E.E.PROFA ELGE RENAN BRAGA

 

REFLEXÃO E AÇÃO

Etapa II Caderno II  - Páginas 18 e 19
Registre em um texto as principais ideias debatidas, e em seguida, identifique um conteúdo ou tema do seu componente curricular com potencial para uma ação interdisciplinar.

E.E. Profª Elge Renan Braga
Local: Praça São Judas Tadeu, 53, são Sebastião do Bugre, Coroaci, MG
Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio – Minas Gerais
Formadora regional: Rúbia Schattner
Orientador de estudo: Helena Batista Lage Pereira
Professores cursistas: Silvania Rodrigues da silva Braga
                                        Maria Aparecida da Cruz
                                        Roselane de Paula Lacerda
                                        Cleonice Pereira do Nascimento Queiroz
                                        Maria do Rosário R. N. e Silva
                                        Paula Pereira Queiroz
                                        Rejane Dias da Silva

Compartilhar com a formação integral

A disciplinarização, a especialização, o exercício coletivo, a partilha de ideias, de saberes  e de experiências pedagógicas integram o aprendizado do educando e do educador.
Promovemos a inclusão com qualidade e a universalização dos direitos objetivos e fundamentais, é preciso agora “reimaginar as fronteiras” disciplinares não de uma única perspectiva particular, mas das várias perspectivas que, no âmbito da Educação Básica, cada componente curricular poderá oferecer. Com essa variedade e diversidade, com imaginação e reflexão, por meio de práticas curriculares inventivas, repensando as fronteiras disciplinares.
Trabalharei o conteúdo da Segunda Guerra Mundial no componente curricular de História, onde estudaremos as consequencias da disputa imperialista, das políticas totalitárias e a xenofobia. E será possível interdisciplinar com os demais componentes curriculares da seguinte forma, em Português a leitura e interpretação dos textos e o glossário, na Matemática os gráficos dos mortos e feridos ao longo do período da guerra, em Geografia localizaremos os países envolvidos e a demarcação territorial no pós guerra, em Biologia o efeito da radiação da armas químicas na saúde do planeta, em Química a composição dos gases e da armas químicas, em Arte pode-se analisar as obras que retrataram o período como a Guernica de Picasso, em Educação Física o preparo físico dos soldados pode ser o tema da aula, em Inglês as músicas produzidas na época podem ser traduzidas, em Sociologia analisaremos o comportamento social dos grupos envolvidos no processo, em Filosofia levantaremos questionamentos sobre os motivos e interesses do conflito.
   Enfim interdisciplinar é só começar, os caminhos estão apontados e os frutos serão a formação humana integral.

 

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