"Essa é Minha Vida"

Curta-metragem - Dar Voz aos Jovens

O Projeto "Dar Voz aos Jovens" tem por objetivo contribuir para o campo temático da educação em sexualidade, comprometida com o respeito a valores, preferências, crenças religiosas e proteção de direitos.
O presente vídeo, de caráter provocativo, é baseado em narrativas selecionadas em concurso aberto a jovens de 14 a 19 anos, de ambos os sexos, alunos do ensino médio de escolas públicas da Grande São Paulo.
Os roteiros e a concepção dos vídeos são de autoria dos alunos selecionados que, para tanto, contaram com oficinas dirigidas por especialistas em roteiro, vídeo e produção.

Ficha Técnica

ALUNOS REALIZADORES: Daniela Natalyne, Lucas Martins e Victor Hugo Silva

Entrevistados: Raphael Henrique da Silveira, Jade Dietrich, Bruno Pereira Bueno e Vagner Francisco Vital

EQUIPE DAR VOZ AOS JOVENS
Coordenação Geral do Projeto: Elza Berquó
Consultores: Alessandro de Oliveira dos Santos, Clarice Herzog, Maria Coleta Albino de Oliveira, Sandra Garcia, Sandra Unbehaum e Vera Paiva
Produção Executiva: Paula Garcia
Coordenação Pedagógica: Henry Grazinoli
Orientadores na gravação: Emerson Piqueno e Edson Costa
Trilha Sonora Original: Dudu Tavares e Sérgio Arara
Edição e Finalização: Leonardo Gusmão

Gênero: Documentário
Ano de Produção: 2012
Local de Produção: São Paulo
País: Brasil
Realização: CEBRAP
Apoio: FCC

Comments

imagem de Tania Mauricia Willamil Silva

Este documentário é

Este documentário é maravilhoso! Faz com a gente perceba os conflitos que cada qual sofre quando faz suas opções e o quanto a escola deve estar sensível a temática. Fiquei emocionada, em especial, quando os entrevistados trazem suas angústias no espaço escolar, as violências que sofrem e que não são visualizadas por nós professores ou que fazemos não perceber  a situação para deixar como estar.

Ao longo do vídeo, me veio a reflexão do quanto estamos despreparados para lidar com o assunto e  que muitas vezes, o que precisamos fazer é ouvir as falas dos nossos jovens e pensarmos em como se sentem quando são discriminados, em especial, no espaço escolar.

Levarei este vídeo para discussão com a equipe que, comigo, pensa a escola em que estou diretora e expandir para nosso(as) professores(as). Parabéns a equipe que elaborou e aos entrevistados pela luta na conquista de seus sonhos!!

Vote neste Comentário