ETAPA II - CADERNO III - CCCCCCIÊNCIAS DA NATUREZA

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COLÉGIOS ESTADUAIS "HELENA VIANA SUNDIN" E "ALBGERTO GOMES VEIGA"

ORIENTADORA: PROFESSORA MARIZA HELENA BARBOSA

PROFESSORES:

SANDRA MIRE DO PRADO;
CLAUDIO LUIS V. C. PORTO;
HELENA MITIKO FUJIMAKY;
OLGA INÊS KADAJSKYJ;
ANA CLAUDIA
FRANK SHIGUEU TSUIKI;
SILVANIA INOCÊNCIO DE OLIVEIRA TSUIKI;
LÓRIS CROCCOLI;
HALIME HAMMOUD MOURAD;
LYDIANI MARIA DOS SANTOS PEZZINI;
GUSTAVO TRIERVEILER ANSELMO

 

ETAPA II - CADERNO III – CIÊNCIAS DA NATUREZA

 

Um dos requisitos básicos para que possamos trabalhar de maneira interdisciplinar é termos uma noção geral dos assuntos a serem abordados nas diversas disciplinas do currículo escolar. Seria muito difícil a abordagem interdisciplinar se o professor não tivesse a noção conceitual dos temas em estudo ou possíveis relações com as outras disciplinas. Além disso, é fundamental que os professores tenham disposição para estudar e acolher a abordagem interdisciplinar, no momento em que surgirem, pois

poderá haver a necessidade de se tratar (ou aprofundar) um assunto fora da ordem programada pelo Plano de Trabalho Docente.

“O processo de ensino deve transmitir aos alunos a lógica do conhecimento de referência e do saber especializado e acumulado pela humanidade que devem ser extraídos os conceitos e os princípios a serem ensinados aos alunos”. (Lopez, p. 151-152)

Porém, não deve ser um conhecimento fragmentado, mas dialogado com as outras disciplinas para não perder a dimensão da totalidade. Aliando, desta forma, o conhecimento sistematizado aos conhecimentos da comunidade.

A interdisciplinaridade está relacionada ao conceito de textualização sócio histórico. O professor deve ter o cuidado para não empobrecer a construção do conhecimento e sem uma contextualização. Reduzir a abordagem pedagógica aos limites da convivência do aluno, compromete o desenvolvimento de sua capacidade de compreensão da abrangência dos fatos e fenômenos. O contexto deve ser apenas o ponto de partida da abordagem pedagógica.

O currículo multidisciplinar traz informações incompletas, uma visão fragmentada de mundo, onde o aluno não dá a devida importância. Já o interdisciplinar, as informações, percepções e conceitos compõem uma totalidade de significação completa, que corrobora na construção cognitiva de forma mais eficiente.

Para que a ação interdisciplinar tenha sustentabilidade, é necessário que as diversas áreas dialoguem em si. É de extrema importância a ampliação da hora atividade para que se possa debater e analisar a construção da proposta de forma coletiva. Outro aspecto é a figura de um articulador do projeto, para que se possa dialogar com outros docentes em hora atividade em outro momento ou turno.

O primeiro passo na construção desse projeto é estabelecer um eixo gerador da proposta para que cada profissional possa articular o conteúdo dialogando com o tema proposto dentro do bimestre.

Exemplo: O tema base é ética, o tema articulador é bioética.

- Filosofia: analisar e refletir sobre o fundamento da vida e seus conceitos.

- Sociologia: Debater sobre as alterações sofridas pela sociedade e planeta em relação as mudanças sociais.

- Língua Portuguesa: interpretações de textos atuais sobre o tema, regras gramaticais, entre outros.

- Química: verificar o nível de agrotóxicos nos alimentos.

- Física: verificar a inércia que a vida vem sofrendo com as alterações climáticas.

- Geografia: levantar dados das regiões mais afetadas pela destruição da vida.

- História: processos e fatos históricos que relatam o fato.

- Matemática: criar uma estatística sobre as regiões e ou tipos de vida em extinção.

- LEM - Inglês: leitura e interpretação de textos sobre o tema abordado.

- Biologia: verificação da evolução da vida e sua fragilidade diante das transformações.

