REFLEXÃO E AÇÃO
Etapa II Caderno II - Páginas 18 e 19
Registre em um texto as principais ideias debatidas, e em seguida, identifique um conteúdo ou tema do seu componente curricular com potencial para uma ação interdisciplinar.
E.E. Profª Elge Renan Braga
Local: Praça São Judas Tadeu, 53, são Sebastião do Bugre, Coroaci, MG
Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio – Minas Gerais
Formadora regional: Rúbia Schattner
Orientador de estudo: Helena Batista Lage Pereira
Professores cursistas: Silvania Rodrigues da silva Braga
Maria Aparecida da Cruz
Roselane de Paula Lacerda
Cleonice Pereira do Nascimento Queiroz
Maria do Rosário R. N. e Silva
Paula Pereira Queiroz
Rejane Dias da Silva
Compartilhar com a formação integral
A disciplinarização, a especialização, o exercício coletivo, a partilha de ideias, de saberes e de experiências pedagógicas integram o aprendizado do educando e do educador.
Promovemos a inclusão com qualidade e a universalização dos direitos objetivos e fundamentais, é preciso agora “reimaginar as fronteiras” disciplinares não de uma única perspectiva particular, mas das várias perspectivas que, no âmbito da Educação Básica, cada componente curricular poderá oferecer. Com essa variedade e diversidade, com imaginação e reflexão, por meio de práticas curriculares inventivas, repensando as fronteiras disciplinares.
Trabalharei o conteúdo da Segunda Guerra Mundial no componente curricular de História, onde estudaremos as consequencias da disputa imperialista, das políticas totalitárias e a xenofobia. E será possível interdisciplinar com os demais componentes curriculares da seguinte forma, em Português a leitura e interpretação dos textos e o glossário, na Matemática os gráficos dos mortos e feridos ao longo do período da guerra, em Geografia localizaremos os países envolvidos e a demarcação territorial no pós guerra, em Biologia o efeito da radiação da armas químicas na saúde do planeta, em Química a composição dos gases e da armas químicas, em Arte pode-se analisar as obras que retrataram o período como a Guernica de Picasso, em Educação Física o preparo físico dos soldados pode ser o tema da aula, em Inglês as músicas produzidas na época podem ser traduzidas, em Sociologia analisaremos o comportamento social dos grupos envolvidos no processo, em Filosofia levantaremos questionamentos sobre os motivos e interesses do conflito.
Enfim interdisciplinar é só começar, os caminhos estão apontados e os frutos serão a formação humana integral.
Fonte:
Caderno II, etapa II - Pacto