Etapa II - Caderno I - Reflexão e Ação 4 - Uma reflexão sobre o Conselho de Classe
Instituto Estadual de Educação "Dr. Caetano Munhoz da Rocha"
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Etapa II
Caderno I
Orientadora- Andréia Maria Digiovani Frumento
Professoras Cursistas
Amanda Gondro Celestino
Carolina Casimira Molina
Everly Lilian Domingues
Jurema Aparecida Matuichuk
Soraya Geremias Ribeiro
REFLEXÃO E AÇÃO
II - Realize a leitura e análise de uma ata de Conselho de Classe com base nas questões apresentadas na atividade I.
1-Quais foram os problemas levantados?
2-Quais os encaminhamentos propostos?
3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
5-Quais foram as sugestões propostas?
6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe
Ata do conselho de classe do ano de 2014 referente ao 3º Bimestre, realizada aos dezoito dias do mês de outubro. Reuniram-se em uma sala do Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha – Ensino Fundamental, Médio e Normal, a Direção, Equipe Pedagógica e os Professores da 1ª Série, Turma E, do Ensino Médio, período noturno.
Perguntas Questionamento do Conselho
1-Quais foram os problemas levantados?
Uma turma considerada faltosa e, em relação aos conteúdos, regular no ensino aprendizagem que demonstra pouco interesse pelas aulas.
2-Quais os encaminhamentos propostos?
Como se trata de um conselho de 3º bimestre, para recuperar alunos com faltas e muitas notas abaixo da média foi realizada uma análise de cada aluno e da possibilidade de cada professor realizar um trabalho a parte no conteúdo. Em algumas disciplinas voltar alguns conteúdos considerados de maior importância e revisá-los para que o ensino aprendizagem se realize com maior eficácia.
3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema. De acordo com o dicionário Prebian, queixa é um substantivo feminino que remete a uma ação ou efeito de queixar-se, ofensa e descontentamento.
Problema é uma dificuldade de obtenção de determinado objetivo.
As queixas dos educadores é que alguns dos educandos são descompromissados, saem da sala sem autorização, utilizam os celulares de maneira indevida mesmo com a autuação dos professores e mostram dificuldade de relacionamento entre eles e com os professores.
Os maiores problemas apresentados são a dificuldade de aprendizagem, pouco interesse, pouca participação e as muitas faltas às aulas.
4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
Muitos conteúdos precisam ser retomados, pois os alunos não acompanham o processo ensino aprendizagem, principalmente nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. São realizadas muitas oportunidades de retomada da realização das atividades propostas, pois muitos não conseguem cumprir os prazos estabelecidos para a entrega dos trabalhos e atividades. Sempre levando em conta que são alunos do período noturno, que trabalham e lhes falta tempo hábil para realização dessas atividades. A esses alunos é dado um tratamento diferenciado do período matutino e vespertino.
5-Quais foram as sugestões propostas? Para o ano seguinte fazer um trabalho diferenciado para o período noturno, tendo em vista que os resultados não estão sendo satisfatórios, trabalhando de uma maneira que atinja os alunos pra sua realidade. Pensando em um projeto que incentive e construa um cidadão apto para o mundo do trabalho e para a vida.
6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
Liberdade de expressão.
7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe
Realização de Pré-conselho.
Conselho de classe participativo (ver texto abaixo).
Que as soluções sejam sobre os problemas e não as queixas.
Que as propostas de soluções sejam levadas adiante.
CCP - Conselho de Classe Participativo
O Conselho de Classe participativo é um momento importante para a escola, pois envolve os alunos e professores e conta com a presença dos pais, Direção, Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional. Neste momento, são socializadas as conquistas realizadas no período, aprendizagens significativas, dificuldades encontradas, sugestões para sua superação, desafios e metas dos grupos para o próximo período.