- Arte: criar e expor gravuras sobre o tema.

-Educação Física: analisar as consequências sofridas pelo corpo com o aquecimento global.

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imagem de Janete Secco Bedendo

O trabalho no Campo e os Problemas Relacionados a Saúde.

O trabalho no campo e os problemas relacionados a saúde.

RESUMO

Com o intuito de abordar assuntos que se inter-relacionam ao cotidiano, será descrito o trabalho realizado com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Nova União, trabalho esse que procurou através dos relatos do cotidiano e seus registros, associar ao conhecimento de Ciências da natureza o conteúdo: Fatores ambientais que afetam a saúde humana, focando as pesquisas que abordam iniciativas de projetos baseados em uma perspectiva interdisciplinar no contexto do processo do ensino e da aprendizagem.

Palavra-chave: interdisciplinar, ciências da natureza, conhecimento.

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais vivencia-se um desinteresse muito grande dos adolescentes pelo conteúdo escolar. Depara-se com situações que obrigam a criar estratégias que deem motivação para que os jovens tenham interesse nos estudos e não ficarem permanentemente numa logica propedêutica sem interesse de ampliar seus conhecimentos.O trabalho do educador no processo ensino-aprendizagem é fundamental, cabendo a ele uma ligação entre a realidade imediata contexto teórico-social e as relações globalizadas do conhecimento.

DESENVOLVIMENTO

O conhecimento científico deve ocasionar ao estudante o desejo de transformar, mudar o seu contexto, compreendendo seu papel na mudança da sociedade. As ciências da natureza são voltadas para o conhecimento físico, químico e biológico, proporcionam o envolvimento de diferentes disciplinas e a relação com o cotidiano, considerando a aprendizagem um processo aberto que permite levar o objeto dessa aprendizagem às aplicações práticas diárias.

Fazenda (1994) caracteriza a sala de aula interdisciplinar como um espaço onde:a autoridade é conquistada, enquanto na outra é simplesmente outorgada. Numa sala de aula interdisciplinar a obrigação é alternada pela satisfação; a arrogância, pela humildade; a solidão, pela cooperação; a especialização, pela generalidade; o grupo homogêneo, pelo heterogêneo; a reprodução, pela produção do conhecimento. [...] Numa sala de aula interdisciplinar, todos se percebem e gradativamente se tornam parceiros e, nela, a interdisciplinaridade pode ser aprendida e pode ser ensinada, o que pressupõe um ato de perceber-se interdisciplinar. [...] Outra característica observada é que o projeto interdisciplinar surge às vezes de um que já possui desenvolvida a atitude interdisciplinar e se contamina para os outros e para o grupo. [...] Para a realização de um projeto interdisciplinar existe a necessidade de um projeto inicial que seja suficientemente claro, coerente e detalhado, a fim de que as pessoas nele envolvidas sintam o desejo de fazer parte dele (p.86-87).

O trabalho apresentado para os educandos foi buscar no cotidiano de cada um, de maneira que cada educando relate o seu trabalho diário no campo, e relatar também um fato que ocorreu na sua família que chamou sua atenção. Após o relato de cada educando, pediu-se que cada um trouxesse para a escola fotos do trabalho desenvolvido na família e então a partir das fotos colocadas no retroprojetor, levantaram-se várias discussões sobre a saúde no campo, como, cuidado com a pele, pois a maioria fica exposta ao sol sem protetor solar, a questão dos agrotóxicos utilizados de forma demasiada e o uso do EPI visando a segurança no trabalho. Os alunos ficaram motivados e muito interessados em buscar conhecer mais profundamente sobre os assuntos abordados. Em grupos os alunos irão pesquisar e apresentar para os demais alunos os cuidados que devem ser tomados no trabalho no campo.

CONCLUSÃO

O trabalho deixou os alunos motivados e interessados em buscar conhecimento, saber cientificamente quais os problemas futuros que podem ser evitados, mas o prazer maior foi cada um mostrar o que faz e como faz. Os professores puderam observar o resultado do trabalho em diferentes disciplinas além das ciências da natureza, também observou-se a produção de texto e o uso da tecnologia no campo, entre outros.

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