas 21 a 31 e descritas nos títulos:
1 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM): as bases conceituais para o redesenho curricular;
2. Valorização e interpretação do planejamento participativo: Projeto Político-Pedagógico, Proposta Pedagógica Curricular, Plano de Trabalho Docente, Regimento Escolar e Estatuto(s) como mediações para a Organização do Trabalho Pedagógico Escolar;
2.1. A construção do trabalho pedagógico: instrumentos e fundamentos;
2.2. Projeto Político-Pedagógico: o impacto da legislação na organização do trabalho coletivo escolar;
2.3 Proposta Pedagógica Curricular – a construção da autonomia escolar;
2.4 Plano de Trabalho Docente: a articulação necessária entre Projeto Político- Pedagógico e Proposta Pedagógica Curricular;
2.5 Regimento Escolar e Estatuto: normatizando as ações educativas;
Tocam no cerne dos problemas que impedem melhorar a qualidade da educação no Ensino Médio. Sem uma intervenção no núcleo dos problemas vamos continuar tomando medidas paliativas para solucionar problemas antigos que sempre  reaparecem.

REFLEXÃO E AÇÃO
Faça uma reflexão acerca do esquema apresentado como síntese desta unidade do Caderno. A se¬guir, em pequenos grupos, discuta com seus colegas e escreva os principais problemas da escola (Ensino Médio) na coluna da tabela. Analise os impactos desses problemas na escola. Agora, proponha ações para mudar essa realidade. Socialize os resultados desta atividade como contribuição para a reescrita do PPP.
PROBLEMA
(O que precisa ser mudado)
IMPACTOS NEGATIVOS (Do Problema) AÇÕES
(Para resolver o problema)
Minimização das questões relativas à diversidade que compõe a escola. Estamos continuamente insistindo em “Vestir nossas roupas de Crianças” Em outras palavras: apontamos velhas soluções para novos problemas e insistimos não perceber que estamos dentro de outra escola, muito diferente daquela que foi historicamente construída.
Estudar com mais profundidade a nova constituição da escola com sua clientela
Desconhecimento de legislação e literatura sobre democratização da educação. Ações previstas e realizadas em desconformidade com a lei e muitas ações não realizadas, ficando apenas nos projetos. Promover uma sólida formação do corpo docente e da equipe gestora sobre esses temas.
Modelo de escola centrado na pessoa do gestor e sem real participação da comunidade no destino da escola. Baixíssimo envolvimento da comunidade escolar na condução dos problemas e soluções para a escola Promover uma clara compreensão do que é Gestão democrática da Educação e da Escola.
Desatualização do PPP que há cerca de uma década foi  construído coletivamente e nunca mais foi reescrito com a participação da comunidade escolar. Frequentemente se propõe soluções e alternativas paliativas para cada novo problema. Construção coletiva do PPP, depois de estudar melhor a literatura e a legislação bem com  sua finalidade e importância.
Inexistência, ou descontextualização do regimento escolar e da Proposta Pedagógica Curricular.  Grupo de docentes que trabalha muito com distintas atividades sem ter um norte para as ações. Construir coletivamente a proposta pedagógica da escola
Constituição do Conselho Deliberativo Escolar em desacordo com a lei. O Conselho que foi nomeado não tem ação adequada para a sua finalidade. E boa parte dos componentes não sabem o que precisam fazer na função que ocupam. Estudar e constituir na forma da lei um Conselho Deliberativo Escolar.
Inexistência do Grêmio Estudantil e pouca eficiência do Conselho de Classe. Os alunos não participam de modo efetivo do cotidiano da escola. Motivar os alunos para a constituição do Grêmio ajudando-os a compreender o papel do conselho de classe nas suas três etapas.