Quando falamos em elementos já estamos dizendo que são muitos fatores que iremos propor e colocar em discussão sobre qualquer tema, e o curriculo para o ensino médio é muito amplo, pois estamos tratando de um problema de um País e que País é esse nosso,,,, deveriamos primeiramente debater as diversas culturas que temos em nosso meio, teriamos que colocar em discussão um curriculo que levasse em primeiro lugar a cultura de cada região e depois ter que seguir as normas do MEC, e estamos fazendo sempre ao contrário primeiro as normas e depois as diferentes culturas de nosso povo, por isso acho eu que é tão dificil esta discussão, pois enquanto aqui no sul estamos tratando de frio e gelo, lá no nordeste fala de poeira e seca, então os governos ficam querendo achar solução adotando medidas nacionais e atraves de pacotes, precisamos de medidas a longo prazo e não aprovar os projetos politicos sem ter a base solida onde estes mesmos possam ser colocados em pratica, acho sim esse debate é valido para dialogarmos entre nós educadores mas as metas já estão traçadas e decisões tomadas só estão esperando o momento politico certo para tirar uma vantagen com sempre o fazem,,,, pronto falei desabafei.
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Elementos do Currículo
Concordo parcialmente com a sua exposição sobre o currículo, pois realmente é importante levarmos em consideração todo o conhecimento historicamente produzido e isso requer do educador uma habilidade e um entendimento muito grande acerca do contexto socioeconômico e cultural em que seus educandos estão inseridos. Todavia, não podemos deixar de considerar que estamos inseridos em uma nação com dimensões geográficas muito extensas e que praticamente existe apenas uma matriz curicular básica. Esse fator exige de nós, enquanto educadores, uma corresponsabilidade sobre a vida escolar desses sujeitos, pois temos que levar em consideração a possibilidade de que a qualquer momento eles poderão residir em outras regiões do país e que lá matricular-se-ão em outras escolas que, por sua vez, deverão lidar com uma pluralidade sociocultural. Por isso o MEC sente-se na necessidade de exigir que essas escolas trabalhem os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, previstos na LDB 9394/96. Ressalta-se que a elaboração da LDB em questão contou com a participação de várias entidades civis organizadas de todo o território nacional, contribuindo para com a contemplação das necessidades regionais.