ENSINO DE LITERATURA EM TEMPOS DE INTERNET: proposta de trabalho para turmas do Ensino Médio

A internet está cada vez mais presentes na vida de professores e alunos, como percebemos no estágio realizado em escolas da rede pública e particular. Com nosso projeto, pretendemos mostrar como as novas tecnologias devem ser vistas não como inimigas do trabalho do professor de literatura do Ensino Médio, mas sim como aliadas nesse processo de construção do conhecimento, entendendo que a escola não é o único espaço de circulação do saber. A ideia é aproveitar, por exemplo, textos literários que já circulam pelas redes sociais, como o Facebook, para mostrar aos próprios alunos que eles são leitores e produtores de textos diariamente e também despertar o interesse pela busca da obra, ou pelo menos do texto completo, daquele escritor que ele já conhece a partir de um fragmento que circula pela web.

Pretendemos também incentivar a leitura de outros autores clássicos a partir de diálogos com os que eles já estão lendo no espaço virtual. Para realizar este projeto, vamos criar um grupo no Facebook para estimular o debate entre os alunos, que deverão postar textos que eles costumam publicar em seus perfis e comentar os que os colegas postarem. O professor poderá também abordar questões referentes à teoria literária a partir dos textos que os alunos escolherem.

Grupo: Ariane Martins, Liana Vianna e Sheila Jacob - graduandas da UFF

imagem de Nilma Gonçalves Lacerda

Vamos encarar?

Excelente projeto,  contemporâneo, oportuno, corajoso e consistente. Parabéns.

Vote neste Comentário