ETAPA II CADERNOV PÁGINA 14

ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE JUSCELINO KUBISTCHEK FRANCISCO BADARÓ-MG- S R E ARAÇUAÍ
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Atividade 1 do caderno 5 etapa 2- PÁGINA 14
RESPONSÁVEIS: PROFESSORES PARTICIPANTES DO PACTO DO ENSINO MÉDIO-2015
ORIENTADORA: Rosimar Lidiana Pinheiro de J. Simões
CURSISTAS: Luiza Rosemary da Cruz, Lílian R.P.Jardim, Kátia Maria Calazans, Lucinéia Marques de Abreu, Marta Magaly dos Santos, Adão Carlos Pereira, Elaine Soares Aguilar.

Tema: A inserção dos tipos de pensamentos matemáticos no contexto escolar e no meio social  e/ou na sociedade
Introdução: Dominar os conceitos básicos e as ferramentas que a matemática oferece é imprescindível para a vida humana. Uma vez que tais conhecimentos auxiliam as pessoas em atividades das mais corriqueiras como ir às compras, ler e compreender lados de rótulos de produtos ou de uma receita culinária ou dados de noticiários de telejornais e revistas e/ou até mesmo em situações mais complexas como usar esses conhecimentos no trabalho em suas diversas esferas, criações de novas invenções e até mesmo nos estudos. E por falar em estudo, não podemos esquecer que o desenvolvimento de raciocínio matemático, faz com que o aluno tenha um ótimo desempenho em outros componentes curriculares que estão inseridos os pensamentos dedutivo, não determinístico, geométrico-espacial e lógico-dedutivo.
Desenvolvimento:
Língua Inglesa: gêneros textuais que apresentem dados em gráficos, tabelas, porcentagens e até mesmo problemas que envolvam as 4 operações básicas da matemática(pensamento raciocínio lógico-dedutivo).
Língua Portuguesa: receita culinária, gênero textual: e-mail/ produção texto (introdução, desenvolvimento e conclusão)- (pensamento indutivo).
Biologia: Rótulo das embalagens dos produtos; hereditariedade e genética (pensamento lógico-dedutivo).
Educação física: calcular o IMC (pensamento lógico-dedutivo); calcular espaço físico (pensamento geométrico espacial).
História/Sociologia e Filosofia: Linha do tempo - cronologia) da comunidade local, evolução do homem (pensamento lógico-dedutivo e indutivo)
Matemática: probabilidade (pensamento não- determinístico).
Geografia: Estatística geral (gráficos e dados geográficos)-(pensamento lógico-dedutivo e indutivo
Conclusão: necessitamos do conhecimento da matemática em varias situações de nosso cotidiano; e por isso é imprescindível que se insira no currículo escolar temas que façam parte do dia—a-dia do nosso aluno e de interesses juvenis e que enfoquem os pensamentos matemáticos de forma interdisciplinar; para que os mesmos possam utilizar de forma efetiva tais conhecimentos adquiridos para fazer a diferença e transformar o meio social no qual estão inseridos.