A eleição de diretores de escola foi um das propostas pela qual os sindicatos de professores lutaram para garantir uma forma mais democrática dentro da instituição escolar. Isso aconteceu porque os diretores escolares eram indicados por políticos influentes, o que gerava um certo clientelismo. Após o termino da ditadura militar brasileira, surgiu um novo modelo de gestão que foi rapidamente adotado pelas escolas, eis então que surge a Gestão Democrática da escola pública, baseada na descentralização de decisões. O novo modelo prevê a participação de toda comunidade escolar, compreendida em: Professores, funcionários, diretor, equipe pedagógica, pais de alunos, alunos e representante da comunidade local. Juntos eles formam instancias colegiadas (Grêmios, Conselho Escolar, e APMF) que juntos com a direção, formaram a Gestão Democrática da escola.
Na teoria a Gestão Democrática é fascinante, porém na prática ela não acontece devido a vários limites, conforme descreve PARO:
“Promover a gestão democrática da escola implica dedicar tempo para a concretização de cada passo do processo de discussão e decisão. Certamente isso significa um ônus, pois torna mais pesada uma carga de trabalho já sobrecarregada , que tenderá a diminuir se mais pessoas se envolverem.”
Então, como propor a gestão democrática da escola pública, que propõe trabalho voluntário em prol da melhoria da educação considerando que a mesma esta inserida em uma sociedade que diz que “tempo é dinheiro”? Como conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de sua participação?
Realmente não é uma tarefa fácil, principalmente se o diretor eleito pela comunidade não estiver disposto a esta abertura, pois muitos consideram as opiniões opostas como crítica pessoal. E isso dificulta a participação efetiva. Outro problema esta na falta de consciência dos envolvidos no processo de gestão, e poucos se dedicam com afinco a causa.
É necessário supera a burocratização da Gestão Democrática, onde as instancias servem apenas para confirmar decisões prontas, é fundamental que cada membro da gestão realiza as decisões com consciência pautando-se na qualidade da educação proposto pela escola, sabendo exatamente o que esta fazendo e qual a consequência de seus atos no processo pedagógico, é absurdo ver que a Gestão Democrática servindo a pequenos grupos, que nem sempre buscam as melhorias que a escola necessita.
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Eleição de diretores
Para que a escola continue tendo uma gestão democrática, a eleição dos diretores deve ser promovida dentro do colégio pela comunidade escolar e pela maioria. O Eleito precisa conhecer sua comunidade escolar e lutar por ela e se doar, porque é uma tarefa árdua e contínua. Infelizmente o" novo velho governo" eleito em 2014 parece não querer mais isso, estamos findando um ano sem eleição nos colégios e mesmo sem concordar com a forma como querem que seja a eleição nossa opinião não está sendo levada em consideração, que tipo de democracia é esta!