Evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos.
Diante das inquietações do cotidiano escolar, onde se depara com os crescentes conflitos ocasionados pelo desinteresse dos alunos dentre outros fatores, e o alarmante índice de evasão escolar, o que leva um aluno a sair da escola? Várias tentativas foram feitas para descobrir as razões dessas questões polêmicas. Desses desafios apresentados: 37% dos entrevistados priorizam a necessidade de uma política voltada para permanência e conclusão do aluno do ensino médio. A realidade apresenta nos dias atuais um paradigma entre o que a escola oferece e as perspectivas das empresas no tocante ao mercado de trabalho. A escola oferta o conhecimento aliado à cidadania e a empresa exige o suporte técnico objetivando lucro. Sendo assim, um dos caminhos seria uma parceria entre governo, empresas e ONGS que disponibilizem aos alunos condições, para que estes consigam trabalhar e estudar visto que grande parte das empresas, quanto à jornada de trabalho, não permite a saída antecipada do trabalhador para esse fim. Tal proposta poderia ser encaminhada para os órgãos competentes disponibilizarem mecanismos de incentivos fiscais as empresas colaboradoras.
Mediante pesquisa realizada nas turmas do ensino médio, conclui-se que 33% das famílias trabalham. Quanto à condição de moradia, a pesquisa aponta que 18% dos alunos possuem casa própria, 37% residem em casas alugadas que em média possuem de 3 a 4 cômodos. E 45%, residem com os pais e responsáveis. A escolaridade dessas famílias concentra-se em 4 % concluintes do ensino médio e os demais concluíram ou estão concluindo o ensino fundamental II. Os indicadores mostram que a realidade é a exclusão de grande número de brasileiros à educação, sendo preocupante a sua não permanência na escola. Hoje, torna-se difícil à relação educação e trabalho, devido aos grandes problemas socioeconômicos que a priori é a subsistência.
Sob um olhar de investigação, o que a escola poderá fazer junto a professores, equipe pedagógica e direção escolar, para tentar amenizar esta situação? É sob esta perspectiva, levando em consideração a situação escolar, para tentar sanar esta situação dos alunos, que o presente projeto, tem a intenção de pesquisar. Justifica-se a necessidade de conhecer os obstáculos enfrentados pelos educadores e educandos, no processo ensino aprendizagem, para conhecer as causas e buscar as soluções.
Nesse contexto, a Evasão Escolar, principalmente do ensino médio noturno, tem sido objeto de preocupação nos estabelecimentos de ensino. O desafio de vencer conteúdos precisa ser retomado para a compreensão do sentido da experiência social e pessoal, marcados pela exclusão de alguns. A proposta precisa ser reavaliada e colocada sobre feixes de luz, para ser enfocada de forma a refletir satisfatoriamente na Educação. Melhores situações pedagógicas que favoreçam um bom desempenho dos alunos, por meio de ações. (UNESCO, 1997).
É preciso investir mais na Educação de jovens e adultos. A UNESCO na sua Conferência de Hamburgo (1997) “A Conferência Internacional da Educação de Adultos. (Confintea V)”, enfatiza a necessidade de reconhecer o papel do educador bem informado, garantir a diversidade de experiências, e reafirma a responsabilidade inegável do Estado diante da Educação para fortalecer a sociedade civil e a cidadania, conceitua a EJA como um processo permanente de aprendizagem do adulto.
Tânia Mara Rosina Scomasson
Comments
Evasão Escolar e o mercado de trabalho.
A idéia de parceria com empresas para encaminhar os nossos alunos a iniciação ao trabalho é excelente.Muitas escolas já o fazem,como "menor aprendiz",ou estagiários em Bancos,etc.O ponto que considero "Crucial"no seu texto é a Reavaliação da proposta de ensino atual."O desafio de vencer conteúdos,precisa ser retomado,para a comprensão do sentido da experiência social e pessoal,marcados pela exclusão de alguns."
Partindo deste princípio,devemos observar as nescessidades de nossos jovens,a aplicabilidade prática dos conhecimentos ,conteudos e experiências vividas na escola.Onde possamos transformar além de educar para a vida.dar condições para que ele possa exercer sua cidadania,tomar decisões.Essa postura sim poderá ajudar na construção da escola igualitária,onde haja maior valorização do jovem,onde possa ajudá-lo a descobrir e desenvolver seus potenciais,suas aptidões.E ajudá-lo a além de ingressar no mercado de trabalho,dar condições,de estar inserido e atuante na sociedade.
Fato esse que ajudaria no combate a Evasão escolar,principalmente do EM Noturno,visando uma formação integral de sujeitos autônomos e emancipados,onde possa através de seus conhecimentos e experiências,"LER" o mundo,integrado dignamente a sua sociedade política.Não somente para o mercado de trabalho,mas sim que apontem na direção de melhorias individuais e coletivas, contribuindo para a formação de seres humanos capazes de participar politicamente como sujeitos numa sociedade justa e igualitária.