É bem verdade que o Conselho de Classe Participativo implica uma preparação, que demonstraremos aqui em três momentos:
1º - Cada aluno deve fazer a autoavaliação em que, individualmente, responde a uma série de perguntas relativas ao seu envolvimento e comprometimento com os estudos e relacionamento com os colegas e professores. Através dessa simples atividade, os alunos já são estimulados ao autoconhecimento, reconhecem suas habilidades e dificuldades e conseguem perceber-se imprescindíveis no próprio processo ensino-aprendizagem. A autoavaliação também convida à reflexão, abertura à autocrítica e atitude proativa na resolução de problemas.
2º - A heteroavaliação, realizada em grande grupo, é o momento em que os alunos avaliam os avanços e dificuldades que percebem no próprio interior do grupo, avaliando sob sua perspectiva, os avanços da turma em relação ao ensino aprendizagem e relacionamentos. Este é um exercício de democracia, pois estimula a turma para apontar sugestões capazes de gerar comportamentos/atitudes/mudanças que beneficiem a todos. Permite que cada um se reconheça como parte de um todo e se perceba capaz de se comprometer em benefício da qualidade das relações, bem estar e aprendizagem de todos.
3º - Os professores fazem a avaliação da turma através de conceitos e pareceres. Esse é o momento de explicitar as maiores habilidades encontradas na turma, bem como as maiores dificuldades encontradas no processo ensino aprendizagem.
No dia marcado para o Conselho de Classe Participativo, alunos e professores sentam-se frente a frente. O primeiro a se pronunciar é o aluno representante da turma que lê para todos os presentes a heteroavaliação para apreciação de todos. Logo depois o professor conselheiro da turma lê a avaliação feita pelos professores sobre a turma. Então, cada aluno, acompanhado ou não, por seus pais, com sua ficha de autoavaliação na mão, passa pelos professores individualmente para que o professor analise seu desempenho individual na disciplina.
O Conselho de Classe seria mais útil se a oportunidade de participação fosse dada a todas as pessoas envolvidas, se os critérios a serem avaliados fossem discutidos numa linguagem clara e compreendida por todos, se as pessoas entendessem que a crítica não é só negativa, que o errar é humano e que pode ser revertido quando assumido, que a caminhada para uma educação realmente verdadeira se dá no momento em que todos são capazes de assumirem o compromisso com sua própria identidade.
Quando se fala e quando se chama a comunidade escolar a participar da escola, não deveria limitar esta comunidade, a angariar fundos e auxiliar no processo administrativo, deveria ir mais longe, levando esta comunidade a participar do processo pedagógico do ensinar e aprender.
"O importante não é a transmissão do conteúdo, mas o despertar de uma nova forma da relação com a experiência vivida" (Libâneo, 1986; 13)
Referências
GODINHO, Rociney A.L.P. & CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva. Conselho de classe participativo: resistência e rupturas < http://www.diaadia.pr.gov.br/cge/arquivos/File/CONSELHODECLASSEPARTICIPA... > acesso em 30/04/2015
LORENZONI, Rosilãne de Lourenço& REMPEL, Terezinha Leiza & CARGNIN, Elisane Scapin & TONIOLO, Joze Medianira dos S. A. Conselho de classe participativo: uma experiência de participação democrática na escola < http://www.diaadia.pr.gov.br/cge/arquivos/File/Conselho_de_Classe_partic... > Acesso em 30/04/2015
MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães de. O conselho de classe e a construção do fracasso escolar < http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a05v31n2.pdf> Acesso em 30/04/2015
DALBEN, Angela I. L. de Freitas. Trabalho Escolar e Conselho de Classe. SP: Papirus,199
- Logue-se para poder enviar comentários
Comments
Conselho de Classe participativo
Colegas Professoras
Essa experiência eu vivi. 'E muito produtiva.
Conselho participativo
Excelente oportunidade de crescimento não só para o aluno como para o professor, que terá a oportunidade de rever a sua prática.