Está aberta temporada de criatividade na 8ª Primavera dos Museus.

Lançamos aqui o desafio de pensar no Museu enquanto espaço rico para construção de experiências afetivas, sensoriais, intuitivas e cognitivas a ser vivenciadas entre jovens e os bens culturais. Será que no imaginário social ainda predomina aquela idéia de museu como, "coisa velho, coisa antiga"? Será que a percepção sobre museu mudou? Será que os museus realmente mudaram nesses últimos anos?

Essas questões são lançadas aqui para que se possa pensar nas diferentes relações dos museus com seus diferentes públicos, em especial o público jovem, que tem tantas especificidades, como o próprio acesso ao museo e a percepção do jovem quanto as obras, imagens, espaços, etc.

Com o objetivo de impulsionar essa relação entre os jovens e museus está sendo lançado nesse mês de agosto em todo o Brasil a "8ª Primavera dos Museus" como pode ser visto na matéria abaixo:

"Até 22 de agosto, estão abertas as inscrições para a 8ª Primavera dos Museus. O evento ocorre anualmente em meados de setembro com o objetivo de mobilizar os museus brasileiros a desenvolverem atividades especiais, como exposições, palestras, oficinas, seminários, ações educativas, em torno de um mesmo tema.
Nesta edição, o tema será a criatividade. O conceito “museu criativo” foi escolhido em 2014 por ser este um estímulo à manutenção e ao desenvolvimento de cada instituição, na exploração da capacidade de inovar, modernizar a gestão e diversificar as iniciativas.
Museus e outras entidades culturais interessados em participar devem inscrever eventos e promover sua realização entre os dias 22 e 28 de setembro de 2014, chamando a comunidade para refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema Museus Criativos. Acesso o formulário de inscrição.
As atividades ficarão sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes são exemplos de ações aceitas. Ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) caberá produzir e disponibilizar, a partir de 4 de setembro, o guia online da programação da 8ª Primavera dos Museus em seu site.

Inscrições:
Até 22 de agosto de 2014 pelo site
com informações MINC e Ibram"