Eu Gosto dos Meus Alunos!

" Eu gosto dos meus alunos e me preparo positivamente para as aulas". Gostar dos alunos, gostar deles como são, com as dificuldades que trazem, com o jeito que se vestem, cheiram, falam e escrevem. Gostar deles: é óbvio, mas fundamental para chegar até o jovem. Muitos professores parece que não apreciam os alunos, sentem-se distantes, só os criticam e se preparam para a aula como para uma guerra e, evidentemente, ela acontece. Jovens gostam de novidades, de sair da rotina. Um vídeo diferente, tecnologias de ilustração, pesquisa na internet. Todo professor precisa surpreender e cativar sempre. Na educação o mais importante são as atitudes de comunicação e afetividade favoráveis para flexibilizar o tempo em aula e desta forma, incrementar outros espaços e tempos de aprendizagem. A sala de aula precisa ser redefinida, tornar-se espaço de pesquisa, de desenvolvimento de projetos, de intercomunicação on-line, de publicação. Pesquisar de todas as formas, utilizando todas as mídias, todas as fontes,todas as maneiras de interação. Juntos, em pequenos grupos, individualmente. Combinar com os jovens como será essa pesquisa. Relacionar os resultados, compará-los, contextualizá-los. A escola pode estender-se fisicamente até os limites da cidade e virtualmente até os limites do universo. Integrando os espaços significativos da cidade para o jovem. Se os jovens fazem pontes entre o que aprendem com situações reais, do dia-a dia (filmes, histórias, poesia, arte) realmente eu gosto dos meus alunos.