Estudantes denunciam ausência de professores

Manifestação será realizada nesta quinta, 19

Alunos do colégio estadual realizaram manifestação em dezembro de 2012 (Foto: Arquivo Portal Infonet)
Estudantes matriculados do 1º ano do ensino fundamental maior ao 3º ano do ensino médio, no Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento, localizado no bairro Coqueiral, alegam que cerca de seis professores permanecem ausentes da unidade desde o início do ano letivo de 2013. Arquivo Portal Infonet)

De acordo com o presidente do Grêmio Estudantil do colégio, Gerinaldo Corrêa, uma manifestação será realizada a partir das 7h30 desta quinta-feira, 19, em frente ao prédio, situado na avenida Euclides Figueiredo, cuja ação será liderada pelos demais integrantes do Grêmio e representantes da União Sergipana dos Estudantes (Uses).

“Iniciamos o ano letivo com esse déficit em cada turma de alunos matriculados nessas séries. Entre os ausentes, estão os professores de química e física, considerando também que o de história chegou a fazer parte do corpo docente, mas logo se ausentou, dando espaço para um novo professor que cumpria carga horária reduzida. Atualmente, não dispomos de professor de história”, denuncia.

Gerinaldo Corrêa também é aluno do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento e alega ainda que os estudantes matriculados no turno matutino nunca tiveram aulas de arte desde que o ano letivo de 2013 foi iniciado. Além disso, os do ensino fundamental maior não recebem aulas de ciências e testemunham ausência de professores de biologia na escola.

“Representantes do Grêmio participaram de uma reunião com o secretário de Estado da Educação no mês de setembro, quando nos foi assegurada a chegada dos professores dessas disciplinas. A direção do colégio, por sua vez, nos informou que os alunos poderiam usufruir de férias somente das disciplinas concluídas, o que implicaria na retomada das atividades escolares dos mesmos, caso os docentes chegassem”, assegura Gerinaldo.

Outras pendências

Gerinaldo acrescenta qua a falta de professores também prejudica os alunos inseridos na Educação de Jovens e Adultos dos ensinos fundamental (EJAEF) e médio (EJAEM). “Esses estudantes não foram acompanhados por professores de Educação Física em 2013 e a consequência desse problema é a não conclusão desse ano letivo, estando aptos a concluí-lo só em 2014, se houver professor na escola”, compartilha.

O presidente do Grêmio ainda relata a experiência junto ao Exame Nacional do Ensino Médio. “Fiz o Enem por experiência e ao verificar os conteúdos de química e física, percebi que não tinha conhecimento para realizar as avaliações com êxito. Se tivesse sido acompanhado por algum professor, as chances de consegui uma boa pontuação seriam bem maiores”, desabafa o aluno.

SEED

De acordo com informações enviadas pela sua assessoria de comunicação, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) já determinou a redistribuição da carga horária dos professores lotados na unidade de ensino para atender a toda a demanda. "O fato é que o Colégio Estadual Senador José Alves Nascimento tem professor dessas disciplinas, só que estavam com a carga horária ociosa. Ao identificar este problema, a SEED determinou a redistribuição da carga horária desses docentes para atender as necessidades da escola", explica.

Por Nubia Santana