Etapa II - Caderno V

Ana Vilma Pelloso; Carolina Quieroti Timoteo; Dalva Sebold Moraes; Denise Braz Proença Peixoto de Sousa; Eunice Justino; Eunice Lourdes da Silva Vieira; Geralda de Paula Zaganini; Gino Marzio Ciriello Mazzetto, Jani Amancio Costa; Janete Martin; Josiane Aureliano; Mara Lucia Favaretto; Mari Sumigawa Kaminami; Natalia Naranjo; Regina Celia Batista Pinto; Rosangela Domingues Generoso; Vilma Hideko Sumigawa; Zauri de Jesus Dias Murbach e Zuleide Aparecida Vismek Correa. 

 

COMBUSTÍVEL PARA VIDA

INTRODUÇÃO:
Este projeto interdisciplinar  teve como tema:  Alimentos (Combustíveis para a vida), foi desenvolvido com  aproximadamente 80 alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio no período noturno, no Colégio Estadual  Antonio de Moraes Barros, Londrina, Pr, no segundo bimestre de 2015. Seu principal objetivo foi determinar o consumo e gasto de energia através de alimentos e atividades físicas. Um dos elementos motivadores da proposta de pesquisa é a grande quantidade de adolescentes que estão acima do peso e obesos, tem-se discutido os problemas desta obesidade, bem como o aparecimento de doenças como: cardíacas, pressão alta, diabetes, alergias, anorexia, bulimia e outras. Para tanto, nada melhor o instrumento “o alimento”, para cativar a atenção destes jovens, aguçar sua curiosidade e desenvolver a prática de pesquisa, aplicação e mudança de seus hábitos alimentícios, como de sua família, como ferramenta para melhorar sua qualidade de vida, consequentemente fazê-los gostar mais da escola onde passam grande parte se sua vida.

OBJETIVO:
Analisar a relação entre consumo e gasto de energia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Determinar o consumo de energia através de alimentos ingeridos no lanche da escola.
- Determinar o gasto de energia em atividades físicas.

METODOLOGIA:
         Inicialmente os alunos  foram  convidados para tomarem um lanche, em seguida foi solicitado para registrarem  e calcularem  a quantidade de quilocalorias presentes em cada alimento consumido. Posteriormente, os alunos foram  divididos em grupo para realizarem as seguintes atividades físicas: caminhada,  dança e futebol, bem como, determinar o gasto de energia através da atividade física realizada, calculando o tempo de cada atividade praticada por eles.
Onde as disciplinas trabalharam em suas aulas os seguintes assuntos:
-  Física: energia dos alimentos e unidade de medida.
- Química: importância dos elementos químicos, concentrações de sais, concentrações: carboidratos, gorduras, proteínas, açúcares e valores calóricos dos alimentos, entalpia dos alimentos e cinética química.
- Educação física: atividade física, cadeia alimentar e pirâmide da atividade física.
-Biologia; Alimentos transgênicos, educação ambiental, cadeia e pirâmide alimentar.
- Artes- fará cartazes com a lista de alimentos com seus respectivos valor calórica.
- Matemática: razão, proporção, regra de três e unidades de medida.
- História: sociedade agrária, revolução agrícola, sociedade industrial.
- Geografia: evolução da estrutura etária brasileira (1980-2020), gráficos sobre a população ativa PEA no setor primário (1950-2010) e os maiores produtores mundiais.

RESULTADOS E CONCLUSÃO:
Observamos que os alunos participaram do lanche, com grande expectativa, disciplinados, alegria, satisfação, alguns até consumiram alimentos a mais. Nas atividades propostas os alunos que não gostam de atividades teóricas, ficam inquietos, mas participaram muito das atividades práticas.
A mudança de metodologia pode cativar este aluno a uma participação maior na escola.
As atividades propostas pelas disciplinas foram realizadas com satisfação, melhorando até mesmo sua nota bimestral.
A partir do resultado deste trabalho percebeu-se um grande esforço em continuar analisando a relação das calorias consumidas e os gastos energéticos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
• SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO-SEED. Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná, Química. Curitiba-PR, 2006.
• Ser Protagonista: Química, 1º ano: ensino médio/obra concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editor responsável Murilo Tissoni Antunes- 2. Ed. – São Paulo: Edições SM, 2013.
• Química na abordagem do cotidiano. Peruzzo, F.M e Canto, E.L.. 3ª edição – São Paulo: Moderna, 2003.
• Tabela de Calorias dos alimentos mais servidos em nossa mesa: http://www4.faac.unesp.br/pesquisa/nos/bom_apetite/tabelas/calali.htm. Data: 29/07/15.
• O que são calorias? Carboidratos, proteínas, óleos gorduras e lipídeos. http://www.alunosonline.com.br/quimica/o-que-sao-as-calorias.html . Data: 29/07/15.
• Como ler os rótulos e entender as informações nutricionais dos alimentos.http://blogdamimis.com.br/2013/04/23/como-ler-os-rotulos-e-entender-as-informacoes-nutricionais-dos-alimentos. Data: 29/07/15.

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imagem de Mari Sumigawa Kaminami

Combustível para a vida

Este projeto teve como objetivo metodológico trabalhar interdisciplinariedade, após tomarem o lanche, cada disciplina trabalhou seu conteúdo, através de uma assunto do cotidiano, pode-se incluir o método científico, onde utilizaram da  teoria, prática, observação,  curiosidade, questionamento, criação de hipóteses,criatividade, experimentos, análise dos resultados e conclusão. O aprendiz  conseguiu ver a integração das disciplinas cursadas e importância delas no conjunto.

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