Escola Estadual Professora Elge Renan Braga
Local:São Sebastião do Bugre - Coroaci
Pacto Ensino Médio- MG
Formadora regional: Rúbia Schattner
Orientador(a) de estudo:Helena Batista Lage Pereira
Professores cursista: Cleonice,Silvana,Maria da Cruz,Rejane,Paula e Maria Du Rosário,Roselaine
Atividade: Reflexão e Ação
Componente Curricular: Biologia
Tema
Crise no fornecimento de água e energia
Titulo
O Ciclo da água
Objetivo
Compreender como se processa o ciclo da água e identificar as fases desse ciclo considerando suas características e manifestações na natureza. Entender que a água é o elemento fundamental para a existência da vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e para garantir a permanência da espécie – a água sustenta a vida.
Introdução
Esse projeto visa apresentar para os alunos que a água,é essencial para a vida na Terra e que as plantas verdes necessitam captar a energia radiante solar e utilizam-na no processo da fotossíntese,a qual esta ligada direto ou indiretamente aos demais seres vivos sendo assim indispensáveis como fonte de energia e também para constituição e renovação das células tendo uma participação ativa nos sistemas nervoso com proteção ao cérebro e também ao digestório sendo o principal componente dos sucos gástricos, pancreáticos e da bile, substâncias produzidas em órgãos como o estômago e o pâncreas. A ação desses líquidos é fundamental no processo de digestão dos alimentos
Desenvolvimento
Os alunos do 1° ano ,2° ano e 3° ano assistiram vídeos que relatou a importância da água para todos os seres vivos eles fizeram um relatório sobre o vídeo assistido cada turma alem de fazerem o relatório ficaram encarregados de realizar uma função: Para o 1° ano foi feito cartazes e uma maquete que representa o ciclo da água,já o 2° ano após assistirem o vídeo ficaram encarregados de apresentarem e demonstrarem através de experimentos o qual destaca a importância da água para as plantas ao contribuírem para a realização do processo da fotossíntese e os alunos do 3° ano ficaram responsáveis em apresentar a importância da água para o organismo humano e também demonstrar através de experimentos que o organismo depende dela para várias funções, da proteção ao cérebro à digestão.
Ações
• Relatório dos vídeos assistidos
• Socializar os registro feitos no ambiente escolar
• Realização de palestras sobre matas ciliares e preservação das nascentes
• Fazer entrevistas com moradores antigos
• Montar um mural com fotos de rios e represas de águas do local
• Apresentação de maquete do 1° ano do ciclo da água e também o estado físico que se encontra e suas mudanças e para o final preparam uma atividade de interação entre os colegas de outra turma.
• Apresentação de cartazes e vídeo sobre a importância da água para as plantas e também para os animais,a também sobre a fotossíntese e uma dinâmica para encerrar e interagir todos os alunos.
• Apresentação de Slid do 3° ano com explicação sobre a importância da água para corpo humano e também sua importância na higiene e para encerrar fizeram uma paródia sobre o tema apresentado.
.
Obs.
Artigo produzido pela professora Cleonice Pereira do Nascimento Queiroz
Fontes de pesquisas:
https://www.youtube.com/watch?v=uk3QuW_koJ8/
http://www.mabnacional.org.br/
http://www.folhape.com.br/
Fonte:
Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